Retrobits Especial — Natal 2020

Pedro Moreira
Dec 3, 2020 · 3 min read
Image for post
Image for post
Vários videojogos atuais também têm eventos especiais de Natal

Este mês queremos dar algumas sugestões para jogos que, de alguma forma, se encaixam no espírito natalício. Neste ano tão atípico de 2020, que ficará para a história pelas razões sobejamente conhecidas, prevê-se que o Natal seja, também ele, atípico. Já que 2020 também está a ficar conhecido como o “ano do sofá”, nada como procurar alguns jogos que nos façam um pouco mais alegres na noite da consoada. Alguns dos mais antigos não serão com certeza fáceis de comprar, mas poderemos sempre aceder ao http://archive.org e jogar alguns deles online, ou descarregar outros para uso com emuladores (como por exemplo com recurso ao Retroarch). Feliz Natal!

Christmas Nights (Saturn), Christmas Nights HD (PS3, XBox 360)

A velhinha Saturn teve um jogo inteiramente dedicado ao Natal, após o sucesso do Nights original. Na sua versão HD, lançada para PS3 e Xbox 360, Nights inclui também a versão natalícia. Muito indicado para os mais pequenos, mas também fará as delícias dos mais velhos, pela sua música chamativa e pelos gráficos coloridos, para além de ter uma jogabilidade acessível a todos.

Daze before Chrstmas (SNES, Mega Drive)

Um jogo de plataformas típico da era dos 16 bits, no qual controlamos nada mais nada menos que o próprio Pai Natal. Ótimo para aficionados dos velhinhos Sonic ou Super Mario, mas também muito divertido para os mais pequenos, apesar de a dificuldade não ser a mais acessível. É relativamente curto, mas divertido.

Nightmare before Christmas: Oogie’s revenge (PS2, Xbox)

A obra de Tim Burton também teve adaptações ao mundo dos videojogos, e este é um bom exemplo de como uma adaptação cinematográfica nem sempre significa um mau videojogo. Bom para explorar em família na noite de Natal!

The Polar Express (PS2, GameCube, PC)

Outro filme de Natal adaptado aos videojogos, The Polar Express segue de perto a história do filme, incluindo diálogos, localizações, e até a duração. Tal como os anteriores, é mais indicado para a pequenada, que terá aqui uma boa distração para a noite de 24 de dezembro.

Home Alone (Megadrive)

Natal que é Natal tem que ter o Sozinho em Casa. A adaptação do filme a videojogo contou com inúmeras plataformas (SNES, NES, Amiga, PC, Master System…), mas a versão da Megadrive era a melhorzinha. Ou a menos má, admita-se. É um daqueles exemplos de como as adaptações de filmes para videojogos são difíceis e, na maioria das vezes, frouxas, parecendo ter o intuito de apenas fazer mais algum dinheiro à conta do filme, como qualquer outro produto de merchandising. Home Alone, jogado hoje, até não é assim tão mau, mas é um videojogo que custava 50€ há quase vinte anos atrás, mas que oferecia uma hora de jogo, sem oferecer conteúdo que justificasse jogá-lo de novo. Mesmo assim, é divertido jogá-lo e passá-lo pelo menos uma vez. Ainda houve a segunda parte, um ano depois, homónima do filme, Home Alone 2: Lost in New York. Se gostarem do primeiro, experimentem-no também!

Retrobits é uma rúbrica mensal que tenta recuperar parte da história dos videojogos. Desde grandes sucessos a joias escondidas, tentaremos deixar-vos neste espaço algumas sugestões de jogos perdidos no tempo.

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

oitobits

Entretenimento e Tecnologia

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store