Deixar a câmera ligada e empatia

Como uma ação simples como ligar a câmera durante as video conferências pode promover a conexão entre o seu time e criar um ambiente virtual mais humano.

É comum que algumas pessoas desliguem a sua webcam ao participar de uma ligação via Hangouts ou Skype. Seja por vergonha, privacidade ou timidez.

No entanto, essa atitude pode ter um impacto negativo para as outras pessoas que participam da ligação ou mesmo para quem o faz.

Uma das principais habilidades dos seres humanos, é reconhecer expressões faciais. É algo que foi bastante aperfeiçoado durante a evolução e que, no caso das expressões mais comuns, independe até da cultura ou do país.

Temos facilidade em saber se alguém está triste, alegre, nervoso ou surpreso sem a necessidade de se comunicar verbalmente. Só de olhar as suas expressões faciais, já conseguimos ler esse sentimento.

É por esse motivo, que deixar a câmera ligada é um grande diferencial. O benefício imediato é facilitar a comunicação, uma vez que podemos perceber pela expressão se alguém está prestando atenção, se está se sentindo cansada ou se ficou empolgada com algo que acabamos de falar.

O benefício a longo prazo é que, ao ver as expressões das outras pessoas, criamos uma conexão com elas. No Startaê, essa conexão é tão forte que hoje somos muito mais do que um grupo de pessoas trabalhando juntas. Somos um time.

Sempre temos um momento de descontração durante nossas ligações. Seja uma piadinha sem graça, um comentário ou um bate-papo. Já que na maioria das vezes o time não está todo no mesmo ambiente, é dessa forma que criamos empatia e amizade.

Assim como num escritório físico, essa relação acaba se prolongando. Ver o último filme do Star Wars ou assistir um jogo de basquete juntos já é parte da nossa cultura. Nos nossos encontros trimestrais, o time todo se sente mais descontraído ao ponto de não existir diferença entre quem trabalha no escritório e quem trabalha remoto.


Bom, se até aqui eu fui capaz de convencer que ligar a câmera é essencial para manter uma comunicação produtiva entre o time, ainda temos algumas dicas que podem melhorar a experiência.

  • Se vista adequadamente. Hangout sem camisa, nem pensar!
  • Crie um ambiente em que você possa trabalhar tranquilamente. Sem barulhos, pessoas falando ao fundo ou cachorros latindo!
  • Enquanto estiver numa call, evite comer. Os sons que produzimos ao manusear embalagens ou mastigar são amplificados no microfone e bem irritantes.
  • Coloque o microfone no mudo sempre que não estiver falando. Isso ajuda a evitar possíveis ecos ou algum outro barulho de fundo.

Todo esse texto, não quer dizer também que você não possa desligar a câmera nunca mais. Se aconteceu alguma coisa extraordinária onde você está, tudo bem! Desliga ali rapidinho e vá resolver. Depois você volta e liga a câmera de novo. :)

Em resumo, com a câmera ligada, nós temos acesso as expressões faciais das outras pessoas. Conseguimos saber o estado emocional e podemos inclusive mudar o curso de uma reunião por conta disso. Mão no rosto ou boca aberta por exemplo, são bons sinais de que é hora de dar um break e pegar um café. Acima de tudo, ligar as câmeras é uma forma de criarmos uma conexão mais forte entre o time e deixarmos o time mais unido! ❤

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Thiago Oliveira’s story.