Inovação & Código Aberto: Um novo capítulo da internet com Gabriel Engel | Rocket.Chat

Vinicius Fachinetto
octanage
Published in
8 min readOct 12, 2020

A inovação acontece quando quebramos barreiras, ousamos transformar as nossas ideias e nos impulsionamos em direção aos nossos propósitos.

Paciência, resiliência e determinação fizeram parte da trajetória de Gabriel Engel para conquistar o seus objetivos com o Rocket.Chat.

“Quando vimos tínhamos 30.000 pessoas visitando o website nas primeiras 24 horas de lançamento.” Gabriel Engel

Essa foi uma entrevista gravada para o @octanage episódio Inovação & Código Aberto: Um novo capítulo da internet com Gabriel Engel | Rocket.Chat (E013) na qual conhecemos os principais momentos de sua trajetória de sucesso e entendemos o que foi mais importante em cada conquista.

O Rocket.Chat

“O Rocket.Chat traz comunicação em tempo real. Não inventamos o chat, nem a interface. Fomos pioneiros em montá-lo como uma plataforma e não simplesmente como um app. Pensamos: quando as pessoas entendem que o código é aberto e que a funcionalidade pode ser expandida, elas vão muito além do que conseguiriam fazer com um produto-proprietário, limitado por aquilo que ele faz. Tentamos trazer as funcionalidades de um produto aberto, como o email, para o mundo dos chats e de comunicações rápidas e em tempo real”.

A empatia é o nosso maior super-poder

Criamos falsas impressões de pessoas de sucesso, quando pensamos em algum empresário de sucesso, temos a tendência de remeter à uma imagem de relações de poder em detrimento do ganho dos outros. Mas isso é extremamente equivocado e restringe inúmeras oportunidades. Ser empático e saber enxergar o todo, é o melhor investimento.

O nosso entrevistado do Octanage, aprendeu logo um grande ensinamento para ter sucesso, a integridade. Construiu relacionamentos fortes e sempre visou os benefícios para todos os envolvidos. Sem esperar algo disso, foi recompensado de forma surpreendente.

“Uma das lições mais importantes que aprendi com o meu pai e meu avô, uma família de empreendedores, foi o quanto é importante ser justo nas negociações, sem tentar extrair o máximo de cada fornecedor ou cliente. Os negócios sempre devem favorecer ao dois lados. As relações são muito mais promissoras a longo-prazo, é onde se cria confiança. Você recebe mais frutos por abrir mão de benefícios imediatos. Se pensarmos assim, nossas decisões serão diferentes. Algo bem concreto aconteceu comigo na ocasião do aporte de capital de 5 milhões de dólares da NEA na Rocket.Chat. Na primeira reunião, o investidor Harry Weller me disse: ‘já fiz meu dever de casa. Liguei para as pessoas que fizeram negócio contigo no passado e todos me falaram muito bem de ti! Disseram que eu tinha de fazer negócio’. O que vai um dia volta. Eu não sabia que ele faria isso. Imagine se eu tivesse sacaneado alguém do meu passado? Esse negócio não teria acontecido”.

Na jornada do empreendedorismo aprendemos a ter visão, a mudar de perspectiva e a ter paciência com os testes. O que é rápido e fácil, tem um prazo de validade mais curto, perde a importância muito cedo.

“A dica mais valiosa que eu recebi veio do nosso investidor, Harry Weller, quando um contrato que estávamos esperando não fechou: ‘não se preocupe. Não é um sprint; é uma maratona.’ Sempre lembro disso quando algo dá errado: é apenas um tropeço no caminho longo. Também lembro disso no contexto do ikigai, uma expressão japonesa que significa a junção entre quatro coisas: algo que você faz bem, algo que o mundo precisa, algo que as pessoas estão dispostas a pagar, e algo que te faz bem. Isso é o seu motivo de ser, a razão da sua existência. Quando desenvolvi o Rocket.Chat, encontrei o meu ikigai”.

Diagrama do Ikigai. Fonte: Instituto Próspera

O empreendedorismo não é feito de frases de efeito, é exigente! Você leva outras pessoas consigo por um caminho de incertezas por acreditar. Precisa aprender a errar, saber lidar com as falhas e não perder o foco. Tudo parece dar errado para você no momento? Não foi diferente com o fundador do Rocket.Chat, você também pode ter uma grande virada.

Momentos desafiadores do nosso entrevistado

Quando tinha a ideia, mas não tinha recurso ou capital para desenvolvê-la.

Gabriel — O problema era o custo de oportunidade. Foi um momento difícil fazer o caixa bater e dar passos maiores do que conseguiríamos, para não perder a “onda”. Tendo em mente que outro poderia a ideia no meu lugar. Foi preciso atrasar salários para manter o desenvolvimento ágil sem a entrada de receita naquele momento.

Entrar em uma sociedade sem regras claras.

Gabriel — Tive algumas sociedades ao longo da minha carreira e entrava pensando que tudo seria a “mil maravilhas”. Mas percebi como as pessoas raramente descrevem como será o fim ou deixam claro quais situações poderiam desencadear o fim. Quando chega a hora de dividir as opiniões são divergentes em relação às contribuições e a conta não fecha. Hoje já deixo tudo isso bem claro,evito cair neste erro novamente.

O registro da marca Rocket.Chat ao redor do mundo.

Gabriel — Nos EUA a marca é de quem provar que já tinha o nome, mas em cada país da Europa é diferente, a legislação muda. Não tinha registrado o nome e alguém tentou roubar. Foi necessário negociar a compra de volta e foi bem estressante negociar a compra dos direitos da marca que eu mesmo criei.

Como ele manteve a equipe motivada quando não havia recurso

Gabriel — Perguntamos à equipe: “quem realmente precisa do salário?” Dessa forma conseguimos priorizar quem realmente tinha essa necessidade. Alguns afirmaram morar com outros parentes e terem condições de aceitar a proposta, outros decidiram sair. Mas quem fez o investimento teve uma grande compensação depois — deixamos claro que cada funcionário receberia stock options quando entrassem investidores no negócio. Eles entenderam que estavam investindo na empresa, e no momento em que se confirmasse o investimento, iriam ser recompensados por terem apostado nela.

Como a ideia se transformou em algo real, de sucesso?

Gabriel — Virou algo real em etapas. Teve até um momento em que o projeto não saiu do papel: criamos o produto para resolver a necessidade de um cliente. Percebemos que era possível criar esse produto como open source, código aberto. Não víamos isso como o produto principal da empresa e deixamos o projeto parado pegando “pó digital”. Isso mudou no dia em que vimos um projeto semelhante no final de semana. Quando li o email tive a sensação de “não acredito — vão comer o meu bolo”. “É agora ou nunca”, disse para a equipe — trouxe pizza e Red Bull e viramos a noite trabalhando. Escolhemos tudo naquela noite: nome, logotipo, criamos website e publicamos no GitHub. Quando vimos tínhamos 30.000 pessoas visitando o website nas primeiras 24 horas de lançamento. Percebemos que havia um mercado para esse produto. Isso mudou o foco da equipe que passou a trabalhar nele como produto principal.

Algo inesperado aconteceu e foi o ponto de virada para tornar tudo real. Seria reagir ou ver o projeto comprometido. Diante disso, Gabriel deixou a seguinte mensagem para os nossos ouvintes:

“Coragem! Sem preciosismo, não tenha medo de se expor!”

E disse que não poderia viver sem a curiosidade de continuar aprendendo, como empreendedor. Vimos como uma mudança de rota levou o seu produto ao sucesso. Foi necessário arriscar e agir no momento certo — no agora.

Você também pode alcançar o sucesso! Olha só essas dicas do Gabriel

DICA DE RECURSO ONLINE OU FERRAMENTA PARA EMPREENDEDORES

Gabriel — Officevibe é uma ferramenta que manda pesquisas de opinião para toda a equipe, e promove o fluxo desse feedback no dia-a-dia. São uma ou duas perguntas feitas numa base diária para o usuário, dessa forma o feedback coletado é corrente e também anônimo. A cultura da empresa é um dos maiores fatores de sucesso. Depois de usar essa ferramenta passei a dar grande valor para ela. É muito importante ouvir os funcionários e nem sempre acontecem os feedbacks, essa ferramenta facilita o processo. De acordo com o Galló, CEO da Renner, “pessoas que não estão encantadas não encantam” — por isso a importância dessa abordagem de trabalhar a cultura da empresa.

DICAS DE LIVROS

A Startup Enxuta: conceito de MVP (produto viável mínimo), testar ideias de custo baixo, o mais rápido possível.

Purple Cow: Transform Your Business by Being Remarkable: a internet é uma vitrine tão grande que se você não criar algo diferente e único, ninguém vai reparar. É preciso ter algo diferente e único.

Homo Deus : foi um livro que me fez pensar muito, traz uma reflexão sobre onde a humanidade está hoje e onde vai parar. Mostra as implicações da tecnologia e da inteligência artificial nos empregos, na sociedade, nas liberdades, no valor dos indivíduos para a sociedade.

A DICA DE OURO

Gabriel — Open source. As pessoas não têm ideia de como criar uma ferramenta de código aberto pode trazer oportunidades e abrir portas. Para ter o mesmo nível de visibilidade e marketing, o investimento seria muito maior. Algumas coisas ganham mais valor e potência quando são compartilhadas — não subestime o valor do código aberto. Existem várias maneiras de monetizar projetos de código aberto. Dezenas de empresas avaliadas em bilhões de dólares foram criadas em torno de produtos com o código aberto.

Não podemos subestimar o valor do compartilhamento, nem sempre a exclusividade trará mais retorno e irá valorizar mais o produto. Por isso, cabe uma boa pesquisa de mercado quando for lançar um produto.

No mundo da gestão percebemos como tudo é muito fluído, a atualização constante é indiscutível e não podemos cair no erro de menosprezar alguém ou qualquer coisa por considerarmos saber de algo. O aprendizado acontece sempre.

Você também está com alguma ideia presa no papel? Todo mundo passa por isso, aproveite e comece a executá-la agora!

Se você se sentiu mais motivado depois de ler este artigo, não deixe de ouvir a entrevista na íntegra no nosso Podcast @Octanage, venha se inspirar com a história de Gabriel Engel na criação do Rocket.Chat e aprender com dicas valiosas.

Sobre o Octanage

É um Podcast com entrevistas e dicas práticas para todo empreendedor.

O Octanage nasceu para deixar o empreendedorismo mais perto das pessoas. Nosso objetivo é inspirar uma multidão ao redor do mundo a empreender melhor e a não desistir.

Siga o Octanage PodCast no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcasts, LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter

VINX Digital

O VINX é uma agência de marketing digital com o foco em ajudar pequenas e médias empresas a expandirem sua presença digital e a atingirem os seus objetivos.

Eu lidero a agência a partir de experiências anteriores em ter administrado e construído as minhas próprias empresas desde o início. Atrelado ao sucesso de ajudar outros empreendedores a atingir o sucesso no Brasil e depois no Reino Unido.

Acredito que para ter sucesso em levar as principais técnicas para outros negócios, é preciso entendê-los com profundidade. Construir e manter o relacionamento, celebrando as conquistas, aprendendo com as falhas. Adaptando e melhorando o que fazemos. JUNTOS!

Algumas agências costumam oferecer soluções prontas, sem se preocupar com a distinção de cada negócio. Fazem apenas pequenos ajustes no que já foi feito para outros. Presumem que os seus clientes tenham o completo domínio das mídias digitais e disponibilidade de tempo para a criação do seu próprio conteúdo.

Mas isso não é verdade. Dessa forma, criei o VINX para ser diferente.

--

--

Vinicius Fachinetto
octanage

I was just 14, when I sold my first digital project, I have dedicated my life to helping other businesses exploit every aspect and new development of digital