Como a mídia tratou o caso Melanie Martinez

Valquiria de Carvalho
Observatório de Mídia
3 min readJan 3, 2018
Melanie Martinez e Timothy Heller (Foto: Reprodução)

Assédio é um assunto de suma importância e está sendo melhor abordado graças a várias denúncias de casos sendo expostos na mídia. Durante os últimos meses de 2017, várias mulheres sofreram abusos no transporte público paulista e segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram cerca de 135 estupros por dia no ano de 2016.

Muitas pessoas acreditam que o assédio (seja ele físico ou moral) só ocorre em relações heterossexuais, mas qualquer relação pode ser abusiva, independente de gênero e idade. A definição de assédio pelo dicionário é insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém.

O primeiro caso público de assédio entre mulheres foi denunciado no dia 4 de Dezembro de 2017, a vítima Timothy Heller acusou a ex-melhor amiga Melanie Martinez de abuso físico. O relato foi postado na rede social Twitter, numa sequência em que Heller conta sobre repetidas vezes em que a cantora tentou ter relações sexuais com ela.

Em uma noite, na qual as duas estavam sobre efeitos de maconha, ocorreu o abuso, Martinez negou as acusações e ainda alega que a vítima nunca havia dito não.

Dias após a primeira denúncia, outra amiga de Martinez foi a público dizendo que ocorreu algo parecido, ambas as vítimas sofreram retaliações nas redes por fãs que não acreditavam nos relatos.

A mídia brasileira não tratou do caso nas redes públicas de televisão, o assunto rodou integralmente pelas redes sociais, na qual inclusive youtubers comentaram o caso. Sites relacionados à música, além da revista Capricho, o site Omelete, o portal de noticias G1, o portal da Folha de São Paulo e o site do Buzzfeed noticiaram as acusações.

Análise das matérias

  • Folha de São Paulo

A matéria divulgada no site do jornal contou o ocorrido e divulgou partes do relato feito pela vítima. Não foi estendida uma discussão maior sobre o ocorrido, nem informações posteriores foram adicionadas, houve a inclusão de um tópico ao final sobre os recentes casos de assédio ocorrido no mundo das celebridades.

  • BuzzFeed

Já o site da BuzzFeed utilizou o seu método em tópicos para noticiar o ocorrido, contou com muitas imagens da cantora e de tuites sobre o assunto. A matéria abriu espaço para o assunto de que o abuso sexual independe de gênero e expôs a opinião de várias pessoas sobre o assunto. Mostrou como o público discutiu isso pelas redes.

Resolução

Melanie voltou a se pronunciar sobre o assunto nas redes sociais e acusou a ex-melhor amiga de estar se aproveitando de sua fama para ganhar visibilidade.

Tradução: “Eu entendo o quão difícil pode ser para enxergar meu lado da história, considerando que ninguém com um coração iria invalidar alguém falando sobre esse assunto. Quero agradecer aos meus fãs que usaram seu tempo para pesquisar na timeline, analisando as fotos antigas no Instagram, questionando a história contada e revelando as falsas acusações. Eu confiei em muitas pessoas que tiraram vantagem dessa confiança para conseguir suas vantagens. Por favor, saibam que minhas intenções com tudo o que eu faço sempre são puras e eu nunca teria um contato íntimo com alguém sem o seu consentimento.“

Não há nenhuma informação de caráter jurídico sobre a denúncia, e a discussão continua em pauta.

Lembrando, a culpa não é da vítima.

--

--

Valquiria de Carvalho
Observatório de Mídia

Jornalista, 23 anos. Entre idas e vindas escrevendo sobre assuntos da vida, trabalhos da faculdade e marketing digital.