Os contratos de jogadores da Overwatch League a partir da season 2

Overwatch League Brasil
Observatório Overwatch
4 min readSep 26, 2018

Após o Florida Mayhem anunciar o DPS Damon “Apply” Conti como o primeiro jogador com um two way contract, na última segunda-feira, nós tivemos que lembrar o que dizia o anúncio da Overwatch League sobre as mudanças nos contratos de jogadores para 2019.

Assim, antes que mais jogadores com two way contracts sejam anunciados e nós fiquemos na dúvida, vamos esclarecer como funcionam os contratos da Overwatch League e as mudanças que eles sofrem a partir da segunda temporada.

Os requisitos

  • Todos os contratos devem ter duração de até três anos. O último ano pode ser um one-year option, ou seja, a organização tem prioridade sobre o jogador no último ano, mas, concretizar esse último ano do contrato é opção dela.
  • As organizações tem a obrigação de prover aos jogadores: um salário anual mínimo de 50 mil dólares, seguro de vida, planejamento de aposentadoria, moradia e estrutura para os treinos da equipe.
  • Os times devem ter o mínimo de oito e o máximo de doze jogadores até o dia 01 de dezembro (mas esse não é o dia do deadline de transferências, que ainda será anunciado).
  • Só podem ser contratados jogadores com 18 anos ou mais, ou, jogadores que completem 18 anos até o deadline definitivo da temporada, que ainda será definido. Esses jogadores estarão sob contrato, porém, estarão inativos no elenco até completarem 18 anos. JJoNak, super, sinatraa, Agilities e SPACE são exemplos de jogadores que completaram 18 anos ao decorrer da primeira temporada.
  • Pelo menos 50% das premiações da temporada (desempenho em playoffs de estágio e temporada) devem ser destinadas diretamente aos jogadores.
  • Todos os contratos são submetidos à organização da liga para revisão e aprovação.
Sinatraa é o jogador mais bem pago da Overwatch League em 2018: 150 mil dólares anuais. Imagem: Instagram do San Francisco Shock.

O que mudou?

  • O tamanho obrigatório dos elencos. Nessa primeira temporada os times tiveram a imposição de um mínimo de seis jogadores em seus elencos.

Florida Mayhem, o único time com seis jogadores em seu elenco, e o Los Angeles Gladiators, com sete jogadores no primeiro estágio da temporada, foram provas que começar a temporada com o elenco reduzido pode acabar sendo prejudicial.

Por outro lado, na reta final do título, o London Spitfire contava apenas com sete jogadores ativos em seu elenco, contrastando com o mesmo Spitfire campeão do estágio 1, a única equipe a começar a temporada com doze jogadores no elenco.

  • A duração dos contratos dos jogadores. Como uma experiência, a primeira temporada da Overwatch League teve contratos de um ano obrigatório, com a one-year option válida para a segunda temporada.

Não à toa, alguns times já optaram por renovar os contratos dos jogadores que eles pretendem manter, já nos novos moldes de 2019. É o caso, por exemplo, do Dallas Fuel:

Os contratos da Contenders

Diferentemente da Overwatch League, oito jogadores é o limite de um elenco disputando a Contenders.

Os jogadores da Contenders podem ser abordados e negociados por qualquer time da Overwatch League, contanto que o seu time atual da Contenders seja avisado com 24 horas de antecedência.

Essas negociações também estão sujeitas ao pagamento de uma taxa de transferência para o time da Contenders, além de qualquer bônus que eles incluam no negócio. Durante a primeira temporada da OWL, essa taxa era fixa em 25% do salário anual do jogador. A partir de agora essa taxa não tem mais valor fixo, porém, o valor máximo que ela pode atingir é 100% do salário anual do jogador.

Para evitar que os times da Contenders sejam prejudicados, a liga vai estipular alguns períodos de suspensão da janela de transferências, para que os times não percam peças importantes em momentos decisivos da competição, como os playoffs.

Os times da Overwatch League também tem prioridade sobre os jogadores dos seus academy teams (times da Contenders afiliados aos times da OWL). Assim que um time da Overwatch League fizer uma proposta por um jogador de um academy team, o time afiliado da Overwatch League tem um período estipulado para igualar a proposta.

Esse período estipulado é negociado no contrato do jogador e não pode ultrapassar sete dias.

Two way contract

Os two way contracts, ou, em tradução livre, “contratos de mão dupla”, permitem que o jogador esteja disponível para jogar tanto na Overwatch League quanto na Contenders, através do academy team. Mas, para isso, existem algumas restrições:

  • Cada time da Overwatch League pode ter, no máximo, quatro two way players por estágio da OWL. Esses jogadores fazem parte da somatória de doze jogadores permitidos em um elenco da OWL, e oito jogadores permitidos em um elenco da Contenders.
  • Os two way players podem jogar até duas partidas por estágio da Overwatch League. Passando dessa marca, eles estão automaticamente inelegíveis para jogos da Contenders.
  • Um time da Contenders pode ter, no máximo, dois two way players jogando em uma mesma partida.
  • Um two way player não pode jogar por ambos os times na mesma semana.
No dia seguinte, Elijah “Elk” Gallagher foi anunciado como jogador de two way contract pelo Philadelphia Fusion.

--

--

Overwatch League Brasil
Observatório Overwatch

Perfil NÃO-OFICIAL brasileiro que tem o intuito de informar e comentar sobre a Overwatch League. Você pode acompanhar em tempo real no Twitter @owleaguebr.