Entenda a Tecnologia da Rede Oasis

PC
Oasis Foundation Português

--

Aviso: Essa publicação é uma tradução feita por um embaixador da Oasis. Verificações rigorosas são feitas para prover traduções precisas, mas elas estão sujeitas a erros ou omissões. A Oasis não é responsável pela sua precisão e consistência. Leia o artigo original aqui.

A Rede Oasis se projetou de uma forma proposital, robusta e poderosa, visando resolver problemas do mundo real impulsionando a tecnologia blockchain para um futuro Web3.

Entendemos que nossa tecnologia é adequada para realizar nossa missão. Uma melhor compreensão tanto para os construtores quanto aos interessados, poderá lançar muita luz sobre o caminho da Rede Oasis.

Qual é a missão da Rede Oasis?

Estamos presenciando a grande evolução digital, baseada em dados, da Web2 para Web3. No passado, as grandes plataformas da web monetizavam os dados de indivíduos, porém a Web3 exige uma nova economia. Neste novo modo, o indivíduo é o responsável por seus dados, onde todos podem ser criadores e podem ser remunerados sem autoridades centrais.

Nosso motivador é como os dados são visualizados na Web3, o que representa a criação de ferramentas definidas sob a tecnologia Web3, utilizando-se de tecnologias emergentes que disponibilizam energia e dados de volta nas mãos de indivíduos e ajudam a construir um futuro centrado no ser humano.

Privacidade, um pilar da Web3, será um novo paradigma em que a verdadeira privacidade de dados existe online, de forma segura, permitindo controle responsável dos dados, possibilitando extração monetária destes dados.

Os dados estão mais em risco do que nunca, porém acreditamos que eles devem ser vistos como propriedade e que podem impulsionar a economia global de maneiras nunca vistas.

Estamos trabalhando muito visando alterar o status quo da Web atual, visando capacitar os usuários em vez de extrair seus dados valiosos sem compensação.

Estamos plantando as sementes para o crescimento de uma economia aberta e responsável pelos dados, com privacidade, através de nossa arquitetura exclusiva e com a implantação de tecnologia de computação confidencial.

Os componentes tecnológicos da Rede Oasis

A Rede Oasis é uma plataforma de contrato inteligente Proof-of-Stake de camada 1, focada em privacidade com uma arquitetura modular de várias camadas que permitem escalabilidade e flexibilidade na implantação de contratos inteligentes de baixo custo focados em privacidade.

Nossa plataforma deriva de seus componentes principais, vamos analisá-los com uma lente técnica e depois de uma forma mais simples.

A camada de Consenso (Camada 1)

Consenso e ParaTime são as principais camadas da Rede Oasis, porém tudo se inicia pela Consenso. Esta camada aceita hashes de estado atualizados do ParaTimes e os gravam no próximo bloco da blockchain da Rede Oasis. Projetada em torno dos princípios de modularidade,esta camada fundamental, permite que o consenso agnóstico seja intercambiável com qualquer lógica de consenso no futuro.

A camada base consiste em uma versão modificada do Tendermint Core, um mecanismo de consenso tolerante a falhas bizantinas, que usa mecanismo PoS e um conjunto descentralizado de operadores de nós. Essa arquitetura multi-nós visa reduzir a complexidade e o risco de erros computacionais na camada de execução.

Vários serviços são fornecidos pela Camada de Consenso, com isso a Rede Oasis utiliza um multiplexador de aplicativo ABCI que executa várias funções comuns e envia transações para ós nós apropriados. Desta forma, o Consenso Central é capaz de interagir com cada um dos nós de serviço.

Simplificando…

O executor das regras de rede, a Camada de Consenso, garante que os nós sigam as regras que vêm do Tendermint mantendo o consenso para toda a rede. Os nós, na Rede Oasis, são encarregados de fornecerem um pequeno conjunto de serviços, visando reduzir a complexidade, diminuindo a chance de erros quando a camada 1 está em execução.

A geração e verificação de blocos também acontece na Camada Consenso, desempenhando um papel significativo na relacionamento da primeira com a segunda camada , a ParaTime, já que a maioria das transações vem dessa camada flexível e dos ParaTimes dentro dela.

A Consenso aceita transações e execuções do ParaTimes, gravando no próximo bloco da blockchain da Rede Oasis. Paralelo a isso, estes ParaTimes operam com redes separadas que podem ser configuradas e customizadas para execução de aplicativos específicos.

A Camada ParaTime (Camada 2)

A execução de contrato inteligente em vários ParaTimes paralelos, representando um ambiente de computação em estado compartilhado,é o que ocorre na Camada ParaTime. Com Flexibilidade e personalização, estes ambientes de computação oferecem compatibilidade com EVM, com WASM no Emerald e Cipher ParaTimes, e no próximo Confidencial EVM ParaTime Sapphire.

A Rede Oasis utiliza detecção de discrepância para verificar a execução do ParaTime, que requer a participação de operadores de nós, contribuindo com nós para um comitê de computação aberto ou fechado em troca de recompensas. Essa técnica de computação verificável permite o uso de comitês menores e requer um fator de replicação menor para o mesmo nível de segurança, que é mais eficiente que os modelos de sharding ou parachain.

Os contratos inteligentes acabam funcionando de maneira semelhante à Camada de Consenso e seu uso de operadores de nós e um comitê de computação. Podendo ser operado por qualquer pessoa, o ParaTimes, pode ter seu próprio sistema de recompensas. requisitos de participação e estrutura.

Como falado anteriormente, a separação do consenso permite que os ParaTimes sejam diferentes um dos outros, abordando a escalabilidade por meio de seu design modular.

Uma diferença é a capacidade de executar ParaTimes confidenciais ou não confidenciais, sendo o último semelhante ao Ethereum e outras redes alternativas de Camada 1. Além disso, o ParaTimes pode evoluir de forma independente, mantendo o consenso mesmo com o avanço das tecnologias de segurança, escalabilidade ou privacidade.

Simplificando…

ParaTimes são ambientes de computação independentes que existem em paralelo em uma segunda camada da rede, gravando suas próprias transações na camada de Consenso.

O ParaTimes pode ser visto como um ambiente flexível e personalizável onde qualquer um pode construir, evoluindo e mudando de acordo com os parâmetros desejados pelos desenvolvedores, porém, se beneficiando da segurança e das regras da Camada 1 na camada de Consenso da Rede Oasis.

Com possibilidades quase infinitas, os ParaTimes podem executar diferentes VMs, como EVM ou WASM, podendo ser projetados para serem sistemas com ou sem permissão. Esta personalização e flexibilidade do ParaTime permitem que os desenvolvedores alcancem o equilíbrio desejado com segurança, desempenho e privacidade.

Os atuais ParaTimes

Emerald

Um ParaTime chave compatível com EVM está disponível para desenvolvedores que chegam à Rede Oasis. Isso permite que desenvolvedores acostumados a construir em Solidity acessem de forma rápida e fácil a rede Oasis e comecem a usufruir de ferramentas e documentações com os quais estão acostumados a construir.

Diferentemente do Ethereum, o Emerald ParaTime tem escalabilidade muito maior, com menores taxas de transações, com baixo custo, 99% mais barato que ETH. Com interoperabilidade Cross-chain através de pontes como Wormhole , CBridge e Multichain.

Cipher

Conhecido como um ParaTime habilitado para privacidade tudo-em-um que encapsula a missão da Rede Oasis e permite execução de tecnologia de privacidade para um mundo Web3.

Oferecendo suporte a contratos inteligentes confidenciais, o Cipher é uma de nossas propostas de maior valor. No Cipher, os nós são obrigados a usar uma tecnologia de computação segura chamada Trusted Execution Environment (TEE).

Os TEEs são como caixas pretas para execução de contratos inteligentes, onde os dados criptografados vão para a caixa preta junto com o contrato inteligente. Estes dados são descriptografados, processados pelo contrato inteligente e criptografados novamente antes de serem enviados para fora da caixa preta. Este processo garante a confidenciabilidade dos dados não sendo divulgados ao operador de nó ou ao desenvolvedor do aplicativo.

Sapphire

Este é o EVM ParaTime confidencial e o primeiro tempo de execução EVM confidencial do setor. Na Rede Oasis reconhecemos a importância da tecnologia de privacidade, assim queremos capacitar os desenvolvedores a criarem aplicativos habilitados para privacidade para fazer parte e impulsionar a Web3.

Como no Emerald, queremos capacitar os desenvolvedores fazendo com que se sintam a vontade para construir na Rede Oasis. Queremos também que estes desenvolvedores avancem na Web3, fornecendo tecnologia de proteção de privacidade em um ambiente familiar.

O que a tecnologia da Oasis oferece

Rápido, escalável e de baixo custo

Velocidade, custo e escalabilidade são os principais problemas das blockchains de camada 1. Muitos estão tentando combater isso, mas na rede Oasis, já oferecemos oportunidades rápidas, baratas e escaláveis para construtores, tudo graças à nossa tecnologia.

Ter duas camadas separadas permite que o ParaTimes processe transações de complexidade variável em paralelo com consenso compartilhado e atualizações processadas em um ParaTime funcionam em sincronia com consenso para garantir de forma independente a segurança e a finalidade da rede sem afetar outros ParaTimes. Isso equivale a uma maior taxa de transferência de transações, escalabilidade incomparável e taxas de 99% mais baixas do que no Ethereum.

Confidencialidade

Os pilares reconhecidos da Web3 são privacidade e confidenciabilidade e sua mudança para a propriedade individual dos dados. A Privacidade é uma proposta de valor central para a Rede Oasis, grande parte da tecnologia é voltada para capacitar os dados por meio da privacidade.

Na Rede Oasis nos esforçamos para fornecer confidenciabilidade de dados em contratos inteligentes, diferentemente do que vemos em contratos inteligentes em outras plataformas blockchain herdando a disponibilidade e transparência de dados da tecnologia subjacente.

Com a tecnologia de computação confidencial, abordamos questões de privacidade de contratos inteligentes, o que encapsula a privacidade, pois quem busca contratos inteligentes confidenciais podem optar por usar ParaTimes confidenciais, como Cipher e Sapphire.

Propriedade de Dados

Uma outra proposta de valor central, que também é um pilar do mundo Web3, a propriedade de dados. Com a nossa tecnologia de design flexível e modular, conseguimos alcançar esses valores.

Pretendemos promover uma sociedade de dados responsável usando dados tokenizados com o Parcel, onde os provedores de dados na Rede Oasis podem usar seus dados tokenizados ganhando recompensas de aplicativos que analisam ou controlam como suas informações confidenciais são usadas em diferentes serviços.

Este conceito é diferente do que estamos acostumados hoje em dia, pois os dados não são monetizados ou controlados por quem os geram.

O Parcel está sendo utilizado por parceiros corporativos como Binance , Genetica e BMW Group, porém as tecnologias também foram utilizadas em outras áreas.

Uma base para um mundo Web3 habilitado para Blockchain

Os objetivos e motivações da plataforma são potencializados pela tecnologia para alcançar um mundo Web3 onde a blockchain seja viável e funcional.

Entendemos as mudanças que estão ocorrendo no mundo e a blockchain está muito próxima de fazer parte de nossas vidas e portanto precisamos de uma plataforma poderosa, robusta para garantir que os ideais da Web3 sejam atendidos com a tecnologia que temos hoje.

A Rede Oasis é uma plataforma de contrato inteligente Proof-of-Stake de camada 1 focada em privacidade com uma arquitetura modular de várias camadas que permite escalabilidade e flexibilidade para implantar contratos inteligentes de baixo custo focados em privacidade. Fornecemos transações rápidas e de baixo custo, escalabilidade, confidencialidade, propriedade de dados e flexibilidade para ser à prova do futuro, porque entendemos o que um mundo Web3 precisará no futuro.

Se ficou interessado em construir um projeto na Rede Oasis, pode solicitar um financiamento do nosso Fundo Ecossistêmico de US$ 235 milhões de dólares. Veja os nossos recursos para desenvolvedores aqui.

--

--

PC
Oasis Foundation Português

Linux desde sempre | Entusiasta de Blockchain | Embaixador e Tradutor de conteúdo da Rede Oasis