A transformação da vida conectada até 2030

Gabriella Salame
OFluxo
Published in
3 min readSep 22, 2020

O que você sabe sobre o futuro? Não sou futurista, ou seja, cientista que tem como objeto de estudo o futuro, mas posso dizer que tô por dentro das pesquisas que mostram o quanto as nossas vidas vão ser ainda mais conectadas. Quer um aperitivo? O Institute for The Future se uniu à Dell Technologies e realizou um estudo denso, resultado de anos de pesquisa, sobre as mudanças que vão acontecer. Então bora entender mais como vai funcionar a vida conectada até lá. Fica de olho nas cinco principais mudanças:

1. Realidade em rede

Foto: Reprodução

Na próxima década, os cientistas afirmam que a linha entre o virtual e o real vai desaparecer. O ciberespaço não será mais um lugar acessado pela tela de seu computador ou smartphone, mas sim uma sobreposição à nossa realidade. Essa transformação será conduzida pela implantação de redes 5G, que vão permitir conteúdo de mídia interativo e multiusuário.

O mundo real será literalmente “clicável” e tudo será mídia.

2. Mobilidade conectada e em rede

Foto: Reprodução

Imagine que viajaremos dentro dos computadores móveis, confiando para nos levar aonde precisamos ir no mundo físico, conforme interagimos nos espaços virtuais disponíveis. Tudo isso, independente de onde a gente esteja e sem se preocupar com as exigências de direção.

Esse é um gostinho no presente da mobilidade conectada e em rede do futuro.

3. De cidades digitais para cidades autoconscientes

Foto: Reprodução

A cidade literalmente vai ganhar vida por meio da própria infraestrutura em rede de objetos inteligentes, sistemas de autorrelato e análises baseadas em IA. Imagine estradas inteligentes fofocando com veículos autônomos sobre tráfego e segurança, enquanto as redes elétricas inteligentes mantêm vigilância constante sobre sua integridade geral.

Achou interessante? Com sucesso, as cidades digitais inteligentes vão se tornar uma plataforma para inovação, inclusão e comunidade.

4. Agentes e algoritmos

Foto: Reprodução

O Sistema de Operação da Vida, em inglês Life Operating System, vai analisar nossas ações para fornecer novos insights e experiências e vai dar suporte com apontamentos e intervenções para cumprir nossos objetivos desejados em relação à saúde, estilo de vida e trabalho. Ele cuidará da gente, vigiando nossa saúde física e mental e levantando bandeiras quando necessário.

Acredito que a melhor forma de pensar no Life OS é pensar em um upgrade da Alexa, a assistente virtual desenvolvida pela Amazon. Vamos poder pedir conselhos sobre tudo, desde compras à tarefas de trabalho e relacionamentos, como em filmes de ficção científica, e teremos respostas super fluidas.

5. Robôs com vidas sociais

Foto: Reprodução — Sophia, a robô humanoide que foi considerada cidadã da Arábia Saudita

Os robôs estarão prontos para o horário nobre. Isso significa que sim, em alguns casos, os robôs substituirão os humanos, liberando a gente para fazer as coisas em que somos bons e gostamos de fazer.

Em muitas situações, eles se tornarão nossos colaboradores: aumentando nossas habilidades, estendendo nossas habilidades e nos dando uma mão amiga quando for preciso.

E aí, o que achou? Conta nos comentários ;)

Podes conferir o estudo na íntegra, baixando através desse link

Até a próxima!

--

--