Conheça o Remote Starter Kit e o Livro Remote

Neste post vamos falar sobre duas coisas que podem ajudar muito quem já trabalha ou quer começar a trabalhar com times distribuídos.

1. Remote Starter Kit

O Remote Starter Kit é uma curadoria das melhores ferramentas, técnicas e práticas que um time distribuído utiliza no seu dia a dia. A lista foi produzida pelos nossos amigos da Hanno e acreditamos que vale muito a pena conferir. Nós utilizamos boa parte dos itens recomendados. Aqui vão alguns exemplos:

  • Slack: Uma ferramenta fantástica de chat para equipes;
  • Zoom: Considerada por nós a melhor ferramenta de Videoconferência atualmente;
  • Mural: Funciona como um quadro branco virtual. Permitindo que várias pessoas colaborem em tempo real, façam Brainstorming, coloquem post-its, entre outros ótimos recursos;
  • Roost Stand: Um prático suporte para o seu laptop que pode ser levado para qualquer lugar e vai ajudar você a manter uma boa postura enquanto trabalha;
  • Logitech Brio: Webcam para melhorar a qualidade dos seus vídeos durante as videoconferências;
  • PPP: Técnica para compartilhar o progresso de um projeto com a equipe e deixar todos na mesma página;
  • Team Retreats: Uma prática de encontros da equipe, onde de tempos em tempos os membros se encontram numa cidade pré-determinada para passar um tempo juntos e aproximar ainda mais as relações.
  • Cuckoo: Um cronômetro compartilhado para dinâmicas online desenvolvido pelo nosso time do Startaê. Permite que, mesmo em locais diferentes, todos acompanhem o tempo de uma determinada atividade e também saibam o momento e a duração dos intervalos entre elas.

2. Remote, Office Not Required

O livro Remote, Office Not Required é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que esteja trabalhando com times distribuídos ou prestando serviço para clientes à distância.

Escrito pelo pessoal do Basecamp (antiga 37signals), possui dicas preciosíssimas para você ou a sua empresa implementar o Trabalho Remoto.

Com leitura rápida e fácil, o livro está disponível na versão impressa e também em formato de áudio (audiobook), com duração de aproximadamente três horas.

A má notícia aqui é que o livro ainda está disponível somente em Inglês! Mas se você domina a língua, apenas leia!


Curtiu? Queremos saber qual o seu principal desafio hoje ao trabalhar com times distribuídos. Conta pra gente aí nos comentários.