Como usamos o Slack para melhorar a comunicação com o time

Não existe forma mais eficiente de se integrar um time se não for pela comunicação. Você já parou pra pensar como anda a comunicação interna da sua empresa?


Hoje grande parte das empresas ainda utiliza o email como principal ferramenta para comunicação, o que já foi muito útil um dia. O problema é que é uma tarefa quase impossível reunir, organizar e tomar decisões rápidas com base em informações trocadas só por email. As correntes só crescem, esquecemos de copiar alguém ou não conseguimos achar aquela discussão importante que ficou perdida 20 emails atrás. Sem contar os emails que são trocados diretamente entre as pessoas. Esse foi um dos grandes fatores para nós não utilizarmos o email na nossa comunicação interna.

Aqui no Startaê, nós já testamos diversas ferramentas para aprimorar a nossa comunicação, principalmente com o foco de deixá-la ainda mais humana. Uma das ferramentas que nos ajuda a construir o nosso escritório virtual é o Slack.

O Slack centraliza boa parte da nossa comunicação e a mantém facilmente acessível para todo o time. Além disso, conta com recursos que facilitam bastante a nossa vida como um time distribuído, como integração com diversas ferramentas: Dropbox, Hangouts, Google Calendar, GitHub, Flow, Trello, Intercom, Stripe, dentre outras, que te permitem ser muito mais produtivo!

Por ser uma ferramenta de chat em tempo real, você consegue se expressar facilmente. Principalmente se usar todo o poder dos gifs, emojis e reactions para a comunicação.

O resultado é que é possível criar um ecossistema muito mais humano, onde a comunicação realmente funciona e está centralizada em um só lugar. Além disso, é possível sentir na prática o aumento da produtividade, ficando livre de burocracias como as correntes intermináveis de emails com a opção de “cópia para todos”.

Ainda me lembro da minha primeira semana como maker no Startaê, ao interagir no canal que integra todos os membros do time já foi possível conhecer um pouco de cada um, além de acompanhar como era o dia a dia na empresa.

Não estamos sendo patrocinados para falar do Slack, aliás, existem várias outras ferramentas que tem propósitos e funcionalidades parecidas como o Hipchat e Skype. Porém, como já testamos várias delas, e finalmente achamos o que melhor nos atende, conseguimos falar melhor sobre ela.

Vale ressaltar também que só a ferramenta em si não vai ser a solução de todos os seus problemas, para garantir que o Slack realmente funcionasse pra gente, nós desenvolvemos uma série de boas práticas e comportamentos, como:

  • Criar uma estrutura de canais separados para cada projeto ou propósito
  • Facilitar o processo de comunicação assíncrona vs. comunicação em tempo real
  • Organizar o processo de dar e receber feedbacks utilizando posts e threads
  • Não abusar nas menções e notificações

E tem mais! Em um próximo post, vou falar sobre as boas práticas e detalhar o que nós temos feito para facilitar e organizar a nossa vida Officeless.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.