Aprenda a definir metas: Como encontrar seu propósito, vencer o medo e empreender com Angelo Longhi | Maturitha

Andre Piazza ↗️
octanage
Published in
8 min readApr 18, 2018

“Permita-se sonhar! Sonhar não ocupa espaço e não gasta energia. Se o nosso sonho nos faz uma pessoa um pouquinho melhor, o sonho já cumpriu a sua missão.”

Neste episódio, Andre Piazza entrevista Angelo Longhi: coach, comunicador, palestrante motivacional, casado e pai de 4 filhos, apaixonado pela vida e grande fã de metas. Diretor da Maturitha Desenvolvimento Humano e Empresarial. Formado em Administração de Empresas pela UFRGS e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), hoje é Presidente da Instituto Brasileiro de Coaching de Inteligência Múltiplas (IBRACIM).

Assine ao Podcast Grátis no Apple Podcasts | Spotify | Android

Escute o Episódio

Momentos Marcantes da Entrevista

“Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê.”

~ Mark Twain

  • “Encontrar a razão para viver está intimamente ligado à vivência dos meus valores, inclusive quando há perdas materiais envolvidas.”
  • “Quando você fica nos seus valores é a hora que o caminho começa a se iluminar.”
  • “Posso dizer com absolutamente certeza de que a missão pessoal não está onde existe a quebra de valores.”
  • “É preciso coragem para viver essa vida de valores e decisão.”
  • “Percebi que tudo aquilo que te deixa muito na zona de conforto não te ajuda a amadurecer.”
  • “Como coach, elevo o nível de maturidade, decisão, e de coragem da pessoa humana.”
  • “É preciso de decisão e coragem para viver plenamente — ambas qualidades bem ligadas ao empreendedorismo.”

“Coragem é vencer o medo.”

  • “O grande remédio para o medo é ter metas claras, que lhe posicionem num plano de ação.”
  • “Nosso cérebro trabalha por metas. As metas geram ânimo motivacional e um porquê mais forte que tornam jornada muito mais gostosa enquanto se faz o que é necessário para atingir a meta.”
  • “Você está desanimado? Estabeleça metas.”
  • “A prática da gratidão, a validação, o elogio, eleva o ser humano para um novo patamar.”
  • “Cheguei onde cheguei dizendo SIM aos meus valores, e NÃO a algumas tentações que me apareceram ao longo do caminho que contrariavam os meus valores.”
  • “O mundo não carece de exemplos; o mundo carece de acreditar que é possível.”

“Permita-se sonhar! Sonhar não ocupa espaço e não gasta energia. Se o nosso sonho nos faz uma pessoa um pouquinho melhor, o sonho já cumpriu a sua missão.”

Dicas e Aprendizados

  • Angelo, qual a sua missão pessoal? Dizer para as pessoas que é possível ter uma vida plena.
  • Como você identificou a sua missão pessoal? Foi uma descoberta . Houve uma ansiedade muito grande para descobri-la. Mark Twain diz que “os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê.” A primeira coisa para descobrir a missão de vida é não esquentar a cabeça. Curta o caminho. Se você tem valores, boas intenções, o coração aberto e um desejo de viver em abundância, o caminho vai aparecer. Para mim aconteceu com quase 40 anos de idade que eu entendi o que estou fazendo no planeta! Olhando agora toda a formação que a vida me deu, como podia ter tido uma vida mais extraordinária! Uma visão mais otimista, mais esperançosa, como “puxa, não entendo porque isso aconteceu, mas um dia vai se encaixar na história da minha vida”. Quando a gente chega lá, diz “uau, fantástico!
  • O que as pessoas não sabem sobre encontrar a sua missão pessoal e que deveriam saber? Primeiro, fique tranquilo, não seja ansioso por descobrir essa missão. Segundo: fique firme nos seus valores. Estamos passando por uma crise de valores. Nunca tive a dimensão de quanto os valores que recebi durante a vida seriam tão decisivos. Encontrar a razão para viver está intimamente ligado à vivência dos meus valores, inclusive quando há perdas materiais envolvidas (como por exemplo: o que vou comer amanhã). Quando você fica nos seus valores é a hora que o caminho começa a se iluminar. Terceiro: é preciso coragem para viver essa vida de valores e decisão. Posso dizer com absolutamente certeza de que a missão pessoal não está onde existe a quebra de valores. O medo de passar necessidade faz com que a pessoa renuncie aos seus valores.
  • Qual o problema que a Maturitha resolve? Maturitha vem de maturidade em italiano. A Maturitha é fruto das minhas decisões corajosas. Surgiu no momento em que sou Diretor Administrativo e Financeiro, onde consegui engrenar a carreira que eu havia planejado. De repente, começou a faltar realização e haver tristeza, depressão, e me faltou coragem para tomar uma decisão. Olhei para trás na minha história, vi aquilo que eu gostava muito de fazer, e que já havia feito bastante de forma gratuita e pro-bono: ajudando pessoas a se comunicarem melhor. Percebi que tudo aquilo que te deixa muito na zona de conforto não te ajuda a amadurecer. Após alguns anos, dois ou três, consegui tomar a decisão de abrir a Maturitha com o desejo de ajudar pessoas, equipes, empresas a tomar a decisão e experimentar a maturidade humana através de palestras, treinamentos, consultoria, coaching. Quando você adota essa visão de vida de buscar o seu 10 pessoal, vem o sucesso, o dinheiro, os bons relacionamentos. Elevamos o nível de maturidade, de decisão, e de coragem da pessoa humana.
  • Sobre a grande virada de amadurecimento: o que os nossos ouvintes podem fazer de forma prática para se tornarem pessoas mais maduras? O processo de maturidade humana é inerente ao ser humano. A vida vai lhe exigir maturidade. Estudos científicos demonstram que a química cerebral muda e nos move nessa direção depois dos 35, 40 anos. Você pode ignorar, e às vezes isso se torna depressão, angústia ou frustração. A primeira coisa a saber é: não ter medo. Mantenha aquele desejo, ideia, atitude de plenamente querer as coisas. É preciso decisão e coragem para viver plenamente — ambas bem ligadas ao empreendedorismo. Não fosse assim estaríamos nas cavernas até hoje!
  • Qual o seu conselho para as pessoas que estão enfrentando o medo para se entregar a essas decisões? Essa é uma das coisas mais fantásticas de se trabalhar no ser humano: identificar o medo. Coragem é vencer o medo. O grande remédio para o medo é ter metas claras, que lhe posicionem num plano de ação. Nosso cérebro trabalha por metas. Nosso cérebro trabalha por metas. As metas geram ânimo motivacional e um porquê mais forte que tornam jornada muito mais gostosa enquanto se faz o que é necessário para atingir a meta. Você está desanimado? Estabeleça metas. Permita-se sonhar! Sonhe, não ocupa espaço, e não gasta energia.

Jogo Rápido

  • Angelo, qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Uma consultora de renome um dia me falou durante uma conversa: “Você não tem ideia de quanto as pessoas pagariam para viver o que você vive!” Parei de focar no que eu não tenho e comecei a olhar o que tenho e que aquilo que eu vivo. Parei de me comparar com os outros.
  • O que se pode fazer para ver a vida sob essa perspectiva? A prática da gratidão, a validação, o elogio, eleva o ser humano para um novo patamar. Leia e pratique os exercícios nesses livros sobre Gratidão: Agradeça e Seja Feliz!; Livros Escritos por Robert Emmons; Prática da Gratidão
  • O que você como empreendedor não pode viver sem? Valores. Cheguei onde cheguei dizendo SIM aos meus valores, e NÃO a algumas tentações que me apareceram ao longo do caminho que contrariavam os meus valores.
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Alguns Santos da Igreja Católica como São Francisco de Assis, São Bento, Santa Teresinha do Menino Jesus e Santo Antônio que acabaram marcando a minha vida. Hoje, olho para algumas figuras como o youtuber Dan Brown, palestrante com uma linha de esperança, ter sonhos, sem pegar atalhos. Karol Wojtyla, Papa João Paulo II, um homem que soube ter metas claríssimas e que soube curtir e confiar. Papa Bento XVI. E meu avô, que era uma pessoa trabalhadora que conquistou muitas metas na sua vida, ao mesmo tempo que era uma pessoa muito humana. Tive uma infância fantástica com esse avô que me ensinou o valor do trabalho.
  • Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: aplicativos proprietários de coaching são ferramentas excelentes do atendimento de clientes à produtividade.
  • Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. O livro “Essencialismo: A disciplinada busca por menos” por Greg Mckeown que mostra que você tem tempo sim, se fizer a coisa certa; e filmes como “Desafiando gigantes“, “Corajosos“, “Extraordinário” que abordam decisões de vida.
  • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar sua carreira como coach? É possível e é real viver uma vida plena. O mundo não carece de exemplos; o mundo carece de acreditar que é possível.
  • Dica de ouro para os nossos ouvintes: Permita-se sonhar! Você está dando um grande passo na direção da realização, da coragem, da dopamina (risos). Se o nosso sonho nos faz uma pessoa um pouquinho melhor, o sonho já cumpriu a sua finalidade.

Assine ao Podcast Grátis no Apple Podcasts | Spotify | Android

Recursos Mencionados

Conecte com o Angelo nas Redes Sociais

Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender

Assine grátis ao Octanage e receba novos episódios diretamente no seu dispositivo
Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá sp^m!

Patrocínio

Rocket.Chat patrocina este episódio do Octanage Podcast

Originally published at octanage.com on April 18, 2018.

--

--

Andre Piazza ↗️
octanage

Learner: student of business, student of life. Product / Marketing leader. Podcaster @OctanagePodcast, editor @ItsYourTurnBlog, Seth Godin’s @alt_MBA alumnus.