O Estudo

Carlos Silva
Old is Cool
Published in
2 min readMar 29, 2021

O estudo do RPG Old School é uma coisa que levo pra vida. Leitura atrás de leitura jogo atrás de jogo.

O estudar dentro do meu protocolo não é repetir o que as outras pessoas falam ou fazem, é tentar ir onde as pessoas não tem ido, é se arriscar e se lançar no escuro.

O mundo iluminado já está batido e é chato, imitar é fácil e irrelevante. Imagina se estudássemos Old School somente imitando o que já fizeram? Se bobear ganhamos a alcunha de melhor DM do mundo, afinal imitar e aperfeiçoar é uma coisa mto mais fácil do que criar novos conceitos.

Quem quer crescer no hobbie precisa ser disruptivo, precisa inovar, teorizar e principalmente fracassar. Os fracassos na alma do bom guerreiro são as lições que levamos ao campo de batalha e que nos fazem vencer e ir em frente.

Por isso a todo jogo que é posto cabe experimentar, cabe refletir e cabe frustrar-se e surpreender-se em igual medida. O bom estudioso do RPG é um frustrado, pois é a frustração que vai nos levar para o além mar. Ficar numa praia calma reproduzindo tudo que já conhecemos é um ótimo feriado, descansa a cabeça e entretém, mas meu rolê é outro. Sempre levo meu barco pra novas águas e mar desconhecido é perigoso, mas encanta e engrandece.

Adoro me divertir, como todos, mas não jogo RPG para me divertir e nem vou jogar. Jogo RPG para tentar melhorar meu RPG.

Me orgulho de ser um grande matador de projetos e de ser de certa maneira persona non grata por jamais bajular e jamais me vender, dentro do estudo seguirei evoluindo meu RPG, fracassando e vivendo no desconforto do novo.

--

--