Lendo a Cidade: São Paulo, julho/2019.

Cristina Pagnoncelli
Oficina de Giz
Published in
3 min readAug 6, 2019
Mural feito com giz para a expo “Lendo a Cidade”

Há exatamente um mês, eu estava em São Paulo e iniciava a criação e execução desta arte feita com giz especialmente para a nova exposição do Farol Santander: “Riscos & Rabiscos — Lendo a Cidade”.

A convite do curador Leonel Kaz e sob o briefing de desenhar o alfabeto romano na parte da mostra sobre a ‘expressão tipográfica contemporânea’, trabalhei durante 6 dias no processo criativo e execução de um painel de 14m².

Processo de criação e execução direto na superfície do local da exposição.

Uma honra enorme estar entre nomes e artistas que admiro muito e que já me inspiravam antes mesmo de trabalhar diretamente com desenho de letras, como o Daniel Melim, Tony de Marco e Alexandre Orion.

Quem me conhece há mais tempo, sabe que estou sempre observando as cidades e que tenho como uma de minhas maiores inspirações: a arte e a intervenção urbana.

Além de ser a única mulher expondo, estar entre outros artistas que ocupam e que fazem parte da história visual e gráfica da cidade de São Paulo há mais tempo, não foi só uma surpresa, mas uma oportunidade única e um grande desafio.

Registros do processo criativo.

A mostra fica disponível até o dia 3 de novembro, no Farol Santander, no Centro Histórico de São Paulo — de terça a domingo nos 19º e 20º andar, do Edifício Banespa.

Desta exposição também participam os amigos: Gui Menga e Victor Tognollo do Estúdio Itálico com suas lindas caligrafias e sign paintings, além das fotos incríveis do José Roberto D´Elboux do projeto Tipos Paulistanos, entre outros fotógrafos e registros antigos maravilhosos.

Confira aqui algumas reportagens sobre a mostra:
Época — Globo.com: “Arte e Tipografia das ruas de São Paulo.”
TV Uol: “Exposição mostra a evolução da tipografia urbana.”
Metro Jornal: “Exposição destaca lado gráfico da cidade.”
Veja SP: “Exposição investiga as diferentes tipografias em São Paulo.”
CadaViagemUmaBagagem: “No Universo das Letras.”
MarraComunica: “Inaugura a expo “Riscos e Rabiscos: Lendo a Cidade.”
Topensandoemviajar: “Lendo a cidade: exposição no Farol Santander.”

Mural de letras com giz por Cristina Pagnoncelli
Arte por Cristina Pagnoncelli

--

--

Cristina Pagnoncelli
Oficina de Giz

Designer e artista visual. Profissional autônoma e professora da Oficina de Lettering com Giz. Busca através do design comunicar, questionar e transformar.