Foto: Sam Rock

IGOR de Tyler The Creator. Uma história sobre dependência emocional

Hevanderson
Odara Magazine
Published in
6 min readJun 2, 2019

--

Assim como muitos outros fãs de RAP, estava na expectativa do lançamento do álbum IGOR que já vinha sendo anunciado no perfil oficial do rapper californiano há alguns dias. Particularmente só comecei a prestar mais atenção na obra do Tyler após o lançamento de Flower Boy em 2017, disco que chegou a ser nomeado para o Grammy daquele ano. Esperava algo na mesma pegada, um RAP mais introspectivo tanto nas letras como também nas bases.

Entrei no Spotify, pluguei os fones de ouvido, dei o play no álbum e… não entendi nada, pareceu tudo muito confuso. Um som distorcido e a princípio bem incômodo logo na primeira faixa, IGOR’S THEME. Antes da metade dela acabei pulando para EARFQUAKE que na minha primeira passagem pelo álbum foi a única percorrida do início ao fim. Fiquei desapontado pensando não teria nada a altura de Flowerboy naquele disco.

Fiz uma nova tentativa no dia seguinte, um pouco por teimosia e também após ler este tweet publicado na conta do Tyler:

Igor. Não é o Bastard. Não é Goblin. Não é Wolf. Não é Cherry Bomb. Não é Flower Boy. É IGOR. se pronuncia III-GOR. Não chegue esperando um álbum de Rap. Não chegue aqui esperando qualquer tipo de album. Só vai, mergulhe de cabeça. Eu acho que a primeira ouvida funciona melhor passando por todo o percurso, sem pular faixas. Do ínicio ao fim. Sem distrações. Sem verificar o celular, sem assistir TV, sem ficar conversando; atenção total aos sons onde você poderá tirar suas próprias opiniões e sentimentos sobre o album. Alguns caminham, alguns dirigem, outros deitam na cama e absorvem tudo. Qualquer que seja sua escolha, satisfaça-se plenamente. Com volume. Por mais que eu queira pintar um quadro e mostrar a você meus momentos favoritos. Prefiro que você mesmo o faça. Se algum dia nos cruzarmos, sinta-se à vontade para dizer quais foram esses momentos para você, faça isso numa hora oportuna, pois não estou tentando fazer um episódio da Oprah aqui.
Stank you smelly mucho.*

*[um trocadilho com “thank you so much” (muito obrigado)]

Dessa vez me forcei a ouvir todas as faixas. Foi como ler um bom livro. IGOR é uma narrativa sobre relacionamentos tóxicos, onde ficamos dependentes emocionalmente do parceiro.

Acho que todos nós já fomos, estamos ou seremos IGOR alguma vez na vida. E quem já foi há de concordar que lance todo ocorre mais ou menos assim:

EARFQUAKE— Um panorama da Merda Toda

Aqui estamos na segunda faixa. A letra parece ser uma síntese de toda história que será contada nas seguintes. Temos nessa música alguém perdidamente apaixonado por uma pessoa não importando o fato dessa relação causar muitos momentos ruins:

’Cause you make my earth quake, oh, you make my earth quake (Earth quake, yeah)
Riding around, your love is shakin’ me up And it’s making my heart break (You already know)

Porque você faz minha terra tremer, oh, você faz minha terra tremer (Terremoto, sim)
Andando por aí, seu amor está me sacudindo E está fazendo meu coração partir (e você sabe)

Don’t leave, it’s my fault
Don’t leave, it’s my fault
Don’t leave, it’s my fault (Girl)
’Cause when it all comes crashing down I’ll need you

Não vá embora, a culpa é minha
Não vá embora, a culpa é minha
Não vá embora, a culpa é minha (garota)
Porque quando tudo desaba, eu preciso de você

“I THINK” / “EXACTLY WHAT YOU RUN FROM YOU END UP CHASING” — O Início

Você nem tava tão afim mas acaba se apaixonando e quando percebe já se expôs demais, mergulhou de cabeça e agora investe até os ossos na relação.

I don’t know where I’m going
But I know what I’m showing

Eu não sei para onde estou indo
Mas sei o que estou mostrando

I think I’m falling in love
This time I think it’s for real
I think I’m falling in love
This time I think it’s for real

Eu acho que estou me apaixonando
Desta vez eu acho que é pra valer
Eu acho que estou me apaixonando
Desta vez eu acho que é pra valer

Os únicos versos de EXACTLY WHAT YOU RUN FROM YOU END UP CHASING deixam tudo bem mais claro:

Exactly what you run from, you end up chasing. Like, you can’t avoid, but just chasing it and just like trying. Giving it everything that you can. There’s always an obstacle.

Você acaba perseguindo exatamente aquilo do que você foge. Tipo, você não pode evitar, mas acaba apenas perseguindo e apenas tentando. Dando tudo o que você pode. Há sempre um obstáculo.

“PUPPET” — O parceiro possui todo o controle sobre a relação (e sobre você)

What do you need?
Do you need bread? Do you need this?
Do you need a hug? Do you need to be alone?
I could wrap this up and get the fuck away instead
What is your wish? It can be granted
You’re number one, one on my list, to you I’m Santa
Where is Rudolph? You’re parasitic
I do not have self-control
I am startin’ to wonder
Is this my free will or yours?

O que você precisa?
Você precisa de pão? Você precisa disso?
Você precisa de um abraço? Você precisa ficar sozinho?
Eu poderia embrulhar isso e dar o fora daqui
Qual o seu desejo? Pode ser concedido
Você é o número um, um na minha lista, para você eu sou o Papai Noel
Onde está Rudolph? Você é parasita
Eu não tenho autocontrole
Eu estou começando a me perguntar
Isso é meu livre arbítrio ou seu?

I’m your puppet, you control me
I’m your puppet, I don’t know me

Eu sou seu fantoche, você me controla
Eu sou sua marionete, eu não me conheço

“GONE, GONE / THANK YOU” / “I DON’T LOVE YOU ANYMORE” — Rompimento e Superação

Depois de se dar conta do quão ruim todo o caminho trilhado até agora, você começa a cair na real, é hora de dar o fora dessa relação e cuidar de si mesmo, como indicam os versos do refrão de GONE, GONE / THANK YOU. Estamos agora nas faixas finais do disco onde o arco da história começa a se fechar.

Whether it’s rain or shine, I know I’m fine for now
My love’s gone, my love’s gone
My love’s gone, oh, gone

Seja chuva ou faça sol, sei que estou bem por agora
Meu amor se foi, meu acabou
Meu amor acabou, oh, acabou

As primeiras rimas de I DON’T LOVE YOU ANYMORE, além do próprio título, deixam bem claro que o encanto acabou:

See, um, heavy feelings for you, yeah, yeah, it’s no secret
You too cool for me and I ain’t tryna freeze up
(…)
So I won’t walk around with my head down like I got beat up
Um, you do you, I’ll do me, I’ll just chuck the peace up
I ain’t tryna keep up, because

I don’t love you anymore

Olha, hum, fortes sentimentos por você, sim, sim, não é segredo
Você é legal demais para mim e eu não estou tentando congelar
(…)
Então eu não vou andar de cabeça baixa como se eu tivesse apanhado
Hum, você vai ser você, eu vou ser eu, vou apenas jogar a paz
Eu não tô tentando continuar, porque

Não te amo mais

“ARE WE STILL FRIENDS?” — Amor superado. Só que não.

No ponto de encerramento do disco temos um personagem mostrando-se ainda ligado emocionalmente ao seu ex, tentando manter algum tipo de vínculo mesmo que seja somente uma amizade.

Are we still friends? Can we be friends?
Are we still friends? I’ve got to kno–
Know
See each other
Shake your hand, say hi

Ainda somos amigos? Podemos ser amigos?
Ainda somos amigos? Eu tenho que saber
Saber
Nos vermos
Apertar sua mão, dizer oi

Há outras nuances em IGOR presentes nos álbuns anteriores, as insinuações de uma possível homo ou bi-sexualidade de Tyler, principalmente nas músicas NEW MAGIC WAND e A BOY IS A GUN. Sem falar de toda meticulosidade presente na produção do álbum. Nada é por acaso em IGOR e o Rap só tem a ganhar com isso. Fica aqui o convite para que você ouça IGOR, concorde ou discorde desta interpretação leve esta discussão para frente.

Obrigado a quem chegou até aqui.

Obrigado Tyler The Creator.

--

--

Hevanderson
Odara Magazine

Analista de sistemas. Flamenguista. Leitor compulsivo. Escritor intrometido.