Caco Barcellos: o jornalismo ético na grande mídia

Camila Araujo
Observatório de Mídia
2 min readJan 8, 2018

O Profissão Reporter é emitido as quartas feiras a noite e encabeçado pelo premiado jornalista

Caco Barcellos é um dos poucos jornalistas que faz eu repensar minha opinião sobre o jornalismo na grande mídia. Ele tem um dia e um horário na rede Globo nas quartas a noite — ainda que num horário e dia não tão acessíveis — , em que se discute politica, movimentos sociais, economia, sob um formato inovador na época em que foi lançado — no qual o reporter mostra a materia e os bastidores do seu dia-a-dia em busca do material ideial. O que surpreende é a visão progressista de Caco e sua equipe, transmitindo para a tv “aberta” um programa contundente com o fazer jornalístico ético.

Movimentos sociais na Globo

Manchete da reportagem de Caco Barcellos nas raizes das ocupações sociais

O programa da imagem acima mostra o cotidiano de uma ocupação em São Bernardo do Campo, em que familias dormem debaixo de tendas e se organizam em cuidar das refeições da comunidade, formam um lanço unido por uma luta em comum: a do direito a uma moradia digna. Caco mostra os dois lados da história: ele conversa com o advogado do proprietário do terreno ocupado que luta pela reintegração de posse e também com o advogado do MTST. Faz uma pesquisa entre os moradores da comunidade vizinha sobre a ocupação, procura fontes no lado “elitizado”, consulta o segurança do prédio vizinho de classe média alta, conversa com o líder do MTST — Guilherme Boulos — , entre diversas outras fontes. Além disso, ele traz outros exemplos de ocupações que possuem mais tempo e as conquistas até os dias de hoje — bem como as perdas. Ele parece exercer um jornalismo ético e aparentemente “imparcial” uma vez que busca fontes muito diversificadas que apontam os diversos pontos levantados pela reportagem.

Incoerência

Manchete retirada do portal de noticias Pragmatismo Politico

Caco goza de boa reputação entre movimentos “progressistas”. Como a própria noticia do portal Pragmatismo Politico apela, “honesto e competente”. No entanto, o radicalismo, a falta de uma mentalidade de esquerda consolidada, centralizada e com estruturas reconstruidas acabam por cegar os manifestantes com ideias equivocadas e raivosas, confundindo o individuo Caco Barcellos com a emissora Globo, a qual possui um histórico de manipulação e corrupção desde a época da ditadura, em que apoiou o regime politico.

Nisso tudo, o porta-voz do jornalismo ético dentro da grande midia incoerentemente acaba por se ferir em uma manifestação que tambem diz respeito a sua ideologia politica: indiscutivalmente progressista, e da qual parte sua ambição de se fazer notícias com olhos livres.

--

--