Resiliência: o DNA do Empreendedor Serial
O empreendedor serial está envolvido com tudo o que acontece ao seu redor, é movido por desafios e gosta da adrenalina em criar algo novo. Acredita nas oportunidades, tem habilidades para montar e motivar equipes.
Costuma ter várias histórias de fracasso, mas as transformam em estímulo para a superação.
“Resiliência: não desistir não é insistir na mesma ideia, mas adaptá-la e continuar empreendendo.” Trecho da entrevista com Fred Valente
Quando uma ideia não funciona, não adianta ficar insistindo sem mudar nada. É preciso analisar como essa ideia se encaixaria melhor para funcionar, fazer os ajustes necessários e, então, persistir no empreendedorismo.
Paixão por empreender, saber um pouco de tudo e um perfil analítico fazem parte do DNA do nosso entrevistado no Octanage. Acompanhe os principais trechos do episódio Resiliência: o DNA do Empreendedor Serial com Fred Valente | eMotion Studios (E014) a seguir.
A eMotion Studios
“A eMotion é o primeiro Startup Studio de Minas Gerais. Nosso objetivo é lançar e desenvolver startups: desde a idealização, pesquisa de mercado, desenvolvimento MVP (minimum viable product), validação da ideia, atração de clientes e lançamento no mercado. Aceleramos e transformamos ideias em Startups de sucesso. O nosso lema na eMotion é este: desenvolvemos hoje as corporações do futuro”.
Qual é o hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso?
“A rotina de me organizar, com um cronograma bem definido de tarefas, mas sem perder o caos. O caos também é importante”.
Organização é a forma mais efetiva de nos comunicarmos conosco. Demanda tempo no primeiro momento, mas torna as ideias mais claras, evita desperdício de tempo e estresse. Faz parte do planejamento. Quando tudo está bem estruturado fica mais fácil alterar o que for necessário.
Eu achei bem interessante esta colocação — sem perder o caos. Porque no caos desenvolvemos a nossa capacidade de lidar com imprevistos, somos impulsionados a agir logo e somos estimulados a usar a nossa criatividade. Ainda assim, é imprescindível ser organizado, é uma questão de equilíbrio.
Nenhuma história é linear, somente com acertos e sem emoção. Admiramos alguém por sua capacidade de se reinventar e de superar desafios. Descobrimos quem realmente somos nos momentos mais difíceis, porque eles despertam a nossa verdade e força.
Qual foi o seu pior momento como empreendedor?
“O meu pior momento foi em função do pior erro — lançar algo no mercado sem validar a ideia antes. Lancei uma das startups com o dinheiro do meu pai — o famoso ‘paitrocínio’. Erramos no valor mensurado, investimos três vezes mais do que o esperado e assim que lançamos, deu errado. Quando cheguei à conclusão de fechar, descobri que o investimento do meu pai era a sua aposentadoria. Isso pesou muito. Errar faz parte, mas prejudicar pessoas queridas é difícil. Repensei muitas coisas como processos e aumentei a minha consciência sobre os riscos”.
É normal cometer erros aparentemente simples no empreendedorismo, porque no início você ainda não tem uma grande estrutura, equipe e trilha um caminho completamente novo. Muitos têm receio por conta disso, mas esses erros trazem grandes lições e podem ajudá-lo a evitar outros muito piores no futuro.
Sabemos que os nossos maiores aprendizados vêm das tentativas e erros. Mas como é difícil aceitar as falhas! Saber lidar com isso, é o segredo de tudo.
Aquela dica de ouro do Fred
“Aprendi como é importante conversar sem tentar induzir. Empreendedores mais experientes estão sempre dispostos a conversar e a dar feedbacks. A segunda conversa deve ser com o mercado, procurar conversar com clientes com o cuidado de não induzi-los a uma solução, ser discreto na busca de informações. Essa é a melhor estratégia para validar ideias, o custo é muito baixo”.
É impressionante como algumas coisas não mudam, aprender testando e com o diálogo. A partir dessas conversas podemos rever o nosso planejamento e fazer as modificações necessárias.
A importância de saber aproveitar as oportunidades
“Todas as Startups que lançamos e tiveram sucesso vieram através de oportunidades e não de ideias da nossa cabeça que resolvemos introduzir no mercado. Sempre foi alguma dor dos nossos parceiros ou clientes transformada em solução. Nunca tivemos sucesso de forma fácil. Sempre envolveu muito trabalho, finais de semana, e ‘jogo de cintura’ para se adaptar ao mercado, ao momento e à economia. Encontrando o caminho aos ‘trancos e barrancos’. Às vezes a ideia original morria mas a validação no processo, trazia novas oportunidades. Resiliência: não desistir não é insistir na mesma ideia, mas adaptá-la e continuar empreendendo”.
Existem diversas formas de empreender e, no Brasil, a grande maioria empreende por necessidade. Infelizmente, eu tenho visto muitos empreendedores deixarem oportunidades reais passarem, pelo desejo de revolucionar o mercado com ideias “mirabolantes”.
O que define o sucesso são as formas de aproveitar as oportunidades, a coragem de agir, a capacidade de aceitar e saber lidar com as mudanças. Uma grande ideia é apenas o começo, o mais importante é o que fazemos com ela.
“O empreendedor não pode viver sem inspiração e criatividade. Seja resiliente. Insista. Não desista. Mude, se adapte. Prepare-se psicologicamente para isso. Faça, experimente e converse.”
Você se identificou com alguma parte? Então ouça a entrevista na íntegra no nosso Podcast Octanage. Venha aprender e se inspirar com a trajetória de Fred Valente.
Sobre o Octanage
É um Podcast com entrevistas e dicas práticas para todo empreendedor.
O Octanage nasceu para deixar o empreendedorismo mais perto das pessoas. Nosso objetivo é inspirar uma multidão ao redor do mundo a empreender melhor e a não desistir.
Siga o Octanage PodCast no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcasts, LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter
VINX Digital
O VINX é uma agência de marketing digital com o foco em ajudar pequenas e médias empresas a expandirem sua presença digital e a atingirem os seus objetivos.
Eu lidero a agência a partir de experiências anteriores em ter administrado e construído as minhas próprias empresas desde o início. Atrelado ao sucesso de ajudar outros empreendedores a atingir o sucesso no Brasil e depois no Reino Unido.
Acredito que para ter sucesso em levar as principais técnicas para outros negócios, é preciso entendê-los com profundidade. Construir e manter o relacionamento, celebrando as conquistas, aprendendo com as falhas. Adaptando e melhorando o que fazemos. JUNTOS!
Algumas agências costumam oferecer soluções prontas, sem se preocupar com a distinção de cada negócio. Fazem apenas pequenos ajustes no que já foi feito para outros. Presumem que os seus clientes tenham o completo domínio das mídias digitais e disponibilidade de tempo para a criação do seu próprio conteúdo.
Mas isso não é verdade. Dessa forma, criei o VINX para ser diferente.
Siga o VINX Digital no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn