Tokenização de Dados Segura

zygba
Oasis Foundation
3 min readNov 5, 2020

--

Explorando os CriptoDados mais a fundo com o whitepaper de Tokenização de Dados

Em meados de setembro, publicamos um post de blog descrevendo a visão da Oasis Foundation para uma sociedade de dados responsável. Em sua essência, está o conceito de usar uma fusão de tecnologias avançadas de registro distribuído (distributed ledger) para dar aos seres humanos muito mais controle sobre seus próprios dados. Estas tecnologias combinam dois elementos fundamentais: os dados tokenizados, facilmente compartilháveis e de natureza pública, com ambientes computacionais seguros. O resultado final é a capacidade de produzir uma nova forma de criptodados.

Tem sido gratificante ouvir de muitos o interesse em relação a essa ideia (inclusive de centenas de participantes de nossa Community Cup). Como resultado, pensamos que seria relevante fornecer alguns detalhes adicionais sobre estas tecnologias, e sobre suas relevantes implicações para os mercados e para as sociedades. Hoje, temos o prazer de publicar o whitepaper de Data Tokenization, explicando com maior profundidade alguns desses detalhes.

O white paper explora com mais detalhes essa combinação de sofisticados elementos técnicos, que é baseada em dados tokenizados e em ambientes computacionais seguros. Estes elementos centrais são incrementados por outras ferramentas, tais como privacidade diferencial [differential privacy], aprendizagem federada [federated learning], criptografia homomórfica [homomorphic encryption], provas de zero conhecimento [zero-knowledge proofs] e computação multipartidária segura [secure multi-party computation].

Os benefícios, tanto para os consumidores quanto para os produtores de dados, são claros — incluindo controles mais rígidos e segurança no acesso aos dados, proteções de privacidade mais granulares e maiores opções de compartilhamento e reutilização. Em resumo, em um mundo no qual os dados de cada um são mais privados e seguros, mas também mais acessíveis e compartilháveis, os usuários podem ganhar direitos de dados programáveis, incluindo a capacidade de agregar valor monetário aos fluxos de dados. Os novos caminhos de valor gerados por estas inovações podem trazer uma ampla gama de benefícios econômicos e não econômicos para a sociedade de modo geral.

Já vemos claros sinais de que o advento dos dados tokenizados está sendo bem recebido pelos usuários. Como o whitepaper explica, os dados de saúde humana e os dados genômicos são dois excelentes casos de uso. Dados biométricos altamente sensíveis de pacientes podem ser coletados, agregados e disponibilizados a pesquisadores e outros para análise — enquanto os conjuntos de dados subjacentes permanecem totalmente seguros e protegidos.

Para cumprir a imensa promessa destas tecnologias, uma série de desafios está diante de nós. Entre eles, podemos incluir: maior desenvolvimento de uma agenda de administração digital (incluindo um novo design de ponta-a-ponta [edge-to-all, ou e2a]); explorar casos de uso adicional; educação dos formuladores de políticas; e início de um ecossistema de dados tokenizados de stakeholders.

Convidamos você a ler nosso Whitepaper sobre Tokenização de Dados, e convidamos você a compartilhar suas opiniões, bem como oportunidades concretas para avançar esta nova visão, visando definir e impulsionar uma sociedade de dados mais responsável. Para participar da discussão, visite nosso canal de Telegram.

Disclaimer - Esta é uma tradução não-oficial, realizada pela comunidade. Você poder encontra o texto original em inglês no seguinte link: Secure Data Tokenization.

--

--