5 dicas na Parada do Orgulho para pessoas que convivem com a ansiedade!

Bruno Ferreira
Sep 4, 2018 · 4 min read

A Parada do Orgulho LGBTI deve ser acolhedora para todas as pessoas. Confira essas dicas!

As Paradas LGBTI são eventos incríveis e oportunidades únicas para celebrar a diversidade, dar visibilidade para nossa cultura e passar uma mensagem de orgulho sobre nossa comunidade.

Além de serem marcos notórios da organização e existência das pessoas queer, as Paradas são — para muitas pessoas — um primeiro contato com a liberdade e felicidade de ser quem você é!

Entretanto, tamanha proporção — sobretudo considerando os trios elétricos, a música alta e a multidão nas ruas — pode causar insegurança ou desconforto em algumas pessoas— principalmente naquelas que convivem com os sintomas da ansiedade.

É nosso dever, enquanto membros de uma comunidade, garantir que nossas celebrações e condutas irão respeitar e acolher todas as pessoas — por isso, devemos tomar nossa responsabilidade para garantir que todos serão bem-vindos.

Ainda assim, sabemos que em grandes aglomerações pode ser difícil garantir o controle ou a garantia do conforto pessoal e necessário de cada um.

Por isso, aqui vão cinco dicas para que as pessoas que convivem com a ansiedade possam aproveitar da melhor forma as Paradas do Orgulho!

#1 Diminua suas expectativas e foque em apenas um objetivo pessoal.

Para pessoas que convivem com os sintomas da ansiedade, alguns eventos podem ocupar muito mais espaço em suas mentes do que elas gostariam.

Desde uma conversa até uma festa, podemos passar e repassar durante várias vezes diversos cenários possíveis em nossa cabeça antes mesmo que eles estejam perto de acontecer.

Em grandes eventos, como a Parada, esse sintoma pode se agravar e acabar nos exaurindo antes mesmo de sairmos de casa. Por isso, precisamos diminuir nossas expectativas e focar em apenas um objetivo pessoal! Seja encontrar um amigo e passar a tarde com ele, personalizar um cartaz ou tirar uma foto com a bandeira — tudo fica mais simples quando focamos nos pequenos passos!

Além disso, tente não se pressionar ou se sentir culpado caso os acontecimentos não saiam conforme o planejado ou você não pareça estar se divertindo tanto quanto as outras pessoas: cada um de nós tem sem tempo e sua forma de estar confortável e visível. Tome o seu tempo e aproveite!

#2 Conte com os seus amigos!

Com toda certeza, os amigos que fazemos durante nossas trajetórias são alguns dos bens mais valiosos que nós temos. Converse com eles sobre o planejamento para o evento e estejam prontos para se ajudar a todo o tempo — uma companhia na fila das bebidas ou dos banheiros também não faz mal a ninguém!

Marque um ponto de referência caso se percam um do outro — ou se percam juntos! — e aproveite o evento para comemorar a amizade e formar novas memórias!

Com toda certeza, você se sentirá mais seguro e preparado sabendo que poderá contar com um bom amigo.

#3 Use o álcool com moderação!

Como toda celebração — sobretudo aquelas com muita alegria envolvida! — o uso do álcool muitas vezes é estimulado socialmente. Entretanto, muitos dos sintomas da ansiedade podem piorar com o uso abusivo de álcool e drogas recreativas — inclusive servindo de gatilho.

Por isso, permaneça sempre dentro do seu limite de conforto e consciência — e garanta o dia seguinte sem ressaca física ou moral!

Também vale intercalar o uso de álcool e drogas com alimentos e bebidas que garantam a hidratação —lembrem do conselho da Xu! — aliviando os efeitos químicos no seu organismo.

#4 Preste atenção ao seu conforto sensorial!

As Paradas do Orgulho são normalmente um banquete de sensações (eu não vou usar o termo exagero aqui!)- com a música alta, as roupas brilhantes, os gritos de protesto e as centenas ou milhares de pessoas nas ruas.

Para algumas pessoas, com maior sensibilidade sensorial, esses ambientes podem ser desconfortáveis ou mesmo perigosos.

Você não precisa deixar de celebrar! O uso de abafadores de ouvido ou de óculos escuros podem mitigar a exposição aos sons e às luzes, por exemplo. Você também pode levar um objeto que te causa conforto — como uma massinha antiestresse — para aliviar a tensão e te relaxar.

Mas se a exposição for acima do seu conforto, não se sinta mal de tirar algum momento para assistir o evento um pouco mais afastado da multidão e do barulho. Seu bem estar sempre deve falar mais alto!

#5 Vista-se da forma como se sentir seguro e seja fabuloso!

Geralmente, as fotos que acompanham as propagandas e as notícias sobre as Paradas do Orgulho tem apenas um perfil: homens altos, musculosos e sarados — ou ainda aquelas fantasias elaboradíssimas!

Não deixe que isso te sabote: você não precisa de nada disso para celebrar e ser fabuloso! Coloque a roupa que te faz sentir seguro e confortável — seja uma regata, um moletom ou um banho de glitter e maquiagem!

O que não pode faltar é você aproveitando a oportunidade para exercitar o body positiveness e para amar o seu corpo do jeitinho que ele é!

#Bônus: Apenas fique em casa e celebre a diversidade com sua série ou filme favorito no Netflix!

Caso todo o cenário pareça muito tumultuado ou barulhento para você, não se sinta mal. Pode ser que, nesse ano, você se sinta mais confortável não participando da Parada. Está tudo bem!

Todos os próximos anos também serão oportunidades de celebrar e você não deixa de fazer parte ou ter orgulho de nossa comunidade e de quem você é por causa disso.

Ao invés de sair, que tal ficar em casa e aproveitar alguns dos seus seriados ou filmes queer favoritos no Netflix? Pode ser aquele episódio super especial de Sense8, a nova temporada de Queer Eye ou qualquer programa que te faça sentir super especial e alegre!

Da maneira que for, o orgulho está dentro de nós — e é para todos! Vamos celebrar!

oh, great! it’s bruno

cultura queer e direitos humanos

Bruno Ferreira

Written by

ninguém te dá quem és

oh, great! it’s bruno

cultura queer e direitos humanos

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade