Toolkit para Nômades Digitais: Como se preparar para explorar novos locais de trabalho

Um Nômade Digital está sempre explorando novos locais para trabalhar. Veja aqui algumas dicas simples para que você consiga rapidamente se instalar e trabalhar de qualquer lugar.

Ilustrado por Mariogogh

Uma grande vantagem de ser Officeless é que você tem a liberdade de escolher o local e o horário que você quer realizar o seu trabalho. Quando não temos a necessidade de uma base fixa, o trabalho pode ser realizado de um café, de um coworking ou até mesmo de outras cidades e países.

Você provavelmente já ouviu falar sobre os Nômades Digitais. Eles exploram ao máximo essa flexibilidade aproveitando para conhecer novos locais sem deixar de realizar o seu trabalho ou ter que tirar férias para que isso aconteça.

Mas nem tudo são flores na vida de um Nômade Digital. Ao explorarmos novos locais, podem acontecer surpresas que vão acabar com toda a nossa energia criativa. Às vezes a internet do local não é muito boa, pode ser que o estabelecimento não possua tomadas o suficiente, muitas vezes nos deparamos com lugares barulhento e por aí vai. Por isso, aqui vão algumas dicas para que coisas como essas não acabem com o seu dia de trabalho:

1. Faça uma pesquisa prévia

Dar uma pesquisada antes de sair de casa por ambientes públicos de trabalho, ou de estudo, já pode ajudar a encontrar lugares que possuam uma boa conexão e tomadas disponíveis.

  • Bonus Tip: O aplicativo WorkFrom lista diversos espaços de trabalho na sua cidade como cafés e coworkings. O aplicativo conta com uma avaliação de cada estabelecimento levando em conta coisas como a velocidade da internet, o barulho do ambiente e até a quantidade de tomadas disponível.

2. Tenha sempre uma régua de tomada ou um “T”

Encontrar uma tomada é realmente um problema sério, principalmente em cafés. Levando uma régua possibilita que você compartilhe uma mesma tomada com outras pessoas. Essa também é uma ótima maneira de fazer novas amizades no local. :)

3. Adaptador de tomada

Se você viaja bastante, ter um adaptador universal de tomadas pode ser uma opção interessante também. Alguns adaptadores como o SKROSS te ajudam a estar preparado para qualquer situação em qualquer país.

4. Fone de Ouvido

Em locais públicos muitas vezes somos distraídos pelo som do ambiente. Fones de ouvido ajudam você a esquecer do mundo a sua volta e focar no que precisa ser feito. Além disso, eles serão fundamentais caso você precise fazer uma videoconferência com alguém. Afinal, as pessoas ao seu redor não precisam participar da sua reunião também.

  • Bonus Tip: Tenha sempre algumas músicas offline no seu computador ou celular. Muitas vezes a conexão de internet não vai permitir que você ouça suas músicas online.

5. Carregador de celular

Falando em conexão, você nem sempre pode contar com a qualidade da internet do local e, muitas vezes, o 4G do seu celular pode ser a salvação. Mas lembre-se que utilizando essa função a bateria vai embora rapidinho. Tenha o carregador do celular sempre à mão também.

  • Bonus Tip: Se você precisar utilizar o 4G, não se esqueça de pausar a sincronização do Dropbox e outros aplicativos que fazem download em background. Caso contrário, seu pacote de dados vai embora rapidinho também.

6. Pen Drive ou HD Externo

Já aconteceu algumas vezes a necessidade de compartilhar um arquivo grande com alguém que estava sentado logo ao meu lado, mas não conseguir ou demorar muito por conta da conexão do local. Com uma dessas opções, você consegue salvar alguns minutos preciosos do seu dia.

7. Casaco

Diferente da sua casa ou do seu escritório, você não tem muito poder sobre a temperatura do ar condicionado nesses locais. Se você não quiser virar um boneco de neve, leve sempre um casaco na sua mochila. Luva, cachecol e gorro são opcionais.

8. Garrafinha de água e Snacks

Não tem nada que atrapalhe mais a produtividade de alguém do que fome ou sede. Considere levar com você uma garrafinha de água e uns lanchinhos de emergência com você. Mas é importante lembrar que, como um bom explorador, é sempre uma ótima prática experimentar os cafezinhos e a comida dos lugares que nós visitamos. No final das contas, você tem um espaço confortável para trabalhar a baixo custo e o estabelecimento recebe para fazer o que ele faz de melhor. Todos saem ganhando!

E a última dica é…

9. Saia com o computador sempre carregado de casa

Você pode chegar no local e ele não ser tudo aquilo que você estava esperando. Talvez ele esteja muito cheio ou sem tomadas disponíveis. Com o computador carregado você consegue fazer um trabalho emergencial ali mesmo e depois procurar um outro lugar para continuar o seu dia de trabalho.


O Toolkit para Nômades Digitais nada mais é que um lista de itens e lembretes que nos ajudam a realizar o nosso trabalho de qualquer lugar. Seja de um café, de um coworking ou de um aeroporto esperando seu voo para o Hawaii. Lembre-se de usá-lo sempre que for trabalhar fora de casa ou do escritório.

Conhece algum Nômade Digital? Compartilhe esse post e ajude ele a estar sempre preparado para qualquer situação.

Boa peregrinação! ;)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.