Como a mídia algemou Bruna Marquezine em um relacionamento com Neymar

Júlia Belioglo
Observatório de Mídia
7 min readJan 8, 2018
Casal reatou o namoro durante reveillon em Fernando de Noronha, 7 meses após o último rompimento

Não é preciso pensar muito para perceber que a busca desenfreada por clicks nas redes sociais afetou alguns sites de notícias. Clickbeats, fake news e especulações são muito mais comuns na era da internet do que aquilo que é, de fato, considerado jornalismo de qualidade.

O excesso de fofocas e rumores sem concretude no jornalismo de celebridades transforma os leitores em vítimas — uma realidade extremamente distorcida é apresentada como a efetiva, e algumas das vezes também prejudica o objeto da notícia, ou seja, a própria celebridade. A desaventurada a ser discutida aqui é a atriz Bruna Marquezine.

Desde que começou um relacionamento com o jogador de futebol Neymar Jr., Bruna deixou de ser ela mesma. Não digo isso no sentido dela ter mudado sua personalidade ou imagem, mas na acepção de que toda sua existência passou a girar em torno do namorado. Como mais um dos exemplos de como não tratar as mulheres na mídia, as notícias sobre a atriz sempre mencionam Neymar — mesmo aquelas que não tem nenhuma ligação com o relacionamento dos dois.

Sobre a vida de Bruna independente de relacionamentos, há alguns exemplos de como a mídia atrela a imagem da artista com o Neymar, sob qualquer circunstância.

Print da notícia do portal Blasting News, 10/12/2017

Foi noticiado em uma matéria divulgada pelo Blasting News BR, no dia 10 de dezembro de 2017 (período em que ainda estava solteira), a resposta de Bruna ao ser questionada sobre os haters que interagem com ela nas redes sociais. Ela simplesmente responde que não perde tempo lendo comentários maldosos feitos por essas pessoas. Mesmo assim, a atriz foi tratada como “ex-namorada de Neymar”, e o autor do texto culpa o jogador por esse ódio — segundo o jornalista o ódio contra ela aumentou depois de ter se separado do “craque brasileiro” pela segunda vez em junho de 2017.

Até mesmo quando o jornalismo escolhe falar sobre a amizade de Bruna com Marina Ruy Barbosa, o nome de Neymar aparece para ocupar espaço no holofote da atriz. A Folha de S. Paulo escolheu no dia 15 de dezembro de 2017, entre infinitas possibilidades, a torcida de internautas pela volta do casal “BruMar” para introduzir uma discussão sobre a escolha de look das duas amigas para a festa de lançamento da novela que Bruna protagoniza. A abertura da notícia é a seguinte: “Os internautas que ‘shippam’ o casal BruMar fizeram uma nova combinação para atriz — dessa vez, envolvendo a amiga e parceira de elenco em “Deus Salve o Rei”, Marina Ruy Barbosa.”

O portal Pure People noticou um look usado por Bruna Marquezine para um jantar afirmando que ela já tinha sido vista com a saia de couro escolhida. O tema relativamente comum no ambiente do jornalismo de celebridades voltado a mulheres recebe um toque a mais quando se trata da “amante do camisa 10 do Brasil”: A data do primeiro uso público do look é do segundo dia do Lollapalooza — dispensando a grandeza do evento e a participação da atriz nesse, o momento é lembrado como “quando ainda namorava o Neymar”.

Print da notícia publicada por Pure People com título sobre look escolhido por Marquezine e trecho em que Neymar é citado

Agora, sobre notícias sobre a vida amorosa da atriz, duas merecem menção.

A primeira delas é da Folha de S. Paulo, publicada em 31 de outubro de 2017. Entitulada “Neymar se irrita ao ver Bruna Marquezine sentada no colo de rapaz nos EUA”, a matéria afirma, transmitindo certeza, que o então ex-namorado de Bruna Marquezine estaria descontente ao saber do novo affair da atriz com o moço com quem aparece nas fotos divulgadas. Segundo o jornal, o jogador teria esperanças de reatar o relacionamento. Essa informação, como a anterior, também não apresenta concretude além das palavras bem escolhidas para passar ao leitor a impressão de concretude dos fatos.

A aba “Gatas FI” e a foto incoerente com a matéria são destaques no print da notícia publicada pelo Futebol Interior

A segunda notícia e mais problemática, é da aba “Gatas” do jornal Futebol Interior. O portal de jornalismo esportivo se atreve a fazer um jornalismo de celebridades e reduz Bruna Marquezine, no título, como ex-namorada de Neymar. Noticiando a mesma foto que teria irritado Neymar mencionada anteriormente, uma imagem da moça fazendo uma pose sensual é colocada na matéria de maneira competamente desconexa. A palavra “flagrada” é usada duas vezes — como se Bruna, solteira, estivesse errada em, supostamente, seguir sua vida após meses do término com Neymar.

E por último, aparecem as notícias que mencionam Bruna Marquezine e Neymar de maneira clara — nem por isso, são menos piores.

No dia 9 de dezembro de 2017, Blasting News BR falou de Neymar como aquele que nunca esteve tão atento ao que a atriz faz. Com um título sensacionalista que beira o absurdo, um simples like do jogador em uma foto de Bruna postada por seu assessor rendeu seis parágrafos.

Blasting News BR refere-se a simples curtida de Neymar em foto de Bruna como uma atitude linda e impensável em titulo de notícia

Dois desses parágrafos são dedicados ao intertítulo “Bruna Marquezine pode ter encontrado o sucessor”. Neles, a atriz é basicamente acusada por “não se importar” com a tentativa de reaproximação de Neymar. Segundo o conteúdo, ela estaria se envolvendo com um ator com que contracena na novela ‘Deus salve o Rei’ e, novamente, teria deixado o apaixonado jogador no passado.

O portal de fofocas do Terra, O Fuxico, noticiou em 10 de julho de 2017 sobre o então recém separado BruMar. Durante uma viagem da atriz pela Europa, um de seus assessores publicou um vídeo em que dançava “Paradinha” com a Bruna — Neymar, que já havia garantido que o término foi pacífico e que ainda cultivava carinho e respeito pela artista, curtiu o vídeo no instagram do assessor. Um simples like foi, novamente, motivo para o título da notícia: “Neymar se encanta com ‘paradinha’ de Bruna Marquezine”.

No mesmo dia, o portal português de jornalismo esportivo, Record, trouxe um exemplo internacional de como não tratar de uma mulher solteira. Em apenas um parágrafo, o jornal dá a entender que Bruna Marquezine teria postado uma foto sensual de biquini, tirada durante a viagem para a Europa, como uma resposta às notícias de que Neymar estaria aproveitando suas férias da melhor forma e com “ótimas companhias”.

A aparente necessidade da imprensa associar cada ação de Bruna Marquezine a Neymar resulta em títulos escandalosos como esse, publicado pelo Record

Voltando aos jornais nacionais, o Metro noticiou no dia 10 de agosto de 2017 sobre uma suposta indireta de Neymar para Bruna Marquezine. Segundo o corpo do texto, Neymar postou um vídeo em seu instastories em que aparece cantando “Deus Quer”, do Thiaguinho. Essa notícia é o perfeito modelo de como a mídia vem transformando qualquer rumor em pauta, e a dissemina como verdade… nesse caso, a possibilidade do jogador ouvir uma música e postar seu gosto musical por expontânea vontade é ignorada, e a Bruna volta a aparecer como objeto de desejo a ser conquistado.

A apelação pelos clicks dos fãs de BruMar atinge um outro nível no momento em que fofocas sem fundamento envolvem uma terceira pessoa

Por fim, é válido citar o tratamento da mídia em relação ao casal e uma terceira pessoa. Talvez por falta de pauta a ser dicutida e publicada, o Blasting News BR volta a dar às caras nessa discussão ao noticiar um vídeo sensual de Demi Lovato no dia 10 de dezembro de 2017. No corpo do texto, o tal é tratado como uma indireta da norte-americana à Bruna Marquezine — segundo o jornal, Demi estaria disputando Neymar com a brasileira (que até essa data, não apresentava motivos para especulações de uma volta com Neymar). Tudo isso não aconteceu por um conteúdo mais claro e esplícito no vídeo publicado pela cantora, mas pela legenda da foto em português: “bunda”. Só isso.

A partir das análises dessas e de outras notícias sobre Bruna Marquezine, nota-se um abuso do jornalismo de celebridades em cima do relacionamento da atriz. Uma realidade em que Bruna é um objeto a ser conquistado por Neymar é criada com uma escolha de palavras parcialmente escancarada. Nessa mesma realidade, a atriz é aquela que esnoba e não liga para os esforços de Neymar para reatar ou manter o relacionamento dos dois.

A mídia matou a imagem de Bruna Marquezine como Bruna Marquezine. Hoje, a atriz carrega o fardo de ser só a ex ou a atual de Neymar.

Com bom humor, Lady Night é palco de crítica de Bruna Marquezine e Tatá Werneck sobre o excesso de fofocas divulgadas pela imprensa envolvendo suas vidas pessoais

Links citados:

Vídeo de Bruna Marquezine e Tatá Werneck cantando e criticando o interesse excessivo da mídia em suas vidas amorosas

Culpa de Neymar? Bruna Marquezine é humilhada em público, mas dá melhor resposta
‘Casal não morreu’: Neymar tem atitude linda e impensável com Bruna Marquezine
Luta por Neymar? Demi Lovato manda indireta a Bruna Marquezine e vídeo abala
Bruna Marquezine usa blusa Gucci de R$ 1 mil e repete saia de couro em jantar
Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa vão combinando à festa de lançamento de ‘Deus Salve o Rei’
Neymar se encanta com ‘paradinha’ de Bruna Marquezine
Bruna Marquezine nem aí para Neymar
Fãs se empolgam com indireta de Neymar que seria para Bruna Marquezine
Gatas FI! Ex de Neymar, Bruna Marquezine é flagrada com empresário paulista
Neymar se irrita ao ver Bruna Marquezine sentada no colo de rapaz nos EUA

--

--