Leituras: Minha Casa é Onde Estou — Igiaba Scego

Hevanderson
Odara Magazine
Published in
2 min readJun 7, 2020

--

Igiaba Scego, autora de “Minha casa é onde estou”, nasceu em Roma, na Itália. Sua família, integrante da elite intelectual e política da Somália, se viu forçada a sair do país durante o regime ditatorial de Siad Barre.

Neste livro que é uma espécie de “mapa da vida”, Igiaba nos conta a partir de diversos lugares de Roma, sua vivência como cidadã italiana filha de imigrantes além de demonstrar como a colonização Italiana, o regime de Barre a guerra Civil somali afetaram o destino de sua família de diferentes maneiras.

O Livro, lançado em 2018 pela no Brasil pela editora Nós, tem 160 páginas. É uma leitura rápida mas que ao mesmo tempo demanda muitas pausas, principalmente nos trechos iniciais, isso porque a autora faz uma série de referências à muitos locais da Itália e da Somália que nós latino-americanos não estamos muitos habituados a ouvir falar, então acaba sendo constante a busca de auxilio nas notas de rodapé.

O mais interessante dessa obra é como Igiaba consegue nos mostrar a partir de sua experiência pessoal como cada um de nós é um documento vivo da história de nossas famílias e de como nossa vida pode ser contada a partir dos lugares onde vivemos.

Igiaba Scego é formada em Literatura Moderna pela universidade La Sapienza e doutora em Estudos Pós-coloniais.

--

--

Hevanderson
Odara Magazine

Analista de sistemas. Flamenguista. Leitor compulsivo. Escritor intrometido.