[Podcast] Liderança, desafios, ecommerce e empreendedorismo: um bate-papo com Leonardo Frade | Send4

Andre Piazza ↗️
octanage
Published in
6 min readJan 15, 2018

Neste episódio, Vinicius Fachinetto entrevista Leonardo Frade: mineiro, pai da Lívia, empreendedor e investidor anjo, co-fundador da Send4, eleita na Latam Retail Show a empresa mais inovadora para o varejo de 2017.

Leonardo Frade na Comunidade Octanage

Ouça o Episódio

Momentos marcantes da entrevista

  • “Morei em diversos lugares do mundo, e tomei gosto por desvendar novos lugares.”
  • “O que mais me move é estar com as pessoas e ajudá-las a realizar seu potencial no dia-a-dia.”
  • “Procure atividades que lhe levam a se conhecer melhor, tanto nos momentos de alta quanto de baixa.”

Sobre viver o momento presente sem perder de vista o futuro: “Agir é hoje. Olhar é para frente”

  • “Acredito que na minha vida inteira fui me preparando para empreender fazendo pequenos empreendimentos dentro das empresas.”
  • “Desde o estágio já tinha a pegada de querer fazer algo que mudasse a realidade.”

“No meu empreendimento atual, a grande realização é de aproveitar a preparação que tive em outras organizações para acelerar a realização do negócio.”

  • “Tem ainda muito sangue, suor e lágrima para correr no nosso empreendimento.”

“Dinheiro não consegue acompanhar a velocidade de um time que sabe executar.”

  • “Poder mudar a realidade das pessoas e organizações me inspira a empreender.”
  • “Tenha pessoas muito boas ao seu redor.”
  • “Agradeça. Reconheça a sua própria realidade, e agradeça por aquilo que você tem.”

Dicas e Aprendizados

  • Qual a sua maior competência? Liderança. A capacidade de lidar com gente de maneira diferenciada. O que mais me move é estar com as pessoas e ajudá-las a realizar seu potencial no dia-a-dia.
  • O que as pessoas em geral não sabem sobre liderança mas precisam saber? A transparência. Saber jogar aberto com as pessoas. Encontrar pessoas com potencial de serem melhores do que a gente.
  • Qual o problema concreto que a Send4 resolve? Conectar o varejo tradicional com o eCommerce com benefícios para lojas e clientes. O e-Commerce tem a dificuldade de converter em vendas devido ao custo de frete; o varejo tradicional tem o problema de atrair público qualificado para a loja física. A Send4 consolida as cargas que estão indo para a mesma cidade, ofertando ao cliente a comodidade de retirar o produto em um ponto de coleta próximo de casa com uma redução de até 40% do valor do frete. Para o varejista, o benefício é de atrair público qualificado: a cada dois clientes que vão retirar produtos, um deles acaba comprando um outro produto na mesma loja.
  • Qual o seu pior momento como empreendedor? Depois de 18 meses dedicando grande energia em um projeto no setor energético, apesar da proposta de valor ser muito boa, não tivemos a adesão de mercado esperada. Senti muito a frustração de envolver toda a equipe, trazer pessoas para o barco, e o projeto então não decolar. Apesar de tudo, tem muito aprendizado.
  • Qual a grande lição desse episódio? O auto-conhecimento para poder gerenciar as emoções que surgem. Procurei formas de me auto-conhecer. Me envolvi com um grupo de mindfulness e meditação semanalmente. Curiosamente um curso de clown, que me ajudou muito a levar a vida um pouco mais leve, ver o lado positivo das situações para viver e agir no momento. Procure atividades que lhe levam a se conhecer melhor, tanto nos momentos de alta quanto de baixa.
  • Como transformou a sua melhor idéia em algo real e de sucesso? A Send4 está sendo a minha grande realização como empreendedor, de construir um negócio do zero, ver a coisa acontecer e dar certo. Na minha vida inteira fui me preparando para empreender fazendo pequenos empreendimentos dentro de empresas. Desde o estágio já tinha a pegada de querer fazer algo que mudasse a realidade. Uma das primeiras vezes em que me vi como empreendedor, foi como estagiário de compras da GE. Na época, recebia muitas ligações internas para saber do andamento dos pedidos. Percebi que toda essa informação já estava no sistema e não tinha motivo para essas ligações. Procurei o pessoal da TI para automatizar as notificações de quando o produto fosse recebido na empresa por email. São pequenas coisas que vamos fazendo com as quais vamos aprendendo. Na Endeavor, empreendi trazendo a operação para o Paraná e ajudando a expandir para outras regiões. Na Bitdefender, iniciei a operação do Brasil estruturando a estratégia de ida ao mercado e construção de canais vendas. Na Send4 a grande realização é justamente aproveitar essa preparação em outras organizações para acelerar o negócio. Tem ainda muito sangue, suor e lágrima para correr no nosso empreendimento.
  • O que é importante saber para dar os primeiros passos? Time e execução, sem medo de errar. Saber o que quer construir, e focar nisso. Dinheiro não consegue acompanhar a velocidade de um time que sabe executar.
  • O que lhe inspirou a empreender? Poder mudar a realidade de pessoas e organizações. Fazer algo diferente.
  • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Tenha pessoas muito boas ao seu redor.
  • Qual o hábito diário que mais contribui para o seu sucesso? Agradecer. Reconhecer a própria realidade, e agradecer por aquilo que você tem.
  • O que você como empreendedor não pode viver sem? Desafios.
  • Quem você utilizou como modelo durante a sua trajetória? Os mentores da Endeavor mudaram muito a minha cabeça.
  • Dica de ferramenta ou recurso online para empreendedores e por quê? Product Hunt, uma plataforma em que as pessoas anunciam novos produtos. Tenho usado muito o appear.in, e acredito que ele o novo substituto do Skype.
  • Uma dica de seriado? Para quem gosta de negociações, seriado Suits é muito bom.
  • Como você vê o futuro do empreendedorismo no Brasil? Vejo um mundo em transição. Tecnologias estão fazendo as pessoas rever as carreiras a toda hora. Acredito que no futuro não vai existir alguém que não seja empreendedor de alguma maneira. Vai continuar a existir trabalho — emprego talvez não.
  • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado na carreira de empreendedor? Deixar um legado, muito mais do que o dinheiro. Fazer a diferença na vida das pessoas.
  • Qual a dica de ouro? Não tenha medo de procurar pessoas, conectando no LinkedIn e pessoalmente. O mundo deixou de ter fronteiras. As pessoas estão mais abertas para ajudar. Por exemplo, o Jorge Paulo Lemann que quando comprou a cadeia de varejo Americanas enviou cartas para os principais varejistas do mundo e o fundador do Walmart, Sam Watson, respondeu, trocaram informações e ficaram grandes amigos.

Recursos mencionados

Conecte com Leonardo nas Redes Sociais

Leonardo Frade na Comunidade Octanage

Leonardo Frade (Send4) é mineiro e pai da Lívia, é empreendedor e investidor anjo. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, cursou International Management pela Universidade de Liége na Bélgica e também o Executive Program pela Babson College nos Estados Unidos. É co-fundador da Send4, eleita na Latam Retail Show a empresa mais inovadora para o varejo de 2017. Converse e conecte diretamente com Leonardo na Comunidade Octanage.

Assine Grátis

Inscreva-se gratuitamente para receber novidades do Octanage

Originally published at octanage.com on January 15, 2018.

--

--

Andre Piazza ↗️
octanage

Learner: student of business, student of life. Product / Marketing leader. Podcaster @OctanagePodcast, editor @ItsYourTurnBlog, Seth Godin’s @alt_MBA alumnus.