Jornalismo e a privacidade dos cidadãos

Pedro Fonseca Esperidião Silva
Observatório de Mídia
2 min readDec 16, 2017

Celebridades como a princesa Kate Middleton já tiveram fotos íntimas publicadas por veículos

Veículos de imprensa e jornalistas lutam diariamente para arrecadar dinheiro e manter os recursos para o exercício da profissão. No entanto, para juntar essa quantia necessária de dinheiro muitas vezes utilizam- se métodos que são muito questionados pela população. Esses métodos levantam uma importante questão: “Até onde vai o limite de liberdade da imprensa?”

Princesa Kate Middleton

No jornalismo de celebridade é normal que os redatores e apresentadores utilizem assuntos pessoais dos famosos para atrair a atenção do público. Temas como separação, traição, luto, falência e ,até mesmo, procedimentos cirúrgicos são cartas repetidas no cotidiano das emissoras.

Apesar de sabermos que a figura pública deve estar disposta a sacrificar uma parte de sua privacidade quando assume este papel, poucos se perguntam até onde vai a liberdade dos jornalistas para adentrar na vida dessas pessoas.

Ter sua intimidade exposta para todos em veículos de comunicação pode causar um grande impacto psicológico em um pessoa. Além disso, revelar informações que não tem nenhum caráter de interesse público pode causar consequências nos relacionamentos e no trabalho dos envolvidos.Logo, não é difícil de imaginar a razão de tantas celebridades evitarem a imprensa.

Um dos casos mais emblemáticos em que a busca da imprensa pelas histórias de famosos foi o da trágica morte da princesa Diana. A princesa morreu em razão dos ferimentos de um acidente de carro. O acidente ocorreu durante enquanto o carro em que Diana estava tentou escapar dos paparazzi que a seguiam, vale ressaltar que o motorista estava alcoolizado durante a tentativa de fuga.

Não quero dizer que a culpa da morte foi dos jornalistas que estavam cumprindo sua função, mas quero ressaltar que algumas pessoas, convivendo tanto tempo como figuras públicas, sentem medo ao perceberem que não possuem a mesma privacidade que tinham antes. Assim, essas pessoas tomam medidas drásticas para tentar se ocultar das lentes das câmeras.

O caso de Diana não foi o último em que a família real inglesa sofreu com a invasão de privacidade de alguns paparazzi. A Duquesa Kate Middleton sofreu com um vazamento de fotos tiradas durante as férias que passou com seu marido. As fotos mostravam momentos em que a princesa aparecia sem partes de sua roupa.Logo após a publicação das fotos em uma revista francesa a família real demonstrou seu descontentamento.

Agoras se pararmos para pensar que mesmo a família real inglesa, uma das mais poderosas e protegidas de todo o mundo, pode encontrar problemas com as lentes da imprensa, imagine o cidadão comum que se vê como pauta das manchetes de amanhã.

Sendo assim, é necessário que os veículos jornalísticos revisem a maneira como abordam a vida do público em geral e começem a discutir quais são as informações verdadeiramente necessárias para as matérias que desejam publicar.

--

--