A guinada do jornalismo esportivo ao humor e o fim dos bons jornalistas

Iuri Santos
Observatório de Mídia
2 min readJan 5, 2018

É no anseio por novidade, pela reinvenção, que as vezes o jornalista -ou o veículo- erram. Por um texto com mais cliques, uma linha editorial mais atrativa e um modelo de negócio mais rentável, jornalistas e veículos estão tão sujeitos a ter resultados positivos quanto negativos, é nesse momento que precisamos nos refletir sobre o papel social que exercemos.

A mídia esportiva tende a ser desqualificada ou diminuída pelo próprio conteúdo, esporte não é economia e nem política -não é necessário. E nesse contexto de desvalorização, alguns canais parecem ter se rendido ao esculacho, quase que como dizendo: “se jornalismo esportivo é palhaçada, então seremos ao menos os donos do circo”.

Print de postagem: Esporte Interativo

Entregues ao clubismo vazio, às piadas das rodas de ‘resenha’, aos clickbaits e, em alguns casos, beirando as fake news com noticias especulatórias e coberturas mal apuradas, o jornalismo esportivo vai aos poucos se aproximando de um modelo que toda a mídia tradicional sonha, rentável e bem aceito pela maioria das pessoas, o que eu reflito é, a que preço?

Fonte: ESPN

Os bons jornalistas, os veteranos de relevância são demitidos em massa, vide Trajano e Helvídio na ESPN. Não há mais espaço para eles, é difícil pensar nos motivos para ter na sua redação dois dos melhores nomes se o que de fato importa são os títulos chamativos nas páginas e SEOs completos. O jornalista esportivo sensível, o cronista, já não tem mais espaço da empresa.

Fonte: ESPN

Enquanto estivermos esperando os decretos de sexta-feira ao invés da informação, queremos o entretenimento puro. Aguardar ansioso pelos cavalinhos dos times nos faz parecer um primo próximo desses animais, aliás, nos tornando o primo próximo. Vamos nos emburrecendo cada vez que diminuímos o capital humano envolvido na produção do jornalismo esportivo. Por irrelevante que você possa achar, nós nos encontramos nele, criamos identidade e cultura através dos nossos esportes e não podemos deixar que a fonte de informação sobre essa importante característica nacional seja flagelada.

--

--