05 homens trans para conhecer e admirar!

Bruno Ferreira Botelho Lopes
oh, great! it’s bruno
3 min readMar 5, 2019

ou: identidade singular, experiências plurais

A diversidade é um fator que apenas enriquece a comunidade LGBTI. Isso porque, apesar de dividirmos muitas características, desafios e lutas em comum, indivíduos dos mais diversos backgrounds e com as mais diversas experiências podem ser lésbicas, gays, bissexuais, transgênero ou intersexo.

Precisamos celebrar e aprender com a diversidade! Nenhum grupo compõe uma massa homogênea de indivíduos e apenas ao compartilharmos nossas perspectivas e reconhecermos trajetórias diferentes das nossas, é que evoluímos!

Aqui vão cinco homens trans — com diferentes experiências — para você conhecer e se inspirar!

#01 João W. Nery

João Nery é o nome mais lembrado ao falarmos sobre homens trans no Brasil. Ele foi o primeiro homem transexual a realizar a cirurgia de redesignação no país, ainda em 1977, e desde então construiu uma jornada de militância e afeto pelas pessoas trans.

Apesar de ter falecido no último ano, o legado de João continua como um farol de esperança para milhares de pessoas, inclusive as mais jovens, que continuam a aprender e se inspirar em sua trajetória — documentada em vídeos, entrevistas e em seu principal livro “Viagem Solitária — Memórias de um transexual 30 anos depois”.

Para relembrar, celebrar e honrar!

#02 Ariel Modara

Ariel Modara é um estudante que compartilha suas experiências em relação à transgeneridade através do seu canal no youtube.

Os vídeos começaram a ser postados em 2015, quando o estudante tinha 21 anos e falam sobre assuntos importantes como seu processo de terapia hormonal, processo de retificação do nome de registro, saúde mental e ainda faz parcerias com um montão de gente bacana!

Para seguir no youtube e se sentir acolhido :)

#03 Paulo Vaz

Paulo Vaz é modelo, youtuber e se tornou o primeiro homem trans a ser destaque no rede social Hornet — mas isso nem de longe define sua trajetória.

Paulo se tornou um excelente comunicador, participando ativamente de entrevistas e vídeos sobre assuntos que englobam a transgeneridade, a comunidade LGBTI e as relações afetivo-sexual entre pessoas trans e pessoas cisgêneras.

Para seguir nas redes sociais — e se apaixonar também!

#04 Thales Alves

Thales é professor de gastronomia, cozinheiro profissional e participou da última edição do reality show “Masterchef Profissionais”. Sendo a primeira pessoa transexual a participar do programa, Thales levou visibilidade ao tema, sendo exemplo de resiliência e orgulho aos jovens profissionais do país.

Em suas redes sociais, Thales fala sobre a importância da visibilidade trans e da capacitação dessas pessoas para atuar no mercado de trabalho, tradicionalmente excludente.

Para acompanhar e se inspirar!

#05 Erick Witzel

Erick Witzel também é um homem trans, cozinheiro e vegano.

Através de sua página no instagram, Erick promove e oferece diversas diversas diversas dicas sobre veganismo e alimentação natural, saudável e consciente. Além disso, Erick também aborda temas relativos à política LGBT e às minorias sexuais e de gênero.

Para acompanhar no instagram — e ficar de olho nos stories!

___________________________________________________________________

Curtiu o bate-papo? Esse conteúdo foi disponibilizado em primeira mão no meu instagram @ohgreatitsbruno. Você pode conferir mais conteúdo queer nos meus destaques!

--

--