Séries e filmes para quem gosta de Vikings

Allan F. Gouvea
O Autômato

--

Séries:

The Last Kingdom

Nesta série o telespectador acompanhará o personage Uhtred, nascido saxão, mas criado como um dinamarquês após ser capturado por um líder viking. Além de contar a história de Uhtred de Bebamburg, esta série relata também a resistência inglesa às invasões dinamarquesas, mostrando os esforços do Rei Alfred em proteger Wessex e sua busca pela unificação da Inglaterra. Há muitos personagens com nomes familiares, como Ragnar, o Intrépido, Ragnar, o Jovem, Ubba, Ivar e outros. Talvez seja a que mais se assemelha a Vikings e vale a pena ser conferida.

-

Beforeigners

O roteiro desta série lembra Ficção Científica, pois envolve viagem no tempo. Vikings e homens da Idade da Pedra invadem Oslo, a capital da Noruega, gerando um choque cultural e de realidade com as pessoas de hoje. Parece muito surreal, mas acreditem, é uma boa série e trás muitas referências e alegorias aos problemas atuais. O melhor de tudo é que se trata de uma série norueguesa, então os produtores entendem do que estão falando.

-

Norsemen/Vikingane

Esta é a série Vikings em versão comédia, por isso talvez não agrade muita gente, porém é uma boa alternativa para matar a saudade da série de uma maneira cômica e divertida. O humor da série se baseia em referências satíricas da série Vikings e da cultura nórdica. Há muitas reclamações sobre esta série não ser tão engraçada, porém existem várias pessoas que dizem se divertir bastante ao assisti-la, então o humor dela ser bom ou não, depende de cada um e não custa muito reservar parte do seu dia pra conferir um episódio.

-

Britannia

Série que se passa em 43 d.C. e narra a conquista romana da Britânia. Não é sobre vikings, contudo é uma boa alternativa, já que a série fala bastante sobre os povos celtas que são tão interessantes quanto os nórdicos. Outro fator que conta a favor é que em Britannia há muitas mulheres guerreiras tão incríveis quanto Lagertha. Quem se fascinou com as batalhas e intrigas presentes em Vikings verá Britannia como um prato cheio.

-

Filmes:

A Lenda de Beowulf

Um filme de 2007 com imagens em CGI, mas usando aparência de atores reais. Como seu título já diz conta a história de Beowulf, guerreiro que matou o monstro Grendel, a mãe de Grendel, venceu guerras e no fim de sua vida matou um Dragão. O filme toma liberdades artísticas e altera alguns fatos da lenda original, todavia permanece divertido. Outro ponto forte do filme é a forma como as festas e celebrações nórdicas são mostrados, sendo tão imersivas que fazem o espectador querer se juntar aos beberrões barbudos e tomar hidromel com eles.

-

The Last King (não confundir com o quase homônimo The Last Kingdom)

Conta a história de Haakon Haakonsson, rei recém-nascido da Noruega, tendo que lutar por sua vida ainda bebê, protegido por dois seguidores leais de seu pai. Não se passa na era vikings e sim em um período posterior quando a Noruega já havia sido catequizada, o que torna um bom filme para saber mais sobre a Noruega medieval após a era vikings, além de ter incríveis cenas de pessoas fugindo e lutando em esquis.

-

Valhala Rising

O filme conta a história de um guerreiro mudo de força sobrenatural chamado One-Eye que é mantido prisioneiro, mas foge e se junta a um navio viking. O navio é engolido por um nevoeiro e acaba indo parar em uma terra desconhecida, bem ao estilo desbravador.

-

Pathfinder (Desbravadores)

Filme sobre um menino perdido chamado Fantasma que é acolhido por uma mulher e sua tribo, entretanto esta tribo é dizimada anos depois por um grupo vikings, fazendo com que Fantasma decida ir atrás do grupo em busca de vingança. O bom deste filme é que o protagonista é justamente inimigo dos vikings, mostrando o outro lado das invasões nórdicas e como as pessoas atacadas pelos vikings se sentiam e reagiam.

-

Bônus:

Vinland Saga

Este é o momento em que muitos torcem a boca por se tratar de um anime, mesmo sendo do gênero seinen (anime para adultos). Quem conseguir ultrapassar a barreira do preconceito terá uma experiência muito boa ao acompanhar a saga de Thorfinn em busca de sua vingança ao mesmo tempo em que é engolido pelas disputas e intrigas políticas envolvendo Inglaterra e Dinamarca, além de ser a obra que de longe representa a cultura viking de forma mais fiel.

--

--

Allan F. Gouvea
O Autômato

Geólogo e Escritor, foi aluno de História antes de ingressar na Geologia pela Universidade Federal do Pará. Leitor e apreciador de Fantasia e Ficção Científica.