O Caminho Para a Primeira Atualização …

Felipe
Oasis Foundation Português
3 min readJan 6, 2021

--

Embora a rede principal tenha sido lançada com sucesso, este é apenas o começo. Pensando no futuro, identificamos várias áreas que precisam de melhorias para fazer os ParaTimes e a rede em geral ainda mais poderosos. A curto prazo, a seguir estão um conjunto de recursos que a Fundação propõe implantar como uma atualização da rede principal no primeiro trimestre de 2021. Cada um dos links fornecidos são para detalhes técnicos na forma de um registros de decisão arquitetônica (RDA). Muitas das mudanças propostas já foram implementadas na Oasis Core e algumas estão passando por auditorias.

Light Clients e Pontos de Verificação de Sincronização

A fim de tornar a inicialização de novos nós de rede muito mais rápida, a atualização irá introduzir suporte para light clients e restaurar o estado de pontos de verificação fornecidos por outros nós na rede (consulte oasis-core#2880 e oasis-core#2440). Os nós poderão anunciar que fornecem terminais de light clients públicos para tornar a visibilidade mais fácil (por exemplo, permitindo que exploradores de bloco publiquem tais terminais).

Farol Aleatório

O “farol aleatório” é usado pela camada de consenso para as eleições do comitê do ParaTime e é um componente super importante no fornecimento de segurança para os ParaTimes com uma política de entrada aberta a todos. A RDA 0007 especifica uma implementação de farol aleatório com base em SCRAPE que fornece um resultado imparcial, desde que pelo menos um participante (nó validador) seja honesto.

Governança on-chain Para uma Coordenação de Atualização Mais Fácil

Até agora, todas as atualizações da rede tinham que ser coordenadas manualmente de forma off-chain, os validadores precisavam copiar os dados para um local diferente em momentos específicos. Cada atualização também exigia que qualquer estado anterior da rede (e histórico) fosse apagado. O novo serviço de governança on-chain, conforme especificado pela RDA 0006 fornece uma estrutura simples para a apresentação de propostas de governança, os validadores votam nas propostas e, uma vez que uma proposta de atualização é aprovada, há uma maneira de realizar a atualização de uma forma controlada que minimiza o tempo de inatividade.

Transferências de ROSE Entre a Camada de Consenso e os ParaTimes

Na rede principal atual, não há como os ParaTimes interagir com outras contas na camada de consenso. A RDA 0003 propõe um mecanismo onde os ParaTimes pode emitir mensagens como parte do processamento de qualquer bloco ParaTime. Essas mensagens podem disparar operações na camada de consenso em nome do ParaTime. Isso também significa que os ParaTimes obtêm suas próprias contas na camada de consenso, que pode manter e transferir tokens.

Um Caminho Para os ParaTimes Autônomos

Atualmente, todos os ParaTimes só podem ser governados por uma única entidade — o dono do ParaTime. Nesse sentido, a governança significa ser capaz de atualizar certos campos no ParaTime descritor armazenados pelo serviço de registro da camada de consenso. Por um lado, o ParaTime descritor contém parâmetros essenciais de segurança e, por outro, deve haver um mecanismo por meio do qual os ParaTimes possam ser atualizados (especialmente para tempos de execução baseados em TEE, onde um binário de tempo de execução específico é imposto por meio de mecanismos de atestado remoto). A RDA 0004 estende as opções de governança do ParaTime e permite um caminho para os ParaTimes que pode definir seus próprios mecanismos de governança.

… E Além

Além das atualizações da camada de consenso, também existem outras áreas nas quais a Fundação está pensando com base no feedback da comunidade que está nas fases iniciais:

  • Melhorar a experiência do desenvolvedor do ParaTime introduzindo um SDK ParaTime de alto nível que fornece funcionalidades conhecidas.
  • Aprimor a experiência do desenvolvedor front-end com a introdução de um SDK JavaScript que suporta a camada de consenso e ParaTimes arbitrários com base no SDK ParaTime.
  • Construir uma ponte entre os ParaTimes e outras redes como a Ethereum.

Aceitamos quaisquer propostas de melhorias da comunidade, além dessa que foram apresentadas, (por meio do processo de contribuição na Oasis Core ou através de sugestões bem elaboradas no fórum da comunidade) e também fornecemos subsídios.

Aviso Legal: O presente acima é uma tradução amadora feita por um membro da comunidade Oasis. Para ler o conteúdo original, acesse: The Road Towards the First Upgrade…

Grupo brasileiro da Oasis

--

--