‘Astro’s Playroom’ — Antevisão ao jogo e ao comando DualSense

Bernardo Pinto Candeias
Oct 29 · 4 min read
Image for post
Image for post

O Astro Bot já não é um desconhecido dos obcecados pela Sony PlayStation como eu. Têm sido aventurinhas bem divertidas que nos ajudam a conhecer melhor a nossa consola e o nosso comando, incluindo até uma aventura VR que não era nada má. Ainda me lembro de, no lançamento da PS4, encher o comando de Astro Bots e andar a balancear os pobres coitados antes de os soltar para dentro da TV.

A sensação de imersão na jogabilidade com o DualSense é avassaladora

Tive a oportunidade de jogar ao Astro’s Playroom na PS5 a convite da Sony PlayStation, momento em que me apresentei cordialmente à consola que vai mudar as nossas vidas. Se a PS5 respondeu de volta? Muito, e que resposta!

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Há duas coisas que gostaria de escrever em antevisão — o jogo Astro’s Playroom e o comando DualSense. E é complicado separar esta experiência que tive. Isto, simplesmente, porque a sensação de imersão na jogabilidade com o DualSense é avassaladora — indiscutivelmente o melhor controlador de videojogos que esteve nas minhas mãos até hoje. Comecei com uma demo do comando para perceber o que poderia de facto fazer com ele e aí o sorriso começa a nascer detrás da máscara. Ele vibra por todos os lados, ou em parte isolada — o que desde logo nos demonstra a incrível capacidade dos acelerómetros escondidos lá por dentro. O DPad táctil é super sensível e preciso. Os gatilhos — ou propulsores, são um boost de energia ímpar no mundo dos videojogos. Para não esquecer, claro que podemos assoprar para o comando para dar uma ajudinha ao Astro Bot caso esteja em cima de um nenúfar a viajar sobre a água e… a rotatividade em 360º permite-nos uma interação com objectos ou mecânicas que jogo que antes só eram possíveis com os sticks.

Indiscutivelmente o melhor controlador de videojogos que esteve nas minhas mãos até hoje.

Image for post
Image for post

Já o nível do Astro’s Playroom que joguei aproveitava-se um pouco de todas as capacidades do comando, num mundo com praia e gelo, e alguma tecnologia pelo meio, não fosse ele um robot. E, num presságio para tantos e tantos jogos que estão a caminho, quando o nosso Astro desliza pelo gelo, sentir isso no comando, ou seja, a presença física de imersão transposta por meios sensoriais, é algo que não me sai da cabeça. O jogo é muito divertido, é uma aventura de plataformas, que iremos testar em breve.

Fiquei mesmo com o coração nas mãos, de forma metafórica e literal (metaforicamente), pois no momento em que começares a jogar com um DualSense, a tua vida muda e não queres outra coisa.

Image for post
Image for post
Comparação entre o comando da PS5 (direita) e PS4 (esquerda)

A PlayStation 5 está cheia de surpresas que mal podemos começar a testar e revelar. Para já fica a garantia de que esta consola irá revolucionar o mundo dos videojogos, ninguém lhe ficará indiferente e para quem ainda está na dúvida, é jogar 1 minuto com o DualSense para o fazer mudar de ideias.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

oitobits

Entretenimento e Tecnologia

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store