Eu gostaria de ter aprendido sobre a história LGBTQ na escola

Bruno Ferreira Botelho Lopes
oh, great! it’s bruno
6 min readJun 18, 2018

Por Trav Mamone

Conforme eu crescia, tive a sorte de aprender sobre a rica história de homens e mulheres que fizeram a diferença no mundo ao longo dos séculos. Minha escola fez questão de nos ensinar sobre mulheres extraordinárias como Sally Ride, Florence Nightingale e Eleanor Roosevelt. Eu morava no Condado de Prince George, uma área predominantemente negra de Maryland, então tive a sorte de aprender sobre figuras inspiradoras como Martin Luther King Jr., Malcom X, Sojourner Truth e muitos mais em meus anos de formação.

Infelizmente, na década de 1990, quando cresci, a sociedade americana estava apenas começando a compreender a mensagem de que a homossexualidade é algo bom, então nenhum dos meus professores reconheceu a história LGBT. Só aos 16 anos, quando eu trabalhava meio período em uma biblioteca pública e fazia minha própria pesquisa, descobri que escritores como Langston Hughes, Walt Whitman e James Baldwin eram gays. Eu aprendi muito sobre eles em minhas aulas de inglês, mas acho que meus professores decidiram pular esse detalhe [sua sexualidade].

As pessoas LGBTQ sempre existiram ao longo da história e fizeram contribuições tremendas à cultura, [e aqui, sobretudo a americana], mas ninguém falou sobre elas na escola, e quase não havia livros disponíveis destacando as pessoas queer e trans corajosas que abriram o caminho para o resto de nós. Se eu soubesse sobre eles, talvez não tivesse sofrido com anos de alienação, confusão e auto-ódio. Eu teria aprendido a amar e abraçar meu verdadeiro eu mais cedo.

Mesmo na biblioteca pública onde eu trabalhava, tinha uma seleção muito limitada de livros relacionados a LGBTQ, e o que poucos livros sobre o assunto eram essencialmente obscuros sobre como descrever a homossexualidade: é um pecado? É uma escolha? Os gays querem ser mulheres? Embora eu esteja feliz por minha biblioteca ter esses livros, eles realmente não me ajudaram, porque eu não era gay: Eu era uma criança transexual bissexual e não-binária, e não existíamos no discurso LGBTQ homogênico na época.

Nada nos livros em que eu tive acesso sugeria que sexualidade e gênero podiam ser fluidos e que havia um lugar para pessoas como eu. Claro, alguns desses primeiros livros LGBTQ mencionaram brevemente o B [bissexuais] e o T [transgêneros], mas a bissexualidade foi retratada como apenas metade gay, e transgênero significava apenas mulheres trans binárias e nunca mencionavam homens trans. Como resultado, passei os próximos 13 anos acreditando que eu era apenas um homem hétero confuso. Tudo que eu precisava fazer era encontrar uma mulher cristã conservadora para se casar e então eu ficaria bem.

Depois de um relacionamento de seis anos com uma dessas boas mulheres cristãs conservadoras — três bons anos e três maus anos -, finalmente decidi pesquisar bissexualidade na Internet e percebi que eu era queer o suficiente para me assumir. Eu ainda lutava para validar minha identidade, então eu comecei uma conta no Tumblr e me apresentei a uma comunidade maravilhosa de bissexuais que compartilhavam as frustrações que eu tinha. Não só encontrei a validação bissexual através do Tumblr, mas também descobri que o nonbinary era uma coisa e encontrei os heróis históricos LGBTQ que eu precisava desesperadamente quando era mais jovem.

Para começar, foi apenas alguns anos atrás que eu aprendi sobre uma feminista extravagante e poliamorosa conhecida como Brenda Howard, a “Mãe do Orgulho”, uma das principais organizadoras do “Christopher Street Liberation Day” de março de 1970 em Nova York — a primeira parada do orgulho LGBTQ — e ela teve a idéia de uma celebração de uma semana em torno do Pride Day, que evoluiu para o Mês do Orgulho que estamos celebrando atualmente. Então, para gays e lésbicas que acham que os bissexuais não fazem parte da comunidade LGBT, vocês devem agradecer pelo Orgulho para uma bissexual.

Outro herói LGBTQ que eu gostaria de ter conhecido foi Leslie Feinberg, que em uma entrevista expandiu a definição da palavra “transgênero” para significar “pessoas que cruzaram as fronteiras das suposições de sexo ou gênero que você recebe no nascimento, sejam mulheres e homens transexuais ou mulheres masculinas ou homens femininos … Pode significar todo mundo que não se encaixa no paradigma ‘sexo e sexo’ de Ozzie e Harriet.” Feinberg desafiou o binarismo de gênero, identificando-se como transgênero e uma lésbica butch [masculinizada], e usou os pronomes “ze” / “hir”, assim como os pronomes padrão “ela” / “dela” [she/her]. Se inúmeras crianças não-binárias como eu soubessem sobre Feinberg, isso nos daria a linguagem que desesperadamente nós precisávamos para nos definir.

Felizmente, as coisas estão começando a mudar. Em maio, o Senado de Illinois aprovou uma lei que exige que a história de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros seja ensinada nas escolas públicas. De acordo com o Columbia Chronicle, o PL 3249 exige que os currículos escolares incluam aulas que “ensinem contribuições históricas de pessoas LGBT nos EUA e exigem livros que retratem com precisão a diversidade na sociedade”. O projeto agora aguarda o voto da Câmara.

Naturalmente, a ideia de ensinar a história LGBTQ para crianças não se encaixa bem com os cristãos de direita. Por exemplo, Ralph Rivera, do grupo conservador Instituto da Família de Illinois, disse ao Chicago Tribune: “Onde está a proteção para estudantes e pais que têm uma crença religiosa?” Ao que o Chicago Sun-Times respondeu em um editorial: “Reconhecer que uma pessoa de significado histórico era gay, lésbica, transgênero ou bissexual não faz julgamento de valor, apenas diz que a pessoa existiu e fez contribuições. Estes são fatos históricos. Os professores têm a obrigação de contar a história com precisão. É o que as escolas devem fazer.”

Eu não moro em Illinois, então meus comentários sobre o projeto de lei não significam muito para os legisladores daquele estado. No entanto, espero que o projeto seja aprovado na Câmara para que os jovens LGBTQs não tenham dificuldade em aprender sobre sua cultura e possam se assumir, como eu fiz. Eles poderiam se ver nas pessoas como Sylvia Rivera, Harvey Milk, Marsha P. Johnson, Feinberg, Howard e incontáveis ​​outros que defendiam seus direitos de existir e se definir.

Para além disso, aprender sobre a história LGBTQ ajudaria a desestigmatizar pessoas queer e trans para crianças heterossexuais. Assim como aprender sobre Sojourner Truth e Frederick Douglass ajudou a moldar minhas visões sobre feminismo e justiça racial como uma pessoa branca, aprender a história LGBTQ poderia ajudar a preparar os jovens heterossexuais da atualidade para combater futuras injustiças contra as pessoas queer e trans. No final, as lições de história LGBTQ beneficiam a todos, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.

De acordo com o Public Religion Research Institute, 7% dos jovens entrevistados disseram que se identificam no espectro LGBTQ, e o número de jovens identificados com LGBTQ deve crescer. Devemos a esses jovens ensiná-los sobre uma das culturas que mais crescem e tudo o que elas têm para oferecer à sociedade. Embora eu tenha ficado feliz por finalmente encontrar uma rica história de heróis LGBTQ que não eram homens e mulheres brancos, cis ou gays, eu ainda gostaria de tê-los descoberto quando era mais jovem e precisava conhecê-los mais. Esperançosamente, mais iniciativas como o PL 3249 seguirão e permitirão que os jovens queer e trans se vejam representados como figuras históricas importantes e sentirão orgulho no início de suas vidas.

Trav Mamone é um escritor bissexual genderqueer e não-binário, morador de Maryland, nos Estados Unidos, que se concentra nas interseções da justiça social e do humanismo secular. Também produz o podcast “Bi Any Means” e co-produz o podcast “Biskeptical”.

___________________________________________________________________

Estamos em campanha no Catarse.me! Participe de nosso financiamento coletivo e concorra a prêmios incríveis voltados à comunidade LGBTI, como livros, artes, pôsters e conteúdo exclusivo! Contamos com sua ajuda para realização do nosso trabalho voluntário na Semana do Orgulho LGBTI de Montreal, no Canadá.

É só clicar aqui e apoiar!

________________________________________________________________

Esta é uma tradução do artigo “I Wish I Had Learned LGBTQ History In School” de Trav Mamone, para o HuffPost.com

--

--