Demônios e Diabos você sabe realmente o que são em Shadow of the Demon Lord?

Jasper Vieira
O Corvo de Cartola
Published in
7 min readSep 27, 2020
Demônio gigantesco

Olá, caros leitores, hoje vou trazer um assunto que por muito tempo me deixava incomodado ou que me confundia quando pensava em seres demoníacos em Shadow of the Demon Lord, e logo eles que estão justamente no título desse querido RPG de Fantasia Sombria.

O que você vai encontrar nesse post?

  • Uma visão comum sobre os demônios
  • Os demônios segunda a igreja Cristã
  • Os demônios na cultura Pop
  • A origem dos demônios em Shadow of the Demon Lord
  • Os demônios e Diabos em Shadow of the Demon Lord

Uma visão comum sobre demônios

O senso comum coloca demônios como qualquer entidade ou espírito maligno ou NÃO, e os denominam de diversas formas: Satanás, Lúcifer, Belzebu, Diabo, , Asmodeus, Baphomet, Satã, Balaão, dentre outros tantos e de fés e mitos diferentes como os Exus, Hades, Shiva, etc. Para o senso comum, todos esses são demônios, incluindo o Diabo, Lúcifer ou Satanás sendo a mesma entidade de modo genérico.

Para o senso comum, o diabo é o demônio, o líder de outros demônios, de espíritos sem luz ou anjos caídos. O inimigo do Criador, aquele que se rebela e que faz de tudo para destruir a humanidade, a criação perfeita de Deus. Para nós, os demônios entram em nossas vidas para nos matar e destruir, alguns são ardilosos, levando à ganância, outros luxúria, ao vício e/ou à violência. Todos, no entanto, seguem as ordens de uma única e perigosa entidade que vive no inferno torturando as almas dos que não foram justos quando vivos.

Sendo assim, tudo a nossa volta que nos cause algum mal pode ser influência demoníaca e possivelmente a mando de Satanás no inferno.

Baphomet

Os demônios segunda a igreja Cristã

A Bíblia Cristã tende a não generalizar como o senso comum. No antigo testamento se fala de outros deuses, de ídolos e de forças opositoras. Em um dos livros da Bíblia, Êxodos 15:11–12 podemos ver no texto que diz:

“Quem entre os deuses

é semelhante a ti, Senhor?

Quem é semelhante a ti?

Majestoso em santidade,

terrível em feitos gloriosos,

autor de maravilhas?”

Aqui se vê que nem toda entidade é considerada um demônio ainda.

Vamos ver, no entanto, que no Livro de Jô, Satanás irá arruinar a vida de um homem devoto para provar que a fidelidade que o servo tem com Deus é apenas pela sua boa vida cheia de graças.

“O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”.

Então Satanás saiu da presença do Senhor”.

Jó 1:12

Nós veremos que Satanás é o Diabo, a Serpente, o Dragão do Apocalipse.

“Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra”.

Apocalipse 12:7–9

Satanás então é mais que um demônio, é uma força corruptora, uma entidade que tenta o homem e seus líderes a cometerem atos malignos, injustos ou contra a lei de Deus. Não vemos na Bíblia outros nomes como Asmodeus ou Baphomet. No entanto, é descrito várias vezes sobre pessoas endemoniadas, isto é: pessoas com espíritos imundos dominando seus corpos. Há relatos de Jesus expulsando e até obrigando demônios a calarem a boca.

“Na sinagoga havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força: “Ah!, que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu, e disse: “Cale-se e saia dele!” Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos e saiu dele sem o ferir. Todos ficaram admirados e diziam uns aos outros: “Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem!”

Lucas 4:33–36

O que podemos concluir é que a Bíblia designa os demônios como seres inferiores, alguns subalternos, outros não, a Satanás.

Livrando de possessão demoníaca

Os demônios da Cultura Pop

O exorcista

Em um dos filmes mais aclamados de todos os tempos vemos uma menina sendo possuída por um demônio (Pazuzu). Aqui podemos ver como um demônio ataca por possessão, deixando vítimas e causando o caos a todos a sua volta.

Lilith

Uma das figuras mais controversas da cultura pop, a “primeira mulher”. Podemos encontrar diversos textos e relatos sobre essa figura que se tornou popular em livros, jogos e filmes. Segundo diversas fontes, Lilith é considerada um demônio ou um espírito maligno. Ela pode ter diversos poderes e funções, em algumas, ela é um deusa e outros pode trabalhar como um sucumbus, um tipo de demônio que seduz os homens. Seu mito contribui para a ideia que demônios não são apenas seres de possessões, mas criaturas que tem inteligência e ambições além das ordens de seu mestre Satanás.

Séries como True Blood faz referencia ao mito de Lilith.

Lilith aqui representada como a Rainha dos Vampiros

Diablo

Um dos jogos mais aclamados da Blizzard, Diablo conta a história de um mundo no qual um ser de malevolência descomunal está despertando e só isso já faz mortos-vivos caminharem e outras criaturas começarem um rastro de destruição. A franquia rendeu mais 2 continuações Diablo II e III e está sendo produzida um IV no qual Lilith pode aparecer.

Lilith aqui representa a Rainha dos demônios

Supernatural

Série Televisiva no qual dois irmãos caçam monstros, dentre eles demônios. Nessa série, os demônios são seres ainda mais comuns, podendo fazerem pactos com os humanos em troca de suas almas. Esse fato trás ao senso comum que os demônios, qualquer demônio, poderia barganhar com suas vítimas para ter sua alma. O que pode gerar confusão em jogadores de SotDL.

A lista pode ser extensão, mas o meu objetivo aqui é mostrar que a cultura pop pode ter influenciado ainda mais o senso comum que demônios e diabos são a mesma coisa com nomes diferentes e talvez com os mesmos poderes.

A origem dos demônios em Shadow of the Demon Lord

Aqui não irei tratar da história do cenário do jogo e sim, de como o autor Robert Schawlb pode ter sido influenciado pelo RPG mais popular. É sabido por todos que o autor trabalhou e ainda trabalha produzindo conteúdo para Dungeon & Dragons e muito do que vemos em Shadow of the Demon Lord tem seu pé lá. Sendo assim, não é de estranhar que os demônios de SotDL sejam uma versão, talvez melhorada do jogo que o inspirou. Em D&D os demônios e os diabos estão divididos em dois grupos um que vive no Abismo e o outro que vive nos Nove Infernos, os diabos são seres ardilosos em uma grande guerra e que usam os mortais como marionetes ou armas em suas batalhas. Os demônios são seres de caos, que gostam de atravessar para o mundo material para explorar ou quando são convocados para servirem algum mago louco. Essa premissa básica está bem próxima do que vemos em Urth, mundo oficial do jogo.

Os demônios e diabos em Shadow of the Demon Lord

Em Shadow of the Demon Lord, Robert colocou os demônios como uma força de caos e destruição, sem nenhuma ou pouca vontade de manipular seres vivos. Grupos de adoradores e que desejam o fim do mundo tentam fazer rituais para invocar esses seres. Outros demônios conseguem atravessar fendas do vazio (o local onde eles vivem) para causar destruição. Além disso, como é um jogo de Fantasia Sombria, as coisas nem sempre dão certo. Talvez um grupo que esteja fazendo um ritual para alguma divindade pagã e sem querer abre uma fenda e um desses demônios passe possuindo a vítima ou se materializando em algo asqueroso e cruel no mundo. Os demônios aqui estão mais próximo do Pazuzu de o Exorcista ou dos demônios descritos na Bíblia que causavam destruição.

Já os diabos em Urth são uma versão dos corruptores, sendo mais próximos de Lilith ou dos demônios de Supernatural. Diferente do D&D, os diabos não estão em uma luta sangrenta nos Nove Infernos, apesar de estarem no inferno. Em SotDL, eles são fadas malignas, que tem a missão de corromper as almas dos vivos para que essas almas sejam alimento deles no inferno. Esses seres para terem essas almas carregadas de corrupção são capazes de pactos, sussurros (aquele diabinho no ombro), são causadores de intrigas, de luxúrias e outros pecados para seduzir os vivos.

Para quem não sabe, Shadow of the Demon Lord é um jogo de “mesa” onde os jogadores decidem livremente as ações dos personagens com que estão jogando, chamado de RPG (RolePlayGame). O objetivo do jogo é participar de uma história de horror, violência e ação, no qual um dos jogadores propõe alguns desafios e os demais usam seus personagens para sobrepuja-los de alguma forma. Terminando esses desafios temos uma história cheia de emoção.

Você pode conhecer mais sobre Shadow of the Demon Lord no site da Editora Pensamento Coletivo, participar dos Grupos de discussão no Facebook e no WhtasApp e ouvir o PodCast DemoCastBR.

--

--

Jasper Vieira
O Corvo de Cartola

Me siga se curte a vida, se ama sua profissão e quer ter informações sobre Produtividade, Marketing Digital e um pouco de RPG!