Design de Propósito
Existe um estudo por trás de cada design, cada objetivo e o propósito faz com que gere grande impacto.
Não se trata de gostos pessoais ou de “achismos”, mas de um conjunto de elementos que representam melhor uma marca.
“Para criar marcas pessoais, o design traz o diferencial de ter um olhar sistêmico: vê o contexto do cliente, e como isso interfere no seu entorno emocional, racional, intuitivo” Fabio Kerk
Estive em entrevista com o Fabio Kerk para o Octanage falando sobre a importância da criação de marcas pessoais. Veja os principais trechos da conversa a seguir.
Qual é sua maior competência?
Fabio - A minha maior competência é o design, me especializei em criar identidades pessoais: faço marcas, tento ler pessoas, e trazer como imagem algo que as represente.
O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre criar marcas pessoais?
Fabio - Primeiro, as pessoas têm tudo e sabem tudo o que precisam para elas mesmas, embora muitas vezes não consigam ver a si. O grande diferencial do design é o olhar sistêmico: não vê só o cliente em si, mas todo o seu contexto, e como isso interfere no seu entorno emocional, racional, intuitivo.
Tudo o que uma pessoa faz e pensa diz como ela é, quanto mais conhecemos os nossos clientes, melhor se traduz uma marca.
Qual é o problema que o Workshop Eu Sou a Minha Marca resolve?
Fabio - Encontrar o que faz o participante levantar a cada dia e faz os seus olhos brilharem; o que essa pessoa gosta, qual o assunto que ela tem prazer em falar; fazer com que a pessoa se encontre com ela mesma. O primeiro dia é introspectivo, no qual ajudamos a pessoa a encontrar o seu nicho. No segundo dia, passamos estratégias de marketing e ferramentas para se posicionar melhor no Instagram — a especialidade do Marcelo Antonioli.
Tantas pessoas têm um grande diferencial para desenvolver a sua marca pessoal, mas não conseguem transmitir os seus aspectos mais relevantes. Essa abordagem introspectiva do workshop é muito interessante, porque mostra o potencial que cada um já traz, mas não sabia comunicar.
Qual foi o seu maior desafio como empreendedor?
Fábio — Meu momento mais difícil foi quando trabalhei para uma outra empresa. Todo dia eu acordava com mau humor, a grana era pouca, o tempo era escasso, não conseguia estar perto da minha filha e não conseguia fazer o que eu amava. Então procurei saber qual tipo de benefício teria se pedisse demissão. Eu já havia tentado trabalhar home office umas 5 vezes, mas essa foi a definitiva, fui atrás do meu propósito, do que me faria feliz.
Insistir no que nos faz felizes nunca é um desperdício de tempo, em algum momento tudo começa a dar certo. O nosso entrevistado não quis perder os momentos mais importantes da vida e seguiu o seu propósito.
O que se pode fazer para encontrar o seu propósito pessoal?
Fabio - A ferramenta mais poderosa é parar e através de meditação visualizar o que você foi construindo durante a vida toda: as atividades que você repetiu, que deu prazer, e que por vários motivos acabaram sendo inibidos por crenças limitadoras. Encontrar essa intersecção. Os dois momentos mais importantes da nossa vida são: o nascimento, e o dia em que encontramos o nosso propósito pessoal!
O nosso propósito sempre esteve dentro de nós, a questão é não procurá-lo fora, mas relembrar o que sempre nos fez sorrir, o que nos trazia motivação, o que sempre fizemos bem.
Dicas do nosso entrevistado
Livro: “Ordens da Ajuda” de Bert Hellinger. Faz com que você restabeleça a ordem que pode utilizar no seu dia a dia tanto como pessoa quanto empreendedor. São 5 ordens da ajuda e ele descreve isso perfeitamente bem.
Seriado: “Abstract” sobre designers, muito inspirador! Traz referências maravilhosas e como é um processo criativo.
Fabio - A grande dica é: não adianta você seguir qualquer receita se não tiver poder sobre você mesmo, se não tiver consciência. O nosso propósito hoje está muito conectado com o que fomos construindo a vida toda.
O nosso propósito não é algo novo ou não seria autêntico, é algo que faz parte de nós, da nossa história e é o que torna uma marca única. Você já descobriu o seu? Então já sabe por onde começar.
Se você se sentiu mais motivado depois de ler este artigo, não deixe de ouvir a entrevista na íntegra no nosso Podcast Octanage pelo link https://octanage.com/e034. Nos vemos por lá!
Sobre o Octanage
É um Podcast com entrevistas e dicas práticas para todo empreendedor.
O Octanage nasceu para deixar o empreendedorismo mais perto das pessoas. Nosso objetivo é inspirar uma multidão ao redor do mundo a empreender melhor e a não desistir.
Siga o Octanage PodCast no Spotify, Deezer, Apple Podcast, LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter
VINX Digital
VINX é uma agência de marketing digital com o foco em ajudar pequenas e médias empresas a expandirem sua presença digital e a atingirem os seus objetivos.
Eu lidero a agência a partir de experiências anteriores em ter administrado e construído as minhas próprias empresas desde o início. Atrelado ao sucesso de ajudar outros empreendedores a atingir o sucesso no Brasil e depois no Reino Unido.
Acredito que para ter sucesso em levar as principais técnicas para outros negócios, é preciso entendê-los com profundidade. Construir e manter o relacionamento, celebrando as conquistas, aprendendo com as falhas. Adaptando e melhorando o que fazemos. JUNTOS!
Algumas agências costumam oferecer soluções prontas, sem se preocupar com a distinção de cada negócio. Fazem apenas pequenos ajustes no que já foi feito para outros. Presumem que os seus clientes tenham o completo domínio das mídias digitais e disponibilidade de tempo para a criação do seu próprio conteúdo.
Mas isso não é verdade. Dessa forma, criei o VINX para ser diferente.
Deixe o seu comentário e feedback :)