Um confronto Brasil e Argentina: Fury e Isurus se enfrentam na final

Cenário Overwatch BR
Observatório Overwatch
5 min readOct 29, 2018

O torneio da Argentina Game Show

O campeonato de Overwatch da Argentina Game Show acabou ontem, 28/10/2018, numa grande final, com direito a clássico mundial. A principal equipe argentina, Isurus Gaming, disputou em casa e garantiu a vitória de 3x0 sobre os brasileiros da Fury Australia, ex-Gira de Venganza e Breakdown Gaming.

O torneio da AGS foi dividido em classificatórias, playoffs e a grande final presencial. Em cada uma das quatro fases classificatórias avançavam duas equipes, totalizando oito equipes que disputariam os playoffs. As equipes da Looking for Org, Virtus Legion, INTZ, Isurus Gaming, Up Gaming, The Suquinho Nation, Fury (ex-Gira de Venganza) e Los Amigufens disputaram nos playoffs quem iria até a AGS disputar a final presencial. A Fury e a Isurus saíram vencedoras.

Tabela dos playoffs da AGS

A partida, um clássico internacional

O time da Isurus foi para a partida com Jhein, Ludwig, xRavaged, Beast, Ddx e Kaiza, uma line com dois DPS fortíssimos e que, apesar de ausentes por um período, certamente estão no nível de Contenders. Juntamente com a sinergia e a skill de um dos melhores times da região, a Isurus chegou muito forte para essa partida. Do outro lado, a recém Fury também contou com ausências e disputou a partida com Shinigami, Knight, Keath, Dagostim, Hugo e Dado. A conhecida suporte do cenário, Win98, não pôde viajar com a equipe, mas, ainda assim, se trata de uma line de respeito, que já havia retirado um mapa da Isurus nos playoffs da Contenders Season 2.

O início da final foi conturbado, alguns problemas técnicos com os fones de ouvido e um atraso de quase duas horas certamente incomodaram o público e os jogadores, que ainda assim foram com tudo na busca pelo título. A final seria uma melhor de cinco e a primeira equipe a conquistar três mapas sairia com o título.

O primeiro mapa do confronto foi Nepal, vimos GOATS x GOATS com algumas variações em alguns momentos. A equipe argentina conseguiu dominar o primeiro ponto com uma Mei do Jhein e o segundo ponto com um Zenyatta do Ddx, aumentando o dano da composição, levando o mapa por 2x0. Os suportes da equipe argentina jogaram sempre de forma muito agressiva, com o espaço e boas ults aplicadas pelos tanks e offtanks da equipe. Destaques para o trabalho do Beast no segundo ponto de D.Va, em que mesmo em um confronto Zenyatta x Ana, poucas potes ofensivas foram aplicadas da maneira desejada pela equipe da Fury, e também para o Dagostim, em uma bomb da D.va que permitiu a captura momentânea do primeiro ponto — nessa play o grav do Knight e o ótimo desempenho do Dado para manter o seu main tank vivo foram o melhor momento da equipe brasileira em Nepal.

O segundo mapa da disputa foi Eichenwalde. O primeiro ataque foi da Isurus, que capturou os três pontos. Trabalho muito bom do Keith, main tank da Fury, durante o segundo ponto, conseguindo realizar baixas inimigas com o dive do Winston. Ainda assim a Isurus empurrou bem a carga ao conseguir punir os adversários nas saídas do respawn, com um ótimo trabalho do xRavaged e o potencial de cura e agressividade da Ana do Ddx. Destaque para o excelente desempenho do Knight de Zarya no terceiro ponto, momento em que os brasileiros conseguiram o maior número de vitórias nas fights, sempre com muito dano e com um bom número de ults — contando inclusive com o nano do Dado para isso — e, apesar da captura dos três pontos por parte da Isurus, o jogador foi fundamental para a crescente brasileira no mapa.

Na sequência a equipe da Fury começou com um excelente ataque e rápida captura de ponto, vencendo uma team fight mesmo após o uso de ults por parte da Isurus. Entretanto, sofreu com a rápida mudança de composição da Isurus, para um dive com Phara do Ludwig e, mesmo com esforços, ficou a centímetros de entregar o segundo ponto do mapa, finalizado com um 3x1 para a equipe argentina.

O terceiro ponto foi Indústrias Volskaya, com a equipe argentina atacando primeiro. No ataque, a Isurus optou por uma rotação com o intuito de dominar o mega health pack. Garantindo picks e uma proteção forte, a equipe ganhou espaço com os tanks e garantiu o primeiro ponto. No segundo ponto a equipe argentina abriu vantagem após uma bela D.va bomb aplicada pelo offtank Beast, que assegurou a conquista. No ataque da equipe brasileira, os argentinos da Isurus mantiveram a mesma posição e apesar dos bons picks e da pressão colocada pela Phara do Shinigami, os brasileiros da Fury não conseguiram capitalizar o ponto, fechando o mapa por 2x0 em vitória da Isurus. Destaques para os suportes das duas equipes ao manterem as fights vivas por muito tempo; Hugo, Dado, Ddx e Kaiza conseguiram se posicionar sempre counterando algumas das principais ults inimigas.

Com o 3x0 em mapas a equipe da Isurus Gaming assegurou o título de campeão da Argentina Game Show, conquistando o título em casa e com o apoio da torcida. Os brasileiros da Fury ficaram com o vice e se consolidam ainda mais no cenário sul-americano como uma das principais equipes da região.

O futuro e a Contenders Season 3

Apesar de ainda não ter anunciado a nova line de DPS da equipe, a Isurus Gaming chega com a moral elevada para a nova temporada da Contenders. Após a derrota nas semifinais do torneio presencial da GameXP, o próprio Beast deu declarações de como buscaria dar a volta por cima para desempenhar o melhor gameplay que ele já havia jogado, e levando em conta o desempenho do offtank nessa final, ele disse a verdade.

A equipe foi dominante no GOATS, no Dive e manteve um excelente controle de movimentação, mostrando que está com as estratégias apuradas. Dessa vez a equipe chega como campeã de um torneio SA, dentro de casa e com os jogadores no seu mais alto nível. Talvez a equipe esteja pronta para assumir o posto de campeão da Contenders South America. Será?

Com o vice-campeonato, a Fury Australia chega para a Contenders Season 3 com um ótimo status. Após alcançar um bom nível na Season 2, finalizando a temporada nas quartas de final, os jogadores podem chegar com a moral alta também. Um top 8 na Contenders Season 2, um top 4 no torneio brasileiro da Gamecon e um top 2 em um torneio sul-americano é mais do que o suficiente para provar que a equipe é uma das grandes no cenário SA.

Com uma crescente de resultados e desempenho, o manager da equipe Hugo declarou que a equipe sai fortalecida após essa experiência presencial na AGS, e quando perguntado disse que ameta atual da equipe é de atingir o top 4 na Contenders Season 3. Além disso, o manager declarou que a equipe vai continuar mantendo o estilo de jogo, sempre buscando aprimorar. Com todos esses resultados e desempenho ninguém mais duvida de onde essa equipe pode chegar!

--

--