A Bitmark se junta à Rede Oasis

Felipe
Oasis Foundation Português
5 min readFeb 8, 2022

Dando um novo rumo ao futuro dos NFTs ao trazer armazenamento de longo prazo e autenticado.

Aviso: Essa publicação é uma tradução feita por um embaixador da Oasis. Verificações rigorosas são feitas para prover traduções precisas, mas elas estão sujeitas a erros ou omissões. A Oasis não é responsável pela sua precisão e consistência. Leia o artigo original aqui.

Estamos felizes em anunciar nossa parceria com a Bitmark. Premiada como Pioneira em Tecnologia no Fórum Econômico Mundial em 2020, a Bitmark está desenvolvendo produtos criptográficos que deixam as pessoas colaborarem enquanto protegem suas atividades e ativos.

A Bitmark resolve um problema enfrentado por todos os criadores — a burocracia que toma crédito e lucra a partir do trabalho que eles produzem. Você vê esse tipo de problema em todas as áreas da indústria: arte, música, vídeo, jornalismo e escrita. Agora, usando as redes sociais, qualquer um pode ser um criador, mas poucos conseguem lucrar com o que produzem nessas plataformas. Os artistas sempre tiveram que sacrificar a posse do que produzem às plataformas.

A Rede Oasis e a Bitmark compartilham da mesma visão: criar a tecnologia que possibilita a posse real. O Parcel combina computação confidencial com tecnologia blockchain para criar uma camada de preservação de privacidade segura para dados. A Bitmark vê o Parcel como fundamental para alcançar sua missão e agora está o integrando a seus dois produtos, Feral File e Autonomy.

Feral File — a galeria online para exibir e colecionar media digital

A Feral File é o lar para novas obras digitais. A plataforma hospeda exposições de arte online com curadoria. Recentemente a Feral File anunciou a nona exibição apresentando as obras do artista Refik Anadol, que foi quem treinou o modelo de IA com metadados do Museu de Arte Moderna (MoMA). Outras exibições notáveis da Feral File inclui a –GRAPH, uma exibição de arte produzida por software e desenhos de impressoras, criados por Casey Reas, e Field Guide, que são obras de arte generativas que exploram o processo da criação, criados por Jason Bailey. Cada obra de arte foi disponibilizada como NFT para colecionadores.

A Feral File é importante para os artistas pois ela provê um espaço seguro com uma visão criativa para expor e vender arte para colecionadores. Através da integração com o Parcel, recursos de privacidade e tokenização de dados são possíveis. Isso significa que os artistas podem controlar melhor o processo de autenticação de como as pessoas baixam suas obras de arte e ainda mantém controle total sobre como suas obras de arte são criadas e exibidas.

“O objetivo da Feral File é de construir um ecossistema sustentável e com curadoria para arte digital que é dirigida pela visão de longo prazo dos nossos artistas, curadores e colecionadores. Hoje, no entanto, o formato digital é notavelmente frágil porque os computadores que armazenam as obras de artes podem se tornar inacessíveis ou os softwares necessários para visualizar as obras de arte se tornarem obsoletos. Os NFTs e o armazenamento tornam a preservação digital ainda mais complicada, mas também criam novas possibilidades. É por isso que a Feral File está tão contente em integrar o Parcel e trabalhar com a Rede Oasis para ajudar o ecossistema por inteiro na preservação e autenticação de arte digital.” Casey Reas, Artista-Fundador da Feral File.

Para colecionadores, o espaço de exibição fornece um lugar para visualizar, comprar e admirar arte de alta qualidade no formato exato que o artista planejou. No futuro, a Feral File usará os recursos do Parcel para fazer transferências cross-chain de seus NFTs.

Autonomy, a galeria de NFTs para seu celular, com grandes ambições

A Autonomy é um aplicativo para celular criado para ser o lar de todas as suas obras de arte em NFTs e outros colecionáveis — uma maneira fácil e customizável de admirar sua coleção. Na Autonomy é possível armazenar NFTs de forma segura e por muito tempo. O aplicativo usa o ParaTime Parcel para armazenar os NFTs de forma segura e para fazer computação neles, em um ambiente confidencial, nunca revelando seus dados.

“A Rede Oasis é o parceiro ideal para trazer autenticação e privacidade para NFTs e, também, para novos casos de uso no futuro, não apenas para obras de arte, mas também para todos os tipos de ativos. Em 2022, você verá nós ajudarmos indivíduos a terem controle sobre suas músicas e dados pessoais. A nossa missão é ajudar a cada um de nós a desbloquear o valor dos nossos ativos, de poder controlar os nosso próprios dados, o Parcel e a Rede Oasis são ideias para fazer tudo isso.” disse Sean Moss-Pultz, CEO da Bitmark.

Usando o Parcel, a Bitmark fornece a seus usuários um jeito seguro de:

  • Armazenar seus ativos digitais
  • Ter controle sobre como seus ativos são vistos e usados
  • Fazer computação em seus ativos, por exemplo, verificar a posse e compartilhar o conteúdo sem o revelá-lo
  • Ter um histórico de como seus dados têm sido usados

O problema o qual a Bitmark resolve pode parecer simples em primeira análise — como armazenar ativos digitais de forma segura, sustentável e de forma privada por longos períodos, mas ainda sim usá-los quando necessários?

Assim como a carteira que você carrega consigo para não mostrar o número do seu cartão de crédito a qualquer um que passe por você na rua, por que você iria querer revelar a sua coleção de ativos digitais de alto valor a qualquer um com acesso a um computador?

Talvez possa não ser apenas a sua coleção de arte digital que você queira deixar privada. Como dissemos em nosso artigo A Oportunidade de Dados de Um Bilhão de Dólares, ou como falamos sobre o que nossos amigos da MetaMirror estão trabalhando. Os NFTs não irão apenas ser obras de arte, vídeos, ou textos; eles podem e vão ser os dados que criamos todos os dias.

A nossa visão compartilhada

Os NFTs baseados em dados vão, sem sombra de dúvida, mudar o jogo quando se trata de gerar renda passiva como indivíduo em uma escala gigante. Porém, isso vai acontecer com riscos significativos de segurança. Esse é o motivo pelo qual armazenar de forma segura e privada todos os seus ativos baseados em dados se torna ainda mais importante. Enquanto viramos o antigo modelo de cabeça para baixo, onde a posse de dados passa agora das entidades centralizadas para indivíduos descentralizados, segurança e privacidade se tornam essenciais para que o sistema seja confiável. É por isso que acreditamos que a Autonomy resolve problemas que vão além do armazenamento e exibição.

Para saber mais sobre a Bitmark e a Autonomy, visite o seu site aqui.

Como sempre, você pode entrar em contato conosco e fazer perguntas nas nossas redes sociais:

--

--