Viajando pelo Mundo com um Especialista em Blockchain

Gabriel Gomes
Oasis Foundation Português

--

Parceiro em destaque: Dragos Dunica, cofundador da DappRadar

Em nosso artigo mais recente da série “Viajando pelo Mundo com um Especialista em Blockchain”, ficamos encantados de conversar com Dragos Dunica, co-fundador da DappRadar. A DappRadar fornece informações e insights sobre todos os Dapps (aplicações descentralizadas), agrupando todas as informações que alguém possa precisar sobre o mercado de Dapp em um só lugar, de modo que qualquer um possa tomar decisões realmente embasadas.

Você pode descobrir tudo sobre jogos descentralizados mais bem sucedidos, NFTs, cassinos, exchanges, mercados e muito mais. Tudo acessível na ponta dos seus dedos.

Estabelecida em 2018, a DappRadar rapidamente se tornou a referência, uma fonte confiável da indústria que fornece insights de alta qualidade e precisos sobre aplicações descentralizadas para uma audiência global. A plataforma faz um filtro nos dados das dapps para remover fakes e atividades irrelevantes que fornecem uma inteligência de mercado contestável. As Dapps são rastreadas em termos de seus usuários ativos, volume de tokens e de transações para dar uma boa visão sobre as tendências do ecossistema dapp.

Enquanto conversamos, a DappRadar hospeda incríveis 6778 dapps de mais de 20 protocolos e oferece avaliações compreensivas de NFT e gerenciamento de portfólio. Com mais de 500.000 visitas de usuários todos os meses, fica claro porque eles são a autoridade número um no mundo em termos de gerenciamento de portfólio NFT/DeFi.

Então, sem mais delongas, leia até o final para ter uma visão fascinante sobre as ideias do co-fundador da DappRadar Dragos Dunica.

Qual o seu próximo destino para viajar depois da pandemia? Há algum lugar que te deixa particularmente inspirado?

Estou planejando viajar para a Ásia, algum lugar entre o Vietnã, as Filipinas ou a Indonésia. Eu amo comida de rua e gosto de viajar pela gastronomia, então a Ásia é sempre um bom lugar para ir sempre que quiser saborear uma comida deliciosa (e apimentada). Pessoas amigáveis, clima e paisagem são definitivamente um bônus.

Como e por que você entrou no espaço blockchain?

Um amigo me apresentou o Bitcoin em 2013, mas não me convenceu de primeira. Depois de um tempo, quando o Bitcoin alcançou 400 dólares, eu comecei a investigar e aprender mais sobre blockchain e mineração, o que resultou na compra de alguns bitcoins (além de um pouco de mineração). Então, por alguns anos fiquei mais ou menos ligado nisso, até que aprendi mais sobre a Ethereum também e fiquei intrigado com os contratos inteligentes. Desde então, eu não parei de aprender e ficquei impressionado com o poder da blockchain e como isso pode ser usado para mudar o mundo.

Porque vocês fizeram uma parceria com a Rede Oasis? Quais são seus planos com a Oasis no futuro?

Na DappRadar nós procuramos oferecer a maior seleção de dapps em um cenário agnóstico em cadeia — A parceria com a Oasis entrega a oportunidade de mostrar os melhores e mais recentes projetos desenvolvidos na Rede Oasis para nossa audiência explorar e aproveitar.

Se você pudesse convidar uma pessoa viva, morta ou fictícia para viajar com você, quem seria e por quê?

Eu convidaria alguém realmente bom em escolher os melhores lugares para viajar, este provavelmente seria o Capitão Jack Sparrow. Eu gostaria de ter ele por perto enquanto viajo, certamente tornaria a jornada divertida, aventureira e eventualmente poderíamos até descobrir a fonte da juventude.

Quando os humanos eventualmente estabelecerem uma colônia em Marte, qual criptomoeda você acha que eles vão usar? Acha que haverá uma criptomoeda padronizada ou veremos uma grande diversidade como hoje em dia?

Existem algumas opções, eu acho, obviamente uma delas é a Doge, como sabemos, o Elon Musk planeja transformar a Dogecoin na melhor criptomoeda do Universo e também tem o desejo de chegar em Marte, provavelmente esta tem as maiores chances de se tornar a moeda oficial de Marte. Mas podem haver outros potenciais candidatos como a SafeMars, que poderia competir com a SafeMoon.

Falando sério agora, eu acredito que o mundo (incluindo Marte) como conhecemos vai mudar, e vai haver muitas economias menores com suas moedas específicas.

Olhando para o estado do espaço cripto hoje, se você pudesse voltar no tempo, qual conselho daria a si mesmo sobre como se envolver com o espaço blockchain?

Aprenda a desenvolver contratos inteligentes, compre mais Bitcoin e se envolva com os CryptoPunks. Mas falando sério, eu diria a mim mesmo para começar a explorar o espaço blockchain mais cedo, porque eu tive a chance de fazê-lo, mas não tinha visão e não tomei nenhuma atitude para aprender mais sobre.

Devido à pandemia, muitas empresas adotaram um modelo de trabalho remoto. O que você acha disso? É possível combiná-lo com viagens?

Eu acredito que a pandemia acelerou um processo que já estava em andamento. Ainda assim, muitas empresas têm problemas de confiança e ainda não abraçaram completamente a ideia de postos de trabalho totalmente remotos. Eu tive a chance de trabalhar remotamente por praticamente toda a minha carreira, eu acho que isso oferece muita flexibilidade. Por exemplo, quando eu comecei a DappRadar, eu mudei para a Lituânia para ficar perto do time no escritório, mas quando o COVID chegou, nós fomos forçados a mudar para um modelo de trabalho remoto, felizmente tudo deu certo para nós.

Eu tenho muitos amigos que agora estão trabalhando remotamente, eles estão gostando disso por poderem viajar, uma oportunidade que poucos empregados tiveram até agora, especialmente de setores fora da Tecnologia da Informação.

Como você explicaria seu projeto para uma criança de 10 anos ou para uma pessoa de 80 anos?

Criança de 10 anos: Imagine o Fortnite, onde você compra algumas skins e tem alguns V-Bucks ou barras de ouro no seu inventário. Na DappRaddar, você poderia ver quanto suas skins valem, ver outras skins e os inventários de outros jogadores. Você também poderia ver quantos jogadores estão no jogo e descobrir outros jogos populares que sejam semelhantes ao Fortnite. Nós somos parecidos com uma loja de aplicativos descentralizados (jogos, finanças, mídia social, etc.) funcionando em blockchain.

Pessoa de 80 anos: A DappRaddar é uma plataforma que lista e classifica aplicações descentralizadas (dapps) que funcionam em blockchain. As Dapps são aplicações que não precisam de um intermediário (como um banco) para aceitar pagamentos ou permitir que as pessoas negociem valores de maneira confiável e segura. Na DappRadar, você também pode ver toda a sua atividade e ativos que você possui em blockchain, similar a um extrato de banco.

Qual é o seu lema ou frase favorita?

Uma das minhas citações favoritas é: “Visão sem ação é apenas um sonho acordado”. Eu acredito que é um provérbio bem similar ao que Guy Kawasaki disse: “Ideias são fáceis. Implementá-las é difícil.”

Visão é super importante, você deve acreditar nela e defini-la, mas sem agir sobre sua visão e dar os passos necessários para realizá-la, ela se mantém como apenas um desejo.

Aviso

Esta é uma tradução não-oficial, realizada por um dos membros da comunidade Oasis. Você pode encontrar o texto original em inglês no seguinte link: Travelling around the world with a blockchain expert.

Conheça a Comunidade Brasileira da Oasis no Telegram!

--

--