Star Wars | O jornalismo aproveitador em cima de Mark Hamill

Júlia Belioglo
Observatório de Mídia
4 min readDec 29, 2017
Mark Hamill em cena do filme Star Wars: Os Últimos Jedi

Star Wars: Os Últimos Jedi teve uma estreia ofuscada em bilheteria se comparado ao seu antecessor, O Despertar da Força. Entretanto, o Episódio VIII do cânone oficial de Guerra nas Estrelas deu e continua dando o que falar por conta da história que foge dos padrões dos filmes anteriores. Isso justifica a má recepção dos espectadores registrada no site referência de críticas de cinema, Rotten Tomatoes.

Segundo os dados do site, o filme roteirizado e dirigido por Rian Johnson dividiu as opiniões, literalmente, pela metade. Com 51% de aprovação do público e 91% da crítica, o penúltimo episódio da nova trilogia é marcado como o pior em recepção — perdendo até mesmo do Episódio I: Ameaça Fantasma. O filme de 1999, considerado por muitos o pior da saga, é avaliado com 55% de aprovação da crítica e 59% do público.

Entre muitos argumentos de fãs contra o longa, surge uma notícia até mesmo nos maiores sites sobre entretenimento no Brasil. O Omelete publicou no dia 21 de dezembro, sete dias depois da estreia de Os Últimos Jedi, uma notícia de título “‘Ele não é o meu Luke Skywalker’, afirma Mark Hamill”. No corpo do texto, há uma transcrição do que o ator que interpreta Skywalker desde a trilogia clássica (1977–1983) teria dito em discordância às decisões tomadas por Rian Johnson para o seu personagem. E só. Nenhuma informação de quando essa declaração do ator foi feita, em que plataforma, para quem…

O único link de fonte leva ao site ComicBookMovie.com, que trata do assunto com poucos detalhes a mais. Blogs e sites de notícias menores voltados para o público nerd reproduziram a notícia da fala do ator, seguindo os mesmos moldes.

Notícias com títulos similares ganharam espaço nas redes no dia 21 de dezembro de 2017, uma semana após a estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi

Dois dias depois, na data de 23 de dezembro, notícias trazidas pelos mesmos sites diziam que Mark Hamill voltou atrás com sua palavra e que, depois de assistir ao filme, ele mesmo concluiu que estava errado.

Mark Hamill parece ter voltado atrás em suas declarações no dia 23 de dezembro

Os links foram compartilhados de maneira a montar a seguinte situação: o filme estreia dia 14 de dezembro e já sofre abalos por conta do registro baixo da aprovação dos fãs. Uma semana depois, um dos atores principais do longa vem à público dizer que não concordou com o que o roteiro dizia sobre o seu personagem e assim, dá mais motivos para que críticas negativas surjam. Se aquele que vive nas sombras do personagem há mais de 30 anos não concorda com o filme, não há razão para achá-lo bom. Dois dias depois, talvez por algum “puxão de orelha da Disney”, como sugeriram alguns fãs, o ator diz que estava errado e que a trajetória de Luke se encaixa bem na versão final do filme.

O problema é que esse jornalismo aproveitador que só reproduz informações rasas deixou de lado alguns dados que mudariam completamente essa realidade que foi criada para justificar e alimentar as críticas negativas em cima do filme.

A entrevista com transcrição reproduzida diversas vezes em diferentes sites, em que Hamill diz que sentia que não estava interpretando o mesmo Luke de antigamente, foi concedida à Vanity Fair em maio desse ano -data em que o filme não estava completamente finalizado. Esse fato já é o suficiente para repensar toda a situação arquitetada pelas notícias e os clickbaits criados.

Notícia escrita em 26 de maio de 2017 pelo portal Uol. Apesar de tendenciosa, contêm todas as informações sobre a entrevista polêmica de Mark Hamill.

A outra entrevista, noticiada em 23 de dezembro, na verdade foi divulgada pelo IMDb no dia 13 de dezembro, antes da estreia do filme. Naquele momento, as antigas declarações feitas pelo ator ainda não tinham peso negativo — até porque não havia má recepção dos fãs a ser nutrida, já que o longa ainda não tinha chegado aos cinemas.

A reprodução da fala antiga do ator, a má interpretação e a falta de visibilidade das declarações mais recentes fizeram necessária uma postagem no twitter pessoal do ator no dia 26 de dezembro. Ele alega estar arrependido de divulgar suas opiniões anteriormente, elogia Rian Johnson e o resultado final do filme.

“Eu me arrependo de ter falado sobre minhas dúvidas e inseguranças em público. Diferenças criativas são comuns em qualquer projeto, mas geralmente ficam na esfera privada. Tudo que eu queria era um bom filme. Tive mais do que isso -Rian Johnson fez um dos melhores de todos os tempos”, disse Hamill.

--

--