Onde o amor é ilegal + Meu relato!

Bruno Ferreira Botelho Lopes
oh, great! it’s bruno
3 min readJul 9, 2018

Love wins!

Nos últimos meses, eu venho desenvolvendo um trabalho em parceria com o projeto Where Love is Illegal, que resultou em dezenas de histórias trazidas — pela primeira vez — ao português e na participação de relatos brasileiros ao panorama mundial da comunidade LGBTI construído pela organização.

O projeto é uma iniciativa da ONG Witness Change, que busca documentar e compartilhar histórias LGBTI de discriminação e sobrevivência ao redor do mundo.

Isso porque, apesar das recentes conquistas de direitos em vários países, lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e pessoas intersexo são, em diversas regiões, constantemente perseguidas e têm seus direitos humanos negados.

Vocês podem conferir todas as histórias trazidas ao português aqui e é com um sorriso nos olhos que eu compartilho — agora — a minha história pessoal com vocês!

BRUNO / BRASIL

Falar da minha homossexualidade, para mim, é falar de amor. Isso porque foi através do amor que eu comecei a reconhecer minhas diferenças em relação às pessoas ao meu redor.

Eu tinha catorze anos quando o conheci, dezesseis quando me apaixonei e vinte e um quando o deixei. Foi através desse ciclo que eu vi o amor nascer, crescer e, então, se apagar.

Mas falar sobre minha homossexualidade também é falar sobre luta.

Isso porque, ser uma pessoa abertamente LGBTI em meu país é sinal de resistência. Resistência à um sistema que tenta te deprimir. Que tenta criminalizar suas ações. Que tenta te tratar como doente. Que tenta te expulsar das escolas e te manter marginalizado. Que te mata todos os dias, a cada 19 horas.

Aos dezesseis anos, eu direcionei o meu amor para ele. Eu me encontrei. Mas amar aos outros não é suficiente para te manter seguro e saudável. Foi ao alvorecer de um novo amor, um amor profundo e sincero por mim e por minha identidade, que eu pude reconhecer minha força e minha responsabilidade com os membros de minha comunidade.

Hoje, a minha vida, a minha luta contra essas violações e o meu amor não são direcionados à um. Mas a cada um. Conhecido ou desconhecido, jovem ou velho, nas favelas ou no interior. Existe algo que conecta a todos nós e apenas através do amor e através da luta nós poderemos transformar nossa comunidade em um espaço seguro para todos nós.

Vamos juntos!

___________________________________________________________________

Esta é uma reprodução do testemunho recebido pelo projeto “Onde o amor é ilegal” da ONG Witness Change.

This is a transcription of the testimonie received by Where Love Is Illegal, a Witness Change project. Follow them on instagram.

--

--