Como o trabalho remoto pode ajudar na produtividade mesmo dentro do escritório?

Victoria Haidamus
Officeless
Published in
3 min readJul 6, 2018

Nós entendemos que o trabalho remoto é uma forma de pensar sobre todas as práticas de trabalho e também de repensar como fazemos as coisas para ter mais liberdade, possibilidades e menos dependências. Porém, essa não é uma prática que acontece da porta para fora do escritório e sim também no convívio diário (e presencial) com o time.

Quantas vezes você estava concentrado e sentiu alguém cutucando as suas costas? Se você estava no flow, super concentrado, tudo foi para o espaço naquele momento.

No Startaê, por exemplo, é regra: ninguém grita e nem chama o outro. Quer dizer, a gente chama, mas utiliza as ferramentas certas para isso. Enviamos uma mensagem pelo chat do Basecamp — nosso canal de comunicação oficial — e aguardamos até que aquela pessoa possa se liberar e responder.

Nós também temos outros combinados. Quando alguém está com fones de ouvido, isso quer dizer que aquela pessoa está muito concentrada e não quer ser interrompida. Muito provavelmente, mesmo utilizando os canais corretos para se comunicar com ela, a comunicação será assíncrona. E tudo bem, essa prática é um respeito ao tempo do outro.

É como estar remoto dentro do próprio escritório. Acredite ou não, isso é possível e faz com que o ambiente de trabalho se torne um lugar realmente produtivo. O resultado é que esse espaço se torna mais uma possibilidade para desenvolver os seus projetos — como sempre deveria ser — e não uma trava onde você é interrompido a todo o momento.

E, se é possível exercitar o trabalho remoto em qualquer lugar, até mesmo no escritório podemos implementar essas práticas. Falamos algumas sugestões abaixo de como você pode começar a usar isso com a sua equipe:

# Esqueça a comunicação por interrupção

Como você resolveria o seu problema se aquela pessoa não estivesse ao seu lado? Veja se a informação já está disponível em algum lugar acessível. Se as informações estão centralizadas e organizadas, as pessoas deixam de ser essenciais.

Por qualquer motivo, se não estiver, priorize a comunicação pelo chat e quando a pessoa responder você e chamar para conversar, aí sim você vai a mesa dela.

# Combine um sinal de que você está concentrado com a sua equipe

Cada time tem uma cultura. Contei para você como fazemos quando estamos na sede do Startaê, mas talvez essa não seja a melhor para a sua equipe.

Conheço gente que até usa aquele sinalizador de restaurante de rodízio com as cores verde (está disponível para conversar) e vermelho (está ocupado). Então vai de você saber o que funciona para você e a sua equipe.

# Elimine reuniões desnecessárias

Quer terminar um projeto importante? Elenque essa como a sua prioridade e se certifique se é realmente necessário participar daquela reunião que chamaram você de última hora.

Você não será mais produtivo porque passou o dia em várias reuniões, pelo contrário, será que algumas não poderiam ser substituídas por uma discussão de forma assíncrona nos gerenciadores de tarefas ou em ferramentas para agrupar threads?

Faça parte desse movimento! 💜 #beofficeless

--

--

Victoria Haidamus
Officeless

Digital product designer, overthinker and ocasional writer