Análise a Over The Moon (Netflix)

Kuro Lilie
Nov 16 · 3 min read
Image for post
Image for post

Fei Fei parte numa aventura até á Lua para convencer o seu pai a não esquecer a sua falecida mulher.
Filme de animação 3D, um musical com 1h e 30min, com uma boa dose de aventura e comédia, um pouco ao estilo dos musicais da Disney, mas narrativamente mais parecido à Pixar.
Em termos de tema faz muito lembrar os filmes COCO, Big Hero 6 e Wonder Park.
Sendo um filme com uma boa parte musical, apostaram em atores/atrizes com boas vozes, muitos deles da Broadway.
A escritora do filme, que acabou por falecer em 2018, não é muito conhecida, mas talvez conhecem um dos seus filmes, George of the Jungle de 1997 da Disney.

Image for post
Image for post

Análise Narrativa:
É um filme com a cultura chinesa, fala da lenda de Chang’e e Hou Yi. A lenda fala sobre Chang’e que ficou na Lua enquanto Hou Yi ficou na terra…há várias versões desta lenda, como várias narrativas…neste caso decidiram ficar com a versão mais romântica.

Análise ao Som, Música e Imagem:
As músicas deste filme passam de um estilo mais acústico para um estilo mais pop e por vezes hip-hop. A nível de som está bem misturado, sem nada estar muito alto ou muito baixo.
O compositor, Steven Price, fez músicas para uma série sobre natureza da Netflix, Wonder Park e Suicide Squad.
Passando-se este filme á volta da cultura chinesa, faz todo o sentido haver instrumentos representativos dessa cultura, como o Erhu (violino chinês) que ouvimos algumas vezes, especialmente nas partes mais tristes.
Em termos de estilo de animação é muito parecido e ao nível de Big Hero 6.
Usaram uma técnica bastante interessante, como se as personagens tivessem uma luz interior, como se elas mesmas fossem a sua própria fonte de luz (isto no reino da Lua — Lunaria), acabando por dar um efeito ainda mais mágico a todo o cenário.

Image for post
Image for post

Personagens:
Cada vez mais, a escolha dos atores/atrizes para representarem certa personagem, é mais importante…neste filme é uma fusão da personalidade dos atores/atrizes com a sua personagem, trazendo com eles a sua vida e fazendo-os ser ainda mais autênticos…temos o exemplo de Ken Jeong representando Gobi (a personagem mais cómica do filme).

Não temos muitas personagens neste filme, e a maior parte do filme passa á volta de Fei Fei visto ser a personagem principal.
Neste tipo de filmes não temos representada uma variedade de características psicológicas…normalmente temos a personalidade focada em apenas uma característica principal que depois leva a outras pequenas características menos visiveis…sendo a personagem principal a que mostra mais variedade e complexidade.

Fei Fei:
Fei Fei, focada no passado, não aceita o facto da sua mãe ter morrido e muito menos o facto do pai estar a arranjar outra mulher…porque para ela, a lenda de Chang’e representa o amor entre a sua mãe e seu pai. É determinada, teimosa, corajosa e de ideias fixas.

Image for post
Image for post

Opinião final:
É um filme para audiências to todas as idades, embora as audiências mais adultas entendam melhor toda a complexidade emocional por trás.
É um filme que nos faz passar um bom tempo, não é algo que seja pesado por isso podemos ver a qualquer altura e com qualquer pessoa.
É um filme que nos traz um bocado de magia ao nosso dia a dia de certa maneira.

oitobits

Entretenimento e Tecnologia

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store