Ana Cuentro
O futuro é acessível
3 min readJul 7, 2016

--

Acordei muito cedo, mesmo assim não consegui dormir mais. Preocupações e mil trabalhos invadiram os meus sonhos ― era só o que me faltava! Fui à cozinha, dei um toque com a mão inteira na porta da geladeira, ela fez uma leitura interna rápida e apareceu algumas opções de café da manhã com ingredientes presentes: Paleolítico, SuperFit, Fit e Me Surpreenda. Escolhi Paleolítico, surgiu a lista dos ingredientes necessários e peguei todos de uma vez.

15 minutos depois, levei o prato para o balcão cinzento na cozinha americana. Enquanto eu saboreava a panqueca de amêndoas com morango, escrevia com dedo indicador na mesa um "@" e, alguns segundos depois, apareceram as notificações das minhas redes sociais ― Nada importante… Abri logo o Newsly para ler as últimas novidades de Cultura Pop e Cinema. Uma notícia prendeu minha atenção: “Hoje estreia o filme mais esperado do ano, Batgirl vs Supergirl! Com a aparição inestimável do personagem feminino, Robin, que em breve fará um filme solo” ― É uma boa para desopilar hoje. Ainda no balcão, escrevi um “dc” e subiu um mini drone com câmera metalizado de preto. Parece um morceguinho. Após alguns rodopios tremulantes até achar meu rosto, se afastou a uma distância satisfatória para fazer um websnap. Estalei os dedos e o morceguinho começou a gravar. Comecei então a falar em Língua de Sinais ― Amiga, vamos assistir Batgirl e Supergirl hoje à noite? Saudades e beijos! Estalei novamente, escrevi o nome da amiga cinéfila e enviei. Algumas horas depois recebi uma mensagem dela no celular: “Sim! Mal posso esperar ver a incrível Robin! Também estou com saudades! Até mais! Beijão!”.

Poucos minutos para a sessão começar, a tela da sala solta um aviso para ajustar o óculos 3D. Eu coloco os óculos, dou três toques na haste direita para que apareçam as opções da legendas e se utiliza óculos de grau para tirar o reflexo. Tem português, inglês, francês, alemão e libras. Libras e antirreflexo ativados e aparece na lente dos óculos: “Tenha uma boa noite e um bom filme!”. Divido a pipoca com a minha amiga que está no meu lado. ― Tenha uma boa noite também!

--

--

Ana Cuentro
O futuro é acessível

Accessibility Product Designer. Aqui escrevo sobre Acessibilidade e crônicas. https://anacuentro.com.br/