Liberando o Potencial dos Criptodados

Apresentando a Blockchain 3.0 e os Criptodados

Felipe
Oasis Foundation Português
6 min readSep 18, 2020

--

Uma visão para uma economia de dados responsável

Na Oasis Foundation, temos desenvolvido uma visão para uma sociedade de dados responsável. Os dados estão se tornando um dos recursos mais valiosos da sociedade, mas nossas abordagens atuais não conseguem fazer justiça ao seu valor intrínseco. Nossos sistemas computacionais hoje estão isolados e mal incentivados — deixando de respeitar os direitos básicos dos seres humanos. Como resultado, a sociedade até hoje não foi capaz de compreender totalmente o valor dos fluxos mundiais de dados.

Em dez anos, esse cenário pode ser muito diferente. Em 2030, a maioria dos chipsets terá a tecnologia de privacidade necessária para manter os dados totalmente confidenciais. A maioria dos aplicativos usará essa tecnologia para evitar vazamentos de dados e fornecer garantias de privacidade mais fortes para seus usuários.

Nessa visão para 2030, entidades — nós as chamamos de Administradoras de Dados — serão necessárias, agindo sob princípios fiduciários de cuidado e lealdade para ajudar a proteger, aprimorar e promover os interesses dos usuários finais e seus dados. Data Trusts, que agrupam dados de usuários semelhantes, podem ser estabelecidos, permitindo que as Administradoras de Dados gerenciem mais facilmente conjuntos de dados de muitos usuários e negociem para um uso justo e responsável. Com essas oportunidades ainda inexploradas, um novo ecossistema de donos, parceiros e usuários de acesso a dados será preparado para desbloquear todo o valor potencial da riqueza digital mundial — e descobrir o que esperamos que seja uma economia de dados responsável.

Para chegar lá, porém, precisamos nos colocar no caminho certo. Isso começa com a definição e adoção de costumes para o gerenciamento de dados adequado, que apresentamos em nosso blog recente. Além disso, precisamos implementar os sistemas, tecnologias e políticas corretas para dar suporte adequado a essa nova sociedade de dados. Não apenas enclaves seguros — mas uma plataforma robusta que remodela as propriedades da Web para atender às necessidades de uma sociedade de dados responsável.

Transferindo o poder de volta para os usuários

A natureza descentralizada da Internet, em particular seu princípio de ponta a ponta (e2e), prometia originalmente colocar os usuários finais no comando de suas atividades online. Acontece que primeiro o arranjo cliente-servidor da Web 1.0 e, em seguida, os ecossistemas de plataformas multifacetadas da Web 2.0 acabaram permitindo reduzir a capacidade dos usuários finais de controlar suas identidades digitais. Com o tempo, qualquer capacidade potencial das pessoas comuns de controlar o acesso aos dados, se envolver em troca de valor mútuo com pares e parceiros e, de outra forma, fazer valer seus direitos digitais, foi desviado para o usufruto de terceiros.

A tecnologia blockchain é uma promessa enorme de transferir o poder de volta para os usuários. Em ambos os modelos Blockchain 1.0 e 2.0, os cripto-tokens foram os principais impulsionadores — primeiro como uma forma de moeda fungível e comoditizada (1.0) e, em seguida, como uma forma de capturar o valor de ativos fungíveis e não fungíveis (2.0).

A chegada do que apresentamos aqui como Blockchain 3.0 apresenta um passo evolutivo fundamental tanto na World Wide Web quanto na própria tecnologia blockchain. Com a Blockchain 3.0, a natureza pública e facilmente compartilhável dos dados tokenizados, combinada com ambientes de computação seguros, produz uma nova forma de criptodados. Por sua vez, o Blockchain 3.0 promete ajudar a fomentar uma sociedade de dados responsável e resolver muitos dos problemas de controle, acesso e troca de valor que afligem os dados na web hoje.

Uma vez que os dados são encapsulados em sistemas computacionais de suporte como cryptodata, os usuários finais podem permitir a computação seletiva e baseada em consentimento em suas informações. Com ambientes de computação seguros, como os encontrado na Oasis Network, os usuários finais não precisam aceitar a atual compensação desigual entre extração de valor e transferência de dados. Em vez disso, eles podem manter o acesso e a confidencialidade de seus dados, mesmo quando o direito de uso seja concedido a terceiros.

Criando direitos de dados programáticos

Em particular, o que chamamos de “uso de dados programáticos” pode realinhar dramaticamente os incentivos entre os usuários. Com o uso programático, os contratos inteligentes em uma rede Blockchain 3.0 podem impor políticas específicas, enquanto a blockchain registra a transação. Manter os dados privados garante que os dados do usuário não possam ser reutilizados ou reaproveitados de nenhuma forma sem permissão. Como resultado, o usuário permanece no controle de seus dados, abrindo inúmeros novos caminhos de criação de valor que simplesmente não eram possíveis antes.

Anexar dinheiro programaticamente ao fluxo de dados cria a possibilidade de estabelecer um relacionamento direto entre o produtor/proprietário dos dados e o consumidor/comprador. Usuários e entidades de todos os lados podem explorar novas maneiras de cooperar e colaborar uns com os outros.

Criptodados em Ação

À medida que a pandemia COVID-19 se espalha pelo mundo, as autoridades de saúde pública estão se voltando para os dados em busca de soluções. É necessário rastrear a propagação do vírus, entender melhor o impacto das políticas e evitar novos surtos. O rastreamento de contatos surgiu como uma solução viável. Ao usar dados de localização, proximidade e saúde, os profissionais da saúde podem rastrear pacientes doentes e notificar os indivíduos se eles podem ter sido expostos a uma doença, permitindo-lhes compreender melhor o impacto das políticas, controlar a propagação da doença, ajudar a garantir a adesão à política (Fique em casa, auto-quarentena pós-exposição, etc.). Embora o rastreamento de contatos tenha sido bem-sucedido em alguns países, a privacidade e a segurança continuam sendo uma preocupação constante. A entrega de dados de saúde e localização sem supervisão ou controle deixa os usuários questionando se suas informações são copiadas, mal utilizadas ou vazadas.

Um sistema de rastreamento de contatos que aproveita os criptodados forneceria as garantias necessárias para que os indivíduos se sentissem confiantes de que seus dados foram protegidos e não abusados. Políticas de uso programático podem ser definidas garantindo que apenas consultas específicas possam ser executadas por profissionais específicos, e ambientes de computação seguros ajudariam a garantir que os dados não possam ser copiados e usados ​​para outros fins. Conjuntos de criptodados com políticas semelhantes poderiam então ser feitos, permitindo que as autoridades acessassem facilmente os dados de que precisavam para combater a pandemia.

Um Passo Crítico em Frente

A Blockchain 3.0 e protocolos como a Oasis Network podem desencadear formas inteiramente novas de conceber e usar dados — agora, como criptodados. Explorar mais plenamente o valor social dos dados como um bem econômico onipresente, mas excludente, tem o potencial de desbloquear o valor total dos dados e ajudar a criar uma economia de dados responsável que hoje permanece amplamente não realizada. Todos os tipos de usuários podem ter uma maneira segura e autenticada de proteger seus dados valiosos.

Onde hoje os indivíduos procuram limitar o acesso aos dados por terceiros não confiáveis, com os criptodados eles poderão compartilhar o acesso até mesmo aos dados sensíveis, sem preocupação. Da mesma forma, enquanto algumas empresas hoje acumulam os dados que coletam como uma vantagem competitiva, muitas outras poderão florescer em uma nova economia de dados responsável.

A capacidade de controlar o acesso de terceiros aos dados de alguém é o primeiro de muitos passos para manifestar nossa visão de uma sociedade de dados responsável. Uma vez que o conceito de direitos de acesso programático a dados esteja amplamente estabelecido e os sistemas computacionais necessários estejam em vigor, os usuários podem começar a se envolver na criação e troca de valor significativo — desbloqueando o potencial do futuro digital da sociedade.

Aviso Legal: O presente acima é uma tradução amadora feita por um membro da comunidade Oasis. Para ler o conteúdo original, acesse: Unleashing the Potential of Cryptodata, escrito por Richard Whitt.

Grupo brasileiro da Oasis

--

--