KISS, a genialidade da simplicidade

Samuel Caldas
Obj Experience Chapter
4 min readJun 16, 2021
#PraCegoVer: Ilustração de capa do artigo com um emoji enviando um beijo.

— Keep it simple stupid!

"Nossa! Achei que iria ganhar um beijo e fui xingado?"

Calma jovem padawan, deixe eu me explicar. 😅
Pra começo de conversa realmente é uma frase impactante, mas sabia que ela tem um porque bem definido?

KISS é um conceito que acredita na magia da simplicidade, ou seja, ser simples, direto e simples, inteligente e simples. Por acaso eu já disse simples?

É um conceito que pode se estender por vários segmentos, como marketing, publicidade, branding, conteúdo, programação e claro, design.

O conceito KISS tem origens incertas porém, dentre elas até citações de Leonardo da Vinci, que dispensa apresentações e Mies Van Der Rohe, um grande arquiteto alemão considerado pai da arquitetura moderna. Ambos disseram que a “simplicidade é a sofisticação final” e que “menos é mais”.

O Chicote da simplicidade

"Agora pronto, vou apanhar?"

Não. Mas vou te mostrar o que significa esse chicote. Deixe-me reproduzir uma passagem do livro Incrivelmente Simples de Ken Segall, ex-diretor executivo da Apple (achou mesmo que não teria nada da Apple aqui?).

A equipe de design de embalagens da Apple acabara de voltar de uma apresentação a Steve Jobs e o semblante deles já contava a história toda.
Não havia sinais visíveis de carnificina, e eles só tinham aquele olhar do tipo “a reunião não foi exatamente como planejamos”.

Fiquei com pena deles, porque sabia que eles haviam passado várias semanas mergulhados de corpo e alma no projeto tentando resolver um problema cabeludo de embalagem.

Enquanto a equipe liberava a tensão depois da reunião com Steve, topei com o líder do projeto na cozinha do grupo criativo.

“O suspense está me matando”, ele me contou. “Como foi a apresentação?” “Bem”, ele retrucou, “Steve nos açoitou com o Chicote da Simplicidade”.
Tradução: Steve rejeitara o trabalho deles — não porque o resultado não fora satisfatório, mas por eles não terem conseguido destilar a essência da ideia.
A equipe andou em
círculos quando deveria ter avançado em linha reta.
O líder do projeto orientou a equipe a criar
duas embalagens, uma para cada versão do mesmo produto. Steve considerou a proposta tola.

“Basta combiná-los”, ele instruiu. “Um produto, uma caixa.”

Não havia necessidade de explorar a ideia de uma segunda embalagem.
Ele tinha razão. Era mais simples, mais rápido, melhor. A conversa terminou em questão de
minutos e deixou uma equipe extremamente competente e talentosa se perguntando como não haviam pensado naquilo antes.

Segall, Ken. Incrivelmente Simples . Alta Books. Edição do Kindle.

Bom, acredito que nem precise de explicação.

Aplicações em empresa ou na vida pessoal

Tá, mas e o que eu posso fazer pra ser simples, ou pensar simples, criar simples?

Lembre-se sempre de uma coisa:

Os usuários de produtos e/ou serviços, sempre vão querer coisas simples, porque é fácil de aprender e usar.

1. Design

Seja gráfico ou digital mantenha o foco no que realmente é importante e relevante ao usuário.

Por exemplo, se for um site, faça um sitemap e deixe somente as páginas realmente necessárias, mantenha os textos reduzidos e bem escritos com foco nas palavras-chave e imagens que irão chamar a atenção dos usuários.

2. Gestão organizacional

Sempre mantenha em mente que menos é mais, ou seja mantenha sua organização com divisões simples.

Empresas grandes tendem a criar muitas divisões, setores, e isso acaba gerando muita burocracia e obviamente aumento o tempo e custos.

3. Branding

Um dos maiores exemplos de simplicidade em branding que considero é o da empresa de transportes FEDEX. Seu nome inicial era Federal Express, e depois de um processo de rebrand e se tornou a FEDEX. Assim, além de soar melhor era mais fácil de pronunciar e de memorizar o nome da empresa.

4. Programação

Qual a parte mais cara em um desenvolvimento? Manutenção!

Sempre que for desenvolver, escrever qualquer função, criar métodos e até mesmo nomear uma variável, lembre-se que um código limpo e simples, é sempre mais fácil de compreender quando for pegar meses depois para corrigir ou atualizar o algoritmo, e até mesmo para outra pessoa que for dar manutenção.

Claro, o simples nem sempre é o mais barato, o mais fácil de ser implementado. Pelo contrário, as vezes é o mais difícil. Ainda mais no começo. Mas a partir do momento que sua mente está treinada para pensar e executar tudo na simplicidade, tudo flui. E colherá os frutos da simplicidade em seus entregáveis da empresa, seja qual for sua função.

E ai? Está precisando de uma solução simples para sua empresa, produto ou serviço?

Vou deixar uma forma bem simples e rápida para te ajudar.
Basta clicar aqui 😎

--

--