O jornalismo perante as telas de cinema

Ana Cristina
Observatório de Mídia
2 min readDec 24, 2017
Imagem do filme: “O Abutre”

O cinema possui a capacidade de criar verdades e imagens, fazendo com que os telespectadores tenham impressões positivas ou negativas sobre os ocorridos

Em inúmeros filmes hollywoodianos percebe se a presença de personagens quem tem como profissão o jornalismo, todavia essas representações cinematográficas contém uma série de estereótipos em volta da carreira.

Às reproduções dos jornalistas trazem consigo uma ideia de que esses profissionais na maioria das vezes possuem um cunho egoísta e imoral, uma vez que, fazem de tudo para conseguir as informações necessárias para suas matérias. Muitos filmes apontam sobre o interesse público e o interesse do público para caracterizar o intuito das matérias veiculadas pelos jornais.

Um longa que retrata bem esses estereótipos negativos sobre a profissão é o “O Abutre” (2014), pois comenta sobre o fotojornalismo e em como a invasão de privacidade bate com o interesse do público, carregando um tom negativo quando o personagem principal da trama muda a realidade da cena para gerar mais sensacionalismo em volta da notícia.

Existe também a relação dos jornalistas com bebidas alcoólicas e o cigarro conduzindo uma percepção de que os escritores necessitam de tais para poderem amenizar os esforços psicológicos que o seus trabalhos resultam.

Antes o repórter era retratado como um herói e a partir dos anos 80 ocorreu uma mudança de sua figura para um ser calculista e distante dos leitores. Este fato se deu pela mudança ao retratar o jornalista como de televisão.

Entretanto, em filmes como “Spotlight” (2015), ganhador do óscar de melhor filme em 2016, é denotado um jornalismo investigativo e em como o profissional pode fazer a diferença, denunciando crimes abafados pelas grandes mídias. Criando uma ideia de que ainda existe salvação do fazer jornalístico.

Com essas retratações o cinema acaba por criar o que seria esperado de um jornalista ideal e o público acaba por ter uma imagem romantizada sobre a carreira. De certa forma os filmes buscam uma interpretação próxima a realidade e terminam com estereótipos disseminados por gerações.

--

--