Viajando pelo Mundo com um Especialista em Blockchain

Diogo Ganzo
Oasis Foundation Português
10 min readNov 2, 2021

--

Aviso: O artigo abaixo é uma tradução amadora feita por um membro da comunidade Oasis. Para ler o conteúdo original, acesse: Travelling around the world with a blockchain expert

Jon Poole, Líder de Comunidade e Business Development na Oasis

Em nossa última edição da série ‘Viajando pelo mundo com um especialista em blockchain’, estamos animados em ouvir Jon Poole, líder de comunidade e business development na Oasis.

Portanto, continue lendo para uma visão fascinante dos pensamentos de Jon.

Conte um pouco sobre você, seu passado e sua vivência.

Sou meio chinês, ⅛ espanhol, ⅛ irlandês, ⅛ norueguês e ⅛ inglês (de onde vem meu sobrenome), mas sou um canadense orgulhoso.

Eu era jogador de hóquei desde os 3 anos de idade e joguei hóquei Elite durante todos os anos até os 17, emparelhado com vários esportes durante o colégio (rúgbi, luta livre, voleibol). Os jogadores contra os quais joguei contam por mais de 10 anéis da Copa Stanley, uma medalha de ouro júnior mundial com Sydney Crosby e uma medalha de ouro olímpica aqui em casa, Vancouver 2010. No atletismo é onde fui olhado desde o Decatlo Provincial até a Seleção Canadense de Bobsleigh como Prospecto Olímpico.

Aos 17 anos, tomei a difícil decisão de suspender os esportes para viajar com uma Companhia de Produção Teatral Profissional. Eu me apresentei na América do Norte em mais de 100 shows como o ator principal masculino e também fui o membro mais jovem da turnê. Após várias viagens, comecei a buscar oportunidades educacionais. Mudei-me para seguros e finanças, onde aprendi sobre como os ricos usavam técnicas engenhosas para simplificar a riqueza em um curso de vários gurus financeiros e fiscais incríveis que continuam a impressionar o setor em Vancouver hoje. Disseram-me para promover produtos, políticas e aumentar a venda de indivíduos. Não demorou muito para eu perceber que no fundo, o setor financeiro tradicional não parecia bem. Deixei o setor financeiro tradicional e, ironicamente, muitos dos métodos que aprendi foram reinventados no que hoje chamamos de DeFi.

No início dos meus vinte anos, decidi fazer um plano B; um passe de Red Seal Trade (padrão de reconhecimentos para profissões especializadas no Canada). Peguei as ferramentas e comecei como aprendiz na Sheetmetal Workers Local 280, obtendo minha certificação de Journeyman em menos de quatro anos. Durante todos os quatro anos, fui o melhor da minha classe. No meu terceiro ano, o mais difícil dos quatro, estabeleci um recorde para as notas mais altas da história do sindicato de 97%. Eu também trabalhei paralelamente enquanto estava na escola. Ao mesmo tempo, o escritório me treinou como detalhista / projetista CAD 3D Solidworks, avaliador, gerente de projeto e gerente de compras.

Um acidente com veículos motorizados, que quase tirou minha vida,forçou minha aposentadoria da indústria de chapas metálicas em 2012. Após uma longa recuperação do corpo inteiro, voltei três anos depois e levei a empresa a suas primeiras certificações, mundialmente reconhecidas, COR Safety e ISO. Desde que me “aposente” novamente da indústria de chapas para me concentrar na Oasis, conclui com sucesso a primeira parceria aborígine da empresa com a Okanagan Indian Band, a primeira joint-venture (união de risco) com a Houle Electric e o maior contrato na história da empresa com BC Hydro, um contrato do governo que duplica a receita anual anterior da empresa. Também sou o jovem presidente executivo da SMACNA para British Columbia. https://www.smacna.org/

Durante meu tempo no Oasis, senti a necessidade de ganhar um certificado acadêmico (como todo mundo na equipe, lol), então passei os últimos anos concluindo cursos online. Também passei um mês em Carlsbad, Califórnia, concluindo todas as minhas aulas de laboratório presenciais. Também sou joalheiro de terceira geração, meu avô era ourives e minha tia é gemologista do GIA GG há mais de 30 anos em Los Angeles. Joalheiro particular para clientes selecionados, sou um especialista certificado em diamantes e sou só tímido para obter meu GIA GG — Certificação de Gemologia em diamantes, pedras preciosas e metais preciosos.

Mas não se deixe enganar! Sou um investidor anjo e concluí mais de 15 negócios em 2021, pelo que estou extremamente animado. Estou muito empolgado para a Voyager Space Holdings, junto com Xplore, Axiom, SpaceX, Space Forge, PlanetIQ, New Age Meats e a plataforma de mídia social Discord.

Que experiência tenho em blockchain?

Minha experiência no Blockchain começou em 2016/2017 quando para maioria o foco era ganhar dinheiro. O “wild west” das finanças foi uma época de incrível empolgação. Tive oportunidades incríveis de me tornar um investidor-anjo no momento em que o boom da ICO estava ocorrendo. Eu brinquei com alguns nós mestres e considerei uma empresa de validação, muito parecida com as que você vê hoje. Mas investir, ganhar dinheiro, é o que eu realmente gosto de fazer. Nos anos seguintes, dediquei cada vez mais meu tempo e me concentrei em meu novo vício, a criptografia. Gerenciando um fundo de investimento privado nos próximos anos, aprendi os meandros da indústria e, quando surgiu a oportunidade de participar de algumas conferências presenciais, não hesitei — mergulhei de cabeça no networking. Eu estava comprando ingressos VIP para todas as conferências de que pude comparecer, e valeu a pena, acessando o fluxo de negócios que de outra forma seria impossível. Uma coisa levou à outra e tive minha primeira oportunidade de provar meu valor, e o resto é história. Também sou um investidor Seed Round na Oasis …

Oh, eu também construí a comunidade Certik, a comunidade Oasis, o Programa de Embaixadores Oasis e fechei inúmeras parcerias para a Oasis Network.

Qual é a sua função no Oasis? O que você faz no dia a dia?

Tenho o prazer de ter um papel híbrido; Líder da comunidade e business development. Meus dias são misturados com uma variedade de enfoques, seja envolvimento nas mídias sociais, sessões de planejamento de equipe ou negociação de parcerias. Se isso promover o desenvolvimento da Rede Oasis de uma forma positiva, estou aberto a isso. Desde o início da pandemia, minhas funções têm se concentrado muito mais no tempo da tela, mas, em um futuro próximo, tenho certeza de que verei muitos de vocês em conferências e eventos ao redor do mundo.

Quando você começou a trabalhar no espaço do blockchain? O que te fez entrar nele?

Sou um investidor anjo com uma tese de investimento focada em Blockchain, Espaço e tecnologias disruptivas. Quando comecei a “trabalhar” na Blockchain, na verdade estava ajudando a proteger o que eu acreditava ser uma incrível oportunidade de investimento.

Eu administrava um fundo de investimento privado há vários anos, o que me deu acesso a alguns projetos incríveis, enquanto administrava mais de 10 milhões de dólares em fluxo de negócios. Muitos desses projetos enfrentaram dificuldades de crescimento semelhantes enquanto a indústria adotava o conceito de tokenização de seus negócios e descentralização de propriedade. Quando você publicamente tokeniza o seu negócio, você confia na Comunidade e nas Mídias Sociais muito mais do que você pode ter pensado inicialmente, e muitos desses projetos precisavam de um modelo para começar a funcionar. Fui abordado por Kingsley Advani e Benjamin Kong com a Chainfund Capital, que me fez uma oferta para ajudá-los nessa tarefa. Ben é meu primo e é a pessoa que me trouxe para a Blockchain em primeiro lugar.

Houve dois projetos de interesse, Certik e Oasis Labs. Com o passar do tempo, uma escolha precisava ser feita; continuar estruturando novos projetos ou ficar com um único projeto com o qual gostei de trabalhar desde o primeiro dia.

A decisão foi fácil.

Não apenas acredito profundamente na tokenização de dados, computação confidencial e privacidade diferencial, algo incrivelmente valioso para a comunidade e negócios corporativos em todo o mundo, mas também acredito na causa humanitária por trás da monetização de dados e no fornecimento dessa receita aos necessitados. Capacitar indivíduos com uma renda básica por meio de seus dados de usuário é algo que adoro ouvir Dawn falar. A visão dela é realmente o que me fez ficar com o Oasis, e crescer com essa equipe e comunidade é o que me manterá por muitos anos.

Cite outro projeto de blockchain que você admira e por quê

Admiro a equipe do Solana. Crescemos juntos nos primeiros dias em São Francisco, antes de sua incrível jornada para onde estão hoje. Eventos de networking, conversas do painel nos escritórios uns dos outros e bebidas noturnas andando pelas ruas questionáveis ​​de São Francisco, fazendo piadas sobre onde poderemos estar em alguns anos a partir de agora. Parabéns à equipe do Solana e ao meu antigo parceiro Dom.

O que o atraiu para aOasis?

A sensação irresistível de que me tornei parte de algo muito maior do que eu. A convicção que a equipe assume para mudar o mundo moderno como o conhecemos é extremamente profunda. Estou extremamente orgulhoso de estar na conversa ao lado do Hall da Fam em Ciência da Computação, Ph.D. holders que estão abrindo o caminho para o futuro que merecemos.

O que mais te deixa entusiasmado na Oasis?

A Oasis oferece uma oportunidade na história muito parecida com o nascimento da internet moderna. É um avanço na ciência e tecnologia que traz novos casos de uso nunca antes vistos. O problema que a Oasis está lutando para mudar é a maneira como usamos os dados e a ilusão da privacidade moderna.

Blockchain forneceu a Dawn Song o elo que faltava para sua pesquisa, ela está segurando o Santo Graal da ciência da computação dentro da Oasis Network. Estou tão animado com a evolução do que é possível com uma computação dividida e arquitetura consenso de blockchain; TEEs, nuvem MPC, privacidade diferencial e consultas de preservação de privacidade em conjuntos de dados, sem mencionar a tokenização de dados com privacidade em sua raiz (propriedade imutável).

O Oasis vai mudar o mundo de maneiras que não apenas as empresas tradicionais podem se beneficiar, mas os próprios usuários se beneficiarão dos projetos que você e eu não podemos compreender ou compreender hoje.

Como você acha que o futuro será para a Oasis? Por que você acha que terá sucesso?

Oasis vai ser uma empresa reconhecida globalmente com um amplo ecossistema liderado por sua incrível comunidade e apoiadores. Temos o maior Programa Universitário de toda a Blockchain, a Equipe de Embaixadores mais forte e vibrante com um avanço para carreiras na Blockchain e será um nome conhecido como a líder em Privacidade na Blockchain. Nosso sucesso é liderado pela nossa fundadora e líder, Dawn Song, que está preparando a próxima geração de criadores na UC Berkeley ao ser a pioneira nos primeiros cursos de Ciência da Computação do mundo ensinando Privacidade dentro da Blockchain.

Qual pessoa no espaço da blockchain você mais admira?

O investidor anjo Benjamin Kong me trouxe para o blockchain e tem sido uma influência maravilhosa além de meu apoiador desde o primeiro dia. Obrigado por mudar minha vida, primo!

Você acha que o blockchain é o futuro? Porque? O que será necessário para se tornar popular no futuro?

Sim. Não há como voltar atrás do que descobrimos. A Ciência da Computação está esperando por esse avanço há décadas e, agora que está aqui, vamos viajar..

O que tornará o Blockchain popular é o cruzamento entre empresas corporativas tradicionais endossando e comprometendo-se com a mudança na forma como acessam / armazenam e usam os dados do usuário, da mesma forma que estamos vendo, agora, para a tecnologia climática. As empresas não têm mais permissão para poluir nosso meio ambiente e são incentivadas a se comprometer com soluções alternativas que beneficiam todos. O setor de startups mais quente no momento é a tecnologia climática e é puramente impulsionado pela necessidade de mudança. Eventualmente veremos essa pressão social sobre as empresas e a forma como nossos dados são monetizados, e a solução será a Rede Oasis.

Quais são seus hobbies e interesses?

Eu sou um aventureiro. Esportes, hóquei, jogos de realidade virtual e jogos de PC, qualquer coisa ao ar livre, incluindo caça (eu cacei dois ursos negros nesta primavera e tenho um vídeo curto no Instagram da caça), caminhadas, montanhismo, iRacing e-racing, adoro cozinhar , tenho mão para bonsai e jardinagem, jogos de azar, pôquer e esportes aquáticos, absolutamente tudo o que é divertido e emocionante! Também sou DJ e produzo música digital (deep house e downbeat).

Eu sou muito voluntário em equipes e atividades esportivas infantis. Fui treinador adjunto de hóquei durante vários anos (invicto três anos consecutivos), dei aulas de patinagem para crianças a adolescentes e fui treinador adjunto da equipa de futebol do meu enteado. Este ano também treinei seu Atletismo; ele ficou em 1º nos 100m, 1º no salto em distância, 3º no com barreiras :). Eu sou um educador e adoro animais de estimação e cuidar das coisas

O que você considera ser sua maior conquista até o momento? Do que você mais se orgulha?

Muitas pessoas pensariam que são minhas realizações de trabalho ao longo de meus vários empreendimentos, mas estou muito orgulhoso de minhas realizações pessoais. Quando você passa uma década reconstruindo sua vida depois de perdê-la em um momento, você ganha uma perspectiva e uma apreciação pela vida. Tenho orgulho da minha perseverança e capacidade de superar os obstáculos da vida. Eu tinha começado uma nova rotina para buscar um retorno ao treinamento de Bobsleigh um dia antes do meu acidente. Aos 26 anos, disseram-me que nunca mais correria, patinaria ou levaria uma vida adulta saudável de novo, encontraria hobbies dentro de casa e não teria esperanças de uma recuperação completa. Eu teria que me aposentar das chapas de metal e encontrar uma nova carreira. Quem riu foi eu, encontrei a Blockchain.

Qual é o seu lema?

Ao longo da maior parte da minha vida adulta, tenho vivido pelo lema “Trabalhe muito, divirta-se muito”, mas ao ir experimentando os obstáculos mais desafiadores da vida, adicionei mais alguns à minha rotina de saúde mental. Qualidade acima da quantidade, mente acima da matéria, seja seu maior apoiador, imagine alcançar seus objetivos (sim, estabeleça objetivos) e não se esqueça de olhar ao redor e cheirar as rosas.

“A tragédia da vida está no que morre dentro de um homem enquanto ele vive…” — Norman Cousins

Você pode entrar em contato com Jon nas redes sociais:

Telegram: @coincidencejon

Twitter: @coincidencejon

Instagram: @jon_poole_official

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jon-poole-oasis/

--

--

Diogo Ganzo
Oasis Foundation Português

Sou embaixador da Oasis Network, escrevo e ajudo a traduzir artigos para engajar a comunidade brasileira.