Goodsmell Vol.2 - Quem são as mulheres homenageadas na nova mixtape do Nill?

Hevanderson
Odara Magazine
5 min readSep 20, 2020

--

Para felicidade de nossos ouvidos, dia 28 de agosto o rapper paulistano Nill lançou o segundo volume de sua mixtape Good Smell. O trabalho vem com uma sonoridade muito original como já é característico de seu trabalho, trazendo elementos vindos do house, funk, lo-fi e trap, além de feats com as artistas Alt-nis, Ashira e Bivolt.

As nove faixas que compõem o disco possuem cerca de 30 minutos e cada uma delas faz referência à mulheres que deixaram sua marca na nossa história, são elas:

Evelyn Dove

Evelyn Mary Dove foi primeira mulher negra a cantar na estação de rádio da BBC de Londres, tendo assim aberto as portas para mulheres negras na indústria do entretenimento global. Além de cantora com formação clássica, era pianista e atriz. Filha de pai serra-leonês e mãe inglesa.

Por ter sido empregada da BBC durante toda a Segunda Guerra, sua voz tornou-se uma das mais conhecidas no mundo. Como uma mulher de origem miscigenada, Evelyn teve muitas dificuldades para encontrar um lugar na cena da música clássica, tendo sido recebida com grande sucesso nos clubes de jazz. Em 2019 o Google criou um Doodle em sua homenagem.

Rosetta Tharpe

Rosetta Tharpe é considerada a mãe do Rock and Roll, seu estilo de tocar e cantar influenciou ícones como Jerry Lee Lewis, Isaac Hayes, Aretha Franklin e Elvis Presley.

Uma vez, quando foi perguntada sobre o ritmo que então havia se popularizado no mundo todo ela respondeu “Oh, essas crianças e rock and roll — isso apenas acelerou o rhythm and blues. Eu venho fazendo isso desde sempre”.

Apesar de toda sua importância, seu reconhecimento chegou de forma tardia, Rosetta entrou para Rock and Roll Hall of Fame em 2017, décadas após sua morte.

Dorothy

Dorothy Vaughan era matemática e programadora, foi a primeira mulher negra a ser chefe de departamento na NASA. Durante sua carreira de 28 anos, Vaughan se preparou para o início da computação no anos 1960, aprendendo e ensinando sua equipe a linguagem de programação do FORTRAN. Em 2016 ela foi retratada no filme “Estrelas além do tempo”.

Ellen Johnson

Ellen Johnson-Sirleaf é economista e foi presidente da Libéria de 2006 até 2018, ela foi a primeira mulher eleita chefe de estado de um país do continente africano. Em 2011 recebeu o prêmio Nobel da Paz juntamente com a compatriota Leymah Gbowee e a iemenita Tawakel Karman.

Tia Ciata

Graças a figuras históricas como Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata, o samba pode crescer, ser transmitido durante gerações e se tornar o ritmo musical e movimento cultural que mais representa o Brasil. Tia Ciata foi cozinheira e mãe de santo, iniciada no candomblé como filha de Oxum. No espaço que sedia em sua casa no bairro da Praça Onze na cidade do Rio de Janeiro para que os sambistas, naquela época criminalizados pelo estado e perseguidos pela polícia, pudessem exercer sua arte, foi composta pelas mãos de Donga e Mauro de Almeida a canção “Pelo Telefone”, conhecida como o primeiro samba a ser gravado em disco.

Maria Firmina

A escritora, musicista e professora maranhense (sendo a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no estado) Maria Firmina dos Reis é considera a primeira romancista do Brasil. Em 1859 publicou o romance Úrsula, obra que tocou no tema do abolicionismo sendo uma das primeiras onde as pessoas escravizadas foram retratadas contando suas próprias histórias de vida. Em 2019 ela também foi homenageada com um Doodle.

Dandara

Acredita-se que Dandara dos Palmares foi uma guerreira descendente do Rei do Congo que lutou ao lado de Zumbi no quilombo situado na região da Serra da Barriga na então Capitania de Pernambuco, região onde fica o atual estado de Alagoas. Pouco se sabe sobre ela e não há consenso entre os historiadores de que tenha de fato existido, no entanto sua importância permanece como sendo uma figura mitológica da diáspora e resistência negra e feminina do Brasil.

Lilith

Lilith — Estátua babilônica em terracota, a 2 000 a.C. — 1 500 a.C.

Lilith é o nome da personagem que ilustra a capa das duas Mixtapes. A inspiração vem da figura mitológica homônima que é citada em textos antigos de várias culturas. Na mitologia da antiga Babilônia, Lilith seria um demônio com corpo de mulher. Já na cultura dos hebreus ela teria sido a primeira mulher de Adão, tendo se rebelado contra ele por não aceitar ter uma posição submissa no relacionamento sendo que os dois foram criados da mesma forma, vindos do mesmo barro.

Shirley Chisholm

Educadora, autora e política, Shirley Chisholm foi a primeira mulher negra eleita no congresso dos Estados Unidos. Filha de imigrantes caribenhos e a mais velha de quatro Irmãs, construiu sua carreira como educadora tendo nos anos 50 e 60 se consolidado como autoridade em assuntos referentes a educação e bem estar infantil. Ela também foi a primeira mulher a concorrer a uma eleição para a presidência dos EUA, participando do pleito de 1972.

--

--

Hevanderson
Odara Magazine

Analista de sistemas. Flamenguista. Leitor compulsivo. Escritor intrometido.