Mudar e (Re)Começar em um Novo País

Vinicius Fachinetto
octanage
Published in
6 min readMar 17, 2021

Mudanças nem sempre são simples, mas são extremamente necessárias. Elas nos movem e movem o mundo. Todos somos a favor, desejamos a mudança, mas na prática não é tão simples.

A maioria de nós sonha em viver fora do país pela melhor qualidade de vida, pela oportunidade de aprender uma nova língua, cultura, por conhecer novos lugares, por novas oportunidades na carreira, por diversos motivos.

Existem pessoas que imaginam isso acontecendo de forma fácil e por isso, continuam no mesmo lugar. Precisamos construir degraus para os nossos sonhos ou eles serão meras ilusões. Muitos caem em ofertas “vendedoras de sonhos”, com fórmulas, receitas fáceis e se frustram ao final, desconfie disso.

Lembre-se: por trás de todo palco existem bastidores, quando nos comparamos aos outros e pensamos que foi mais fácil. Precisamos olhar para o que está fugindo do nosso controle e focar em resolver isso, porque se trata de uma fuga, de uma distração.

Mudar transforma e estimula a nossa criatividade. Se você quer ser criativo, comece mudando a sua rotina, a forma de enxergar o mundo, escolha o que faz bem. Empreendedores costumam ser criativos, porque fazem o que amam.

“A criatividade apareceu na minha vida desde muito cedo. Moro na Austrália há mais de 3 anos e toda essa experiência fez com que eu me conectasse ainda mais com o meu lado criativo. Dessa forma foi possível criar a Imigrands”. Disse o Marcelo Irineu em entrevista para o Octanage.

Novas Perspectivas e Recomeços

Mudar de lugar aumenta o nosso repertório, nos faz pensar mais, até as coisas mais simples se tornam novas. Amplia o nosso olhar e os primeiros dias são sempre uma aventura, tudo se torna uma boa história para contar.

Quem nunca passou por aquela vergonha básica? Tentou inventar um novo dialeto, mas foi “brutalmente” incompreendido, se surpreendeu com a gentileza de algumas pessoas, se descobriu quase um nativo falando (na verdade foi compreendido pela linguagem corporal, mas a gente não conta para ninguém). Se encantou com a beleza do lugar e com as estações do ano bem definidas.

Para quem vê de fora pensa que tudo é maravilhoso, mas todo lugar tem os seus defeitos e fazer algo por conta própria em outro país com diversas diferenças e tudo pela primeira vez, não traz só glamour.

É de fato começar do zero. Conheço pessoas que tinham um bom padrão de vida no Brasil e precisaram recomeçar de forma muito simples até atingir os seus objetivos, por exemplo. Outras preferiram voltar, porque não conseguiram se adaptar.

Não importa onde esteja, por mais que você ame o novo país, você busca conexões com as suas origens e o Imigrands esteve atento a isso.

Conheça o Imigrands

Marcelo — “O objetivo da Imigrands é gerar uma identificação dentro de um processo de adaptação do brasileiro que mora no exterior. Queremos informar, entreter e motivar os brasileiros que vivem aqui através de um conteúdo que dizemos ser de imigrands para imigrands.

Por isso usamos o slogan: você não está sozinho e juntos fazemos acontecer.

Percebemos que haviam discussões e reclamações similares dos nossos amigos na Austrália e começamos a entender o que acontecia no seu dia a dia. Desse modo criamos algo que suprisse a carência de identificação”.

É muito legal se conectar com outras pessoas que passam pelas mesmas coisas. O Imigrands faz essas ligações de forma leve e inspiradora.

Um Negócio Chamado Empreender

Marcelo — “É difícil para o empreendedor se identificar como empreendedor, porque às vezes ficamos em dúvida se estamos aptos para abrir um negócio. Existem muitos mitos sobre o que é ser empreendedor e talvez essa seja a principal barreira.

Além disso, existe o desafio de lidar com todas as informações do mercado e da internet. Assim como fazer uma ideia virar uma atitude de empreendedorismo”.

Quantas pessoas têm o seu próprio negócio, mas não são empreendedoras. O negócio não evolui, não cresce, provavelmente foi aberto pela necessidade de trabalhar em algo. Mas isso não quer dizer que a pessoa não possa se tornar empreendedora.

Somente a vontade de inovar, de ter algo próprio não paga as contas. É preciso manter o negócio com um bom retorno.

O mercado é muito dinâmico e quanto mais recursos nós temos, mais escasso se torna o nosso tempo. É difícil selecionar as prioridades e sempre temos a sensação de perda diante das escolhas.

Empreender é saber lidar com mudanças sem perder o que levou você até aqui — a capacidade de acreditar.

Marcelo — “As possibilidades me inspiraram a empreender. Poder criar oportunidades dentro de um cenário difícil para se recolocar no mercado”.

Algumas pessoas ficam em áreas que não gostam tanto, porque tiveram a oportunidade e não conseguem mais mudar. Mesmo para vagas iniciantes e com a formação dentro dos requisitos.

Outros encontram dificuldades para fazer o que gostam, porque um novo nicho precisa ser aberto no mercado, precisa provar que a ideia é boa e validá-la.

O empreendedorismo ajuda a resolver essas questões, geralmente essas pessoas têm o DNA empreendedor. Criam a própria oportunidade e trazem algo inovador.

Conexões

Amigos nos ajudam a acreditarmos em nós, nos divertem, nos ajudam a sair de nós mesmos e, dessa forma, ficamos mais criativos. Eles somam e nos tornamos pessoas melhores quando temos amigos.

Quando moramos fora eles nos fazem sentir em casa e em cada momento relembramos o significado da palavra lar.

As nossas conexões são poderosas, recebemos ajuda quando menos esperamos, principalmente no mundo dos negócios.

“ Não poderia viver sem amigos. Uma fonte de inspiração”. Marcelo

Uma Dica de Ouro

Planejamento em excesso sem ação é o oposto de empreender. Ele dá um norte, tenta antecipar possíveis eventos, mas não é uma justificativa para não se arriscar.

Perfeccionismo não é como a grande maioria pensa — aquele defeito bonitinho geralmente usado em entrevistas. É um dos nossos maiores inimigos! Não precisa ser exigente demais, nada é perfeito. Alguma hora, tudo vai sair melhor do que imaginamos, não prefere arriscar?

Marcelo — “Sou um grande apreciador de planejamento. Contudo, depois de muitas tentativas e erros, aprendi que planejamento é sim fundamental, mas que arriscar tem o seu valor.

Arrisque, comece agora e planeje-se a partir dos resultados. Faça manobras para otimizar, não postergue esperando o plano perfeito. Ele pode não funcionar!”.

Qual foi a sua melhor experiência quando não teve medo de errar?

Sobre o Octanage

É um Podcast com entrevistas e dicas práticas para todo empreendedor.

O Octanage nasceu para deixar o empreendedorismo mais perto das pessoas. Nosso objetivo é inspirar uma multidão ao redor do mundo a empreender melhor e a não desistir.

Siga o Octanage PodCast no Spotify, Deezer, Apple Podcast, LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter

VINX Digital

VINX é uma agência de marketing digital com o foco em ajudar pequenas e médias empresas a expandirem sua presença digital e a atingirem os seus objetivos.

Eu lidero a agência a partir de experiências anteriores em ter administrado e construído as minhas próprias empresas desde o início. Atrelado ao sucesso de ajudar outros empreendedores a atingir o sucesso no Brasil e depois no Reino Unido.

Acredito que para ter sucesso em levar as principais técnicas para outros negócios, é preciso entendê-los com profundidade. Construir e manter o relacionamento, celebrando as conquistas, aprendendo com as falhas. Adaptando e melhorando o que fazemos. JUNTOS!

Algumas agências costumam oferecer soluções prontas, sem se preocupar com a distinção de cada negócio. Fazem apenas pequenos ajustes no que já foi feito para outros. Presumem que os seus clientes tenham o completo domínio das mídias digitais e disponibilidade de tempo para a criação do seu próprio conteúdo.

Mas isso não é verdade. Dessa forma, criei o VINX para ser diferente.

Deixe o seu comentário e feedback :)

--

--

Vinicius Fachinetto
octanage

I was just 14, when I sold my first digital project, I have dedicated my life to helping other businesses exploit every aspect and new development of digital