#004 Dose Mariana Ikehara | Educação física, corpo e boxe.

Fran Brito
OCEANA | De dose em dose
3 min readJul 11, 2020

Nesse quarto episódio nossa convidada é a Mariana Ikehara, formada em Educação Física e com uma história bem particular para contar para nós, sobre seus sentimentos em relação a profissão, ao seu corpo, vontades do futuro, a prática do boxe, inclusive como esporte de rendimento e muito mais.

Eu sempre gosto de lembrar que nós registramos histórias únicas, a intenção não é representar ninguém, a não ser a si mesma. Cada mulher que passa por aqui teve suas próprias experiências e é necessário reconhecer isso para poder escutar o que elas tem a nos contar.

Nesse episódio, como falamos um pouco sobre corpo, padrão de beleza, que é o corpo magro, corpo não-padrão, pressão estética, eu preferi deixar claro no começo que, pressão é diferente de opressão, portanto, diversos corpos podem sentir pressões, ou não, vai da experiência de cada um a perceber e lidar com isso, porém, isso não significa necessariamente sofrer gordofobia, que é uma opressão, que exclui pessoas gordas do acesso a direitos e espaços. Eu comentei que iria deixar algum material sobre isso e acabei achando um vídeo bem legal, interativo e responsável, ele vai estar nas referências complementares.

A Mari identifica para gente que, mesmo que ela não tenha um corpo-padrão, que seria esse o corpo magro, ela nunca passou por gordofobia, e também conseguiu, na medida do possível, sempre se dar bem com o seu corpo. Essa é a experiência dela e é bem interessante ouvir sobre as suas impressões e sentimentos, o que passou e o que deixou de passar em sua trajetória.

Ela traz uma mensagem muito legal como pessoa e como profissional, o que, no fundo, são coisas que se alimentam mutuamente. Vale a pena escutar, então aproveitem bem esse episódio.

Algumas pessoas me perguntaram quantos episódios o Oceana vai ter e, na verdade, eu gosto de seguir o fluxo das oportunidades e das ideias, eu nunca sei se esse é o nosso último episódio ou não. É tudo uma grande surpresa, o importante é aproveitar cada convidada, me divertir, proporcionar para elas esse espaço e, quem sabe, levar essas conversas como doses de inspiração, ou não, para quem está nos escutando.

Então é isso, espero que gostem e se o fluxo for o certo, nós encontramos no próximo episódio.

Alguns pontos finais:

  • No episódio eu falo “boa sexta”, pois gravamos na sexta-feira, dia 10/07.
  • Por questão de copyrights, estou usando as vinhentas de diversos sites e pra ese episódio usei a música Focus on Love.

No corpo, não existe nada que “devesse ser” de algum jeito. A questão não está no tamanho, no formato ou na idade, nem mesmo no fato de ter tudo aos pares, pois algumas pessoas não têm. A questão selvagem está em saber se esse corpo sente, se ele tem um vínculo adequado com o prazer, com o coração, com a alma, com o mundo selvagem. (Corpo Jubiloso)

Clarissa Pinkola — Mulheres Que Correm com os Lobos.

NOS ACOMPANHE NAS REDES

INSTAGRAM MARIANA

INSTAGRAM OCEANA

--

--

Fran Brito
OCEANA | De dose em dose

— mesmo na correria, eu sigo em busca das sutilezas. não posso deixar as distrações passarem batidas | ryane leão ✨