Ana Cristina
Observatório de Mídia
2 min readDec 21, 2017

--

“Nada se cria tudo se transforma”

Tudo muda. O que está em alta hoje, amanhã não está mais

E com o jornalismo não é diferente, a forma de abordagem com o público teve alterações consideráveis nos últimos anos. Matérias mais interativas e foco nas redes sociais tem sido o diferencial nessa nova “era” da informação.

Veículos como BuzzFeed e o PlayGround trazem uma forma distinta para o seu conteúdo digital. O primeiro inicialmente continha mais entretenimento e matérias em forma de lista, mas hoje já arriscam em grandes reportagens.Como é o exemplo da matéria sobre o Fofão da Augusta que carregou um tom romântico ao longo da matéria como se fosse uma história e não necessariamente uma reportagem.

https://www.buzzfeed.com/felitti/fofao-da-augusta-quem-me-chama-assim-nao-me-conhece?utm_term=.fcEl2mRvn#.vyOe8zNjV

O segundo aborda as notícias em forma de vídeos mais curtos com imagens jogadas e apenas legendas sobre o ocorrido, tendo um grande número de visualizações entre os leitores. Como mostra nesse vídeo sobre a prisão de Guantánamo.

https://www.facebook.com/PlayGroundBR/videos/494080897653560/

Todavia esses portais ainda necessitam de uma grande demanda de parcerias, tendo a maior parte de seu conteúdo baseado em propagandas para só assim poderem realizar uma grande reportagem com um tom mais informativo.

As mudanças ocorreram também no meio televisivo que é considerado uma frente mais tradicional e isto é perceptível na interação dos repórteres com as redes sociais no momento da transmissão do jornal.

Durante a exibição do programa eles acompanham o retorno dos espectadores de forma direta, podendo corrigir erros no instante em que a matéria é exibida.

Conforme o tempo passa o conteúdo tem que ser mais rápido e dinâmico, uma notícia se torna velha em poucas horas e este é o desafio desse novo jornalismo. Toda essa instantaneidade é o reflexo de como a sociedade se alterou e tende a mudar o tempo todo, pois, nada se cria tudo se transforma.

Links de apoio:

https://www.academiadomarketing.com.br/o-jornalismo-na-era-das-redes-sociais/

http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/12/12/buzzfeed-reforca-producao-jornalistica.html

--

--