Por que investir em Design Centrado no Usuário?

Sávio Correia
Obj Experience Chapter
2 min readSep 1, 2021

Qual o seu valor para a empresa, e porque fazer uso dessa estratégia.

O que é?

O Design Centrado no Usuário — DCU é um processo de design iterativo que tem como foco o usuário e a solução de suas necessidades. No DCU, as equipes de design envolvem os usuários em todo o processo de design por meio de uma variedade de métodos de pesquisa e técnicas do design, gerando ao final maior satisfação nas experiências.

Como aplicar?

Segundo Norman (Nielsen Norman Group), os princípios que norteiam a aplicação do Design Centrado no Usuário são:

1. Foco na pessoa usuária/cliente

Levar em consideração suas culturas, lugares em que vivem, como pensam, suas crenças e deixar que elas apontem caminhos, pode resultar em soluções mais relevantes e assertivas.

2. Perspectiva sistêmica

Compreender que problemas resultam de múltiplas partes que dependem entre si.

3. Resolução de problemas centrais

Pensando nas diretrizes do Agile, é ideal identificar e priorizar os problemas, tratando cada um por vez.

4. Testar continuamente

O Design Centrado no Usuário também valoriza aproximações e feedbacks rápidos.O que viabiliza melhorias pontuais e rápidas, impactando diretamente na satisfação da pessoa usuária.

Antes do Design Centrado no Usuário, o desenvolvimento de projetos tinha o foco somente nos objetivos do negócio, funcionalidades e toda a capacidade tecnológica disponível, esquecendo de levar em conta a parte mais importante do processo — que é quem realmente vai fazer uso do produto ou serviço.

Dessa forma, os sistemas eram complexos demais ou focavam em coisas que não importavam tanto. O que resultava em projetos fracassados ou desperdício de dinheiro, devido a inúmeros retrabalhos.

E quais são as vantagens?

Para que os benefícios advindos do Design Centrado no Usuário sejam percebidos, é necessário que a organização entenda e aplique em todos seus processos e áreas os princípios do DCU.

  1. A partir do envolvimento mais próximo com as pessoas, o produto tem mais chances de ir ao encontro das expectativas e requisitos da pessoa usuária: pode prover aumento de vendas e a diminuição dos custos decorrentes de atendimento ao cliente.
  2. Produtos desenvolvidos com foco nas pessoas, abordando seus contextos e culturas específicas, ajuda a desenvolver um senso mais profundo de empatia: ajuda a caminhar na direção de um negócio mais sustentável e duradouro.
  3. Melhora o foco e a produtividade da equipe: evitando trabalhos sem direcionamentos;
  4. Melhora a usabilidade de seus produtos: possibilitando gerar mais valor à empresa.

Ter o design centrado na pessoa usuária pode gerar um custo adicional para o projeto, pois é um tempo gasto fazendo protótipos, falando com as pessoas, testando continuamente… em contrapartida o retorno, como justificado acima, pode valer a pena.

--

--