Pequenezas

Eu vou ao banco, ao mar, corto o cabelo, compro cebolas, mudo de país. E em todo lugar estamos sempre juntas

Natália Pesciotta
Aug 23, 2017 · 2 min read
Xilogravura de Cleiri Cardoso

“Hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu.” Tem noventa anos que Fernando Pessoa escreveu a frase, mas podia ser 97, duzentos, 894. Há centenas de décadas a humanidade se debate como besouro na parede pela impossibilidade mais básica: cada indivíduo não pode fugir de si mesmo.

Eu vou ao banco, ao mar, corto o cabelo, compro cebolas, mudo de país. E em todo lugar estamos sempre juntas. Eu e minhas pequenezas. Tão mesquinhas, tão enfadonhas. E tão persuasivas, tão irresistíveis.

No fundo sei, quero me ver livre delas. Praguejo contra sua existência. Coloco uma vassoura atrás da porta para irem embora. Quero gritar, penso mesmo em chamar a polícia e quando vejo estou eu nas delongas: “Fiquem um pouco mais, vai amanhecer”.

Passo um café para as pequenezas. Já é inútil fingir que as espanto com as mãos, se me acostumo com a presença. São rancores, egoísmos, orgulhos que afagam até quase confortar. Me rendo à sua companhia.

Eu faço almoço, invento uma desculpa para ficarem durante a tarde e então assistimos à vida lá fora. Elas me acariciam enquanto investigamos desafetos, brindamos nossos fracassos, remoemos ciúmes. Por fim, fazemos planos mirabolantes sobre como sofrer um pouco mais e, já vai anoitecer, por que não dormem por aqui? Pegamos no sono ao falar mal dos vizinhos.

Amanhã quem sabe eu as coloque para fora, amanhã talvez eu espere um pouco mais. Como um inquilino que promete pagar o aluguel e por isso não pode ser despejado, apesar de ir se afundando em mais atraso a cada mês.

Grandezas precisam de sol, vento, claridade e água três vezes por dia. Pequenezas vão ficando, crescem à toa, tomam quintais.

Deus me livre de todo mal. Mas, principalmente, das minhas pequenezas.

Cleiri Cardoso

o banzeiro

)

Natália Pesciotta

Written by

o banzeiro

literatura em ondas

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade