Tudo vai melhorar! #itgetsbetterbrasil

Bruno Ferreira Botelho Lopes
oh, great! it’s bruno
2 min readMar 12, 2018

Quando somos jovens, todas as coisas ruins que nos acontecem parecem ser o fim do mundo. Acredite em mim: elas não são. Tudo vai melhorar!

Foi pensando nisso, que o escritor Dan Savage e seu companheiro, Terry Miller, iniciaram uma campanha nas redes sociais em 2010 — que se transformou em um movimento global.

O objetivo da campanha era dar esperança, coragem e empoderar jovens LGBTQ+ contra o bullying homofóbico e a discriminação no ambiente escolar e familiar.

Isso porque, naquele ano, o índice de suicídios entre esses jovens ( 13 – 24 anos) foi ainda maior que a estatística padrão, consolidando o entendimento que jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer estão mais propensos à cometer suicídio que seus pares hétero-cisgêneros — atualmente, calcula-se que estes números sejam até quatro vezes maiores.

Além disso, outros índices de vulnerabilidade cercam a juventude LGBTQ+. Notadamente, a Pesquisa Nacional sobre Estudantes LGBT — realizada pela ABGLT — revelou que cerca de 73% do jovens LGBT já sofreram violência na escola, o que faz com que 60,% deles não se sintam seguros no ambiente escolar.

Na primeira semana de campanha, foram mais de 200 vídeos recebidos e, já na semana seguinte, o canal do projeto no YouTube chegou ao limite de 650 vídeos. Isso fez com que seus criadores migrassem o conteúdo para um site próprio, o www.itgetsbetter.com.

No novo endereço, mais de trinta mil mensagens foram compartilhadas, entre pessoas comuns, celebridades e políticos — sendo reproduzidas mais de quarenta milhões de vezes.

O projeto continuou se expandindo, sendo reproduzido em mais de 20 países pelo mundo e com o lançamento de um premiado livro de ensaios e três temporadas de um seriado documental chamado “It got better” (“tudo melhorou”, em tradução livre) — onde celebridades LGBTQ+ compartilham suas histórias de preconceito e superação.

No Brasil, o projeto está sendo desenvolvido pelo Grupo Dignidade — ONG que trabalha há 25 anos com os direitos LGBTI no país e que você pode acompanhar por aqui: www.facebook.com/itgetsbetterbrasil :)

O mundo está mudando, as pessoas estão revendo seus preconceitos e tudo está melhorando! Você deve estar aqui para fazer parte dessa construção e viver sua liberdade! 🌈

Compartilhe sua história e espalhe uma mensagem de esperança para centenas de jovens LGBTI no país!

Tudo vai melhorar!

Bruno Ferreira.

--

--