Fotografia por Elson Britto

Monochrome

Gabriella Salame
OFluxo
Published in
2 min readFeb 12, 2019

--

Como você enxerga o ambiente ao seu redor? Alguns passam despercebidos quanto a muitos detalhes. Expressões faciais, cenas inusitadas, cores atraentes. Na fotografia, aprendemos a treinar nossos olhares e percepções, o que envolve “congelar” um recorte do que se vê. Seguindo esse pensamento, mas sem a presença das tantas e tantas cores, somos capazes de captar, mostrando resultados mais sensíveis, através de uma fotografia específica: a fotografia monocromática.

A fotografia em preto e branco, como também é conhecida, teve auge lá no início da história da fotografia, principalmente com a fotografia analógica. Aí você pode pensar “Por quê voltar a utilizar essa fotografia em um mundo digital?” E eu te digo que, a sua sensibilidade com os detalhes é aflorada. O olhar é treinado através de outra perspectiva, porque você começa a perceber mais os elementos essenciais na composição da foto.

Escalas da cor cinza fazem parte dessa fotografia. Muito provavelmente, você tem um forte hábito de abrir a câmera do seu celular e se preocupar com o assunto principal e as cores que o envolvem. Mas, através da fotografia monocromática, as texturas, os espaços, a matéria e, principalmente, a luz ganham mais protagonismo. A luz é a chave da arte de fotografar e, aqui, é ainda mais!

Quer treinar o seu olhar e ter resultados fotográficos mais sensíveis? Então aqui vai um desafio: coloque a sua câmera no modo preto e branco, ou baixe um app para o celular que habilite a função preto e branco e fotografe por uma semana com esse modo habilitado.

Quando tiver uma opinião sobre a experiência, compartilha aqui nos comentários! Ah, e o nosso Instagram é focado no P&B, podes se inspirar um pouco por lá também 😊

--

--